#JOGAJUNTO

LDB

dono dojogo

Pinheiros PIN 81
x
63 SESI Franca FRA
27
1ºQ
X
19
17
2ºQ
X
16
20
3ºQ
X
11
17
4ºQ
X
17

Gin. Antonio Prado Jr

5 de outubro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação do armador Eugeniusz, Pinheiros bate Franca e garante terceira colocação na primeira fase da LDB 2018

DOCUMENTOS:
Súmula
81
-2 POSIÇÕES
3º Colocado (*)
X
63
-6 POSIÇÕES
7º Colocado (*)
81
PTS
63
6
A3C
8
26
A2C
14
11
LLC
11
46
RT
40
15
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Esporte Clube Pinheiros conseguiu sua sétima vitória no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Com grande atuação do armador Eugeniusz, o clube da capital paulista venceu o Sesi Franca Basquete, nesta sexta-feira, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo, pelo placar de 81 a 63 e confirmou a terceira colocação na primeira fase da competição.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Que trio: Pelo Pinheiros, três atletas concentraram a pontuação da equipe. O grande destaque foi o armador Eugeniusz, que conseguiu um duplo-duplo de 18 pontos e dez assistências, com 31 de eficiência na partida. Além dele, o ala Danilo Sena anotou 18 pontos e o ala/armador Jonatan, 13.

Põe na conta: A vitória garantiu a classificação do Pinheiros para a fase final da LDB 2018 em terceiro lugar. O clube da capital paulista encerrou a primeira fase com campanha de sete triunfos e três derrotas (70% de aproveitamento). Já o Franca não conseguiu se classificar, encerrando na nona colocação, com três resultados positivos em dez oportunidades.

Fala aí, Eugeniusz: “Nosso time veio mais unido e concentrado para a etapa de São Paulo, com uma defesa bem mais forte do que tivemos na anterior. Fico feliz com essas cinco vitórias seguidas e agora temos que manter essa pegada para a fase final da competição”, disse Eugeniusz, armador do Pinheiros.

Até tentaram: Pelo lado francano, o ala Lucas Batista foi o maior pontuador da equipe, com 16 pontos. Além dele, o armador Gustavinho também se destacou, com 12 pontos (4/7 nas bolas de 3) e o ala/pivô Márcio, de apenas 16 anos, que terminou o jogo com dez pontos.

Fala aí, comandante: “A gente sabia que a dificuldade das partidas daqui seria maior, as equipes são melhores tecnicamente, algumas até se reforçaram. Viemos com uma equipe muito jovem, sabíamos que as oscilações aconteceriam. Nos jogos importantes oscilamos muito, mas saímos com boas expectativas para o futuro”, disse Daniel Wattfy, técnico de Franca.

Fala mais aí, coach: “Temos jogadores muito jovens e que mesmo assim tiveram grandes atuações. Como diz o nome da competição, é uma liga de desenvolvimento e a metodologia lá de Franca é baseada na formação, o resultado é consequência. Não participaremos da etapa final, o que é um pouco frustrante, mas fica a sensação de dever cumprido. Nosso time tem média de 17 anos, em uma competição que se pode jogar até os 20. Temos mais duas ou três edições para disputar com esse time”, continuou o treinador do time francano.

Com o armador Eugeniusz inspirado, o Pinheiros conquistou a quinta vitória na etapa de São Paulo da LDB 2018 (João Neto/LNB)

Do início ao fim: O Pinheiros comandou o jogo desde o começo. Sem abrir uma grande diferença no primeiro tempo, o time comandado por Davi Pelosini foi ao intervalo liderando por 44 a 35. Na volta, liderados pelo armador Eugeniusz, o ECP dominou no terceiro período e aumentou a vantagem para 18 pontos (64 a 46). Já nos últimos dez minutos, o confronto ficou mais equilibrado e a partida se encerrou com o placar favorável ao Pinheiros.

Fala aí, comandante: “Eles tiveram a cabeça muito boa, precisávamos das cinco vitórias para classificarmos da melhor maneira possível e em nenhum momento eles titubearam emocionalmente. A gente sabia que seria uma partida complicada, principalmente pelo desgaste das equipes, mas conseguimos superar, rodar bastante o grupo como sempre fazemos e sair com essa vitória”, avaliou Davi Pelosini, técnico do Pinheiros.

Fala mais, professor: “Estou bem contente com o desenvolvimento e o crescimento dos meninos de uma etapa para a outra, esse é o intuito maior, desenvolver os jogadores. Não tenho nem o que falar sobre a competição, temos que fortalecer cada vez mais a LDB. Ver o que está sendo feito motiva não só os jogadores, como nós técnicos e comissão. Gostei muito da arbitragem, acho que eles vêm avançando consideravelmente na competição”, avaliou o treinador Davi.

Próxima parada: Dos dois times, apenas o Pinheiros se classificou para a etapa final da LDB 2018, que será realizada entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro. As equipes serão distribuídas em dois grupos, com os dois melhores colocados de cada chave avançando para as semifinais da competição. Já nas semifinais, os confrontos serão decididos em jogo único, assim como na grande final.