HOJE
ATAQUE PODEROSO
Por Marcius Azevedo
Dono da maior pontuação da temporada 2023/24 do NBB CAIXA, Corinthians chega para os playoffs com jogo fluído, baseado em Elinho, Hettsheimeir e Clark
O Corinthians teve uma temporada com oscilações na fase de classificação por causa da lesão de jogadores importantes, como Cauê Borges e Rafael Hettsheimeir, mas chega para disputar os playoffs do NBB CAIXA 2023/24 respaldado por um ataque criativo e capaz de causar bastante estrago, o sexto melhor do torneio, com 81,80 pontos por jogo.

Elinho comanda o ataque do Corinthians no NBB CAIXA. Foto: Wallace Lima
A equipe alvinegra bateu o recorde de pontuação em um jogo da atual temporada na vitória sobre o Botafogo, na segunda-feira (08/04), ao anotar 116 pontos enquanto o rival ficou nos 72.
Tamanha produção ofensiva só havia sido alcançada na temporada 2021/22 do NBB CAIXA, quando o Cerrado Basquete marcou 126 pontos no triunfo sobre o Fortaleza BC/CFO. Detalhe: foram quatro prorrogações neste jogo. Na temporada passada, o Pinheiros ficou no topo da lista, com 115 pontos diante do São Paulo, pela segunda rodada dos playoffs.
Afinal, o que explica o desempenho recorde do Corinthians? O time do técnico Silvio Santander é sustentado por três pilares: Elinho, Hettsheimeir e Clark.
Líder de assistências da atual edição, com média de 9,1 por jogo, Elinho tem uma visão de jogo impressionante, que permite quase sempre encontrar um companheiro livre para concluir o ataque. “É o melhor armador do NBB CAIXA, tem uma capacidade de encontrar todo mundo”, afirmou Gustavinho Lima, comentarista do NBB CAIXA. “O estilo de jogo altruísta dele é muito importante para o Corinthians.” O armador deu 16 assistências na partida contra o Botafogo
Não à toa, Santander aposta em um ataque solto, baseado na criatividade de Elinho. “É um basquete interessante, fluído”, acrescentou Gustavinho.
+ Confira a classificação do NBB CAIXA
Na vitória contra o Botafogo, Hettsheimeir comprovou sua importância ao terminar como o maior pontuador com 32 pontos. Além do excelente trabalho no garrafão, o pivô tem como principal diferencial o arremesso do perímetro. Foram 5 acertas em 8 tentativas nas bolas de três, um impressionante aproveitamento de 62,5%. Neste aspecto entra também Clark, um chutador nato, com um aproveitamento de 42,4% na temporada, fechando o tridente ofensivo alvinegro.
Aliás, o aproveitamento ofensivo do Corinthians foi impressionante na última partida. O Timão registrou 53,1% (17/32) nas bolas de três e 75,8% (25/33) nos arremessos de dois. Desempenho muito superior ao da temporada, que é de 35% e 55%, respectivamente.
“Foi um grande jogo de toda a equipe, conseguimos parar o ataque do Botafogo e o nosso ataque funcionou muito bem. A nossa porcentagem tanto das bolas de três como a de dois foi muito alta. Conseguimos que praticamente todos os jogadores anotarem pelo menos 10 pontos. Então, isso te dá muita confiança, o nosso ataque fluiu muito bem, com o Elinho sempre buscando o melhor passar para o melhor arremesso”, afirmou Hettsheimeir.
“O aproveitamento foi muito bom. A gente conseguiu controlar o Botafogo, dominar os rebotes e, com isso, conseguimos umas bolas fáceis. O cenário do jogo foi muito mais sobre aproveitamento e rebote do que volume”, acrescentou Elinho.
Top 5 das maiores pontuações do NBB CAIXA 2023/24:
- 08/04/2024 – Botafogo 72 x 116 Corinthians
- 21/03/2024 – Bauru Basket 113 x 95 Botafogo
- 17/01/2024 – BRB/Brasília 68 x 111 Minas
- 14/02/2024 – Coop/São José Basketball 111 x 86 União Corinthians
- 14/01/2024 – Franca 110 x 96 Unifacisa
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca