HOJE
Donos do continente
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru com dois títulos internacionais invictos e Real com conquista continental após dez anos de jejum; confira a trajetória das duas equipes até a disputa do Mundial
Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, e no próximo domingo, 27 de setembro, Paschoalotto/Bauru e Real Madrid (ESP), respectivos campeões da Liga das Américas 2015 e da Euroliga 2014/2015, se enfrentam, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), na disputa da edição 2015 da Copa Intercontinental da FIBA.
Esta será a terceira edição seguida do Mundial de Clubes realizado no Brasil. Antes do encontro entre Bauru e Real, o Flamengo conquistou o mundo ao bater Maccabi Tel-Avivi (ISR) em 2014, na HSCB Arena, no Rio de Janeiro (RJ), e o Olympiacos (GRE) venceu o Pinheiros em pleno Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP).
Antes da era moderna da competição, a Copa Intercontinental foi disputada entre 1966 e 1987. O basquete brasileiro foi representado por equipes do país em todas as edições do torneio. O Real Madrid, adversário do Bauru na Copa Intercontinental 2015, é o vencedor da história do torneio, com quatro conquistas (1976, 1977, 1978 e 1981).
Confira abaixo a trajetória do Bauru e da equipe merengue em seus conquistas continentais, que rendeu a vaga para a disputa do Mundial de Clubes da FIBA:

Respectivos campeões da Liga das Américas e Euroliga, Bauru e Real Madrid se enfrentam na Copa Intercontinental 2015
(Montagem/LNB)
– Saga perfeita (Bauru)
O caminho do Bauru até a Copa Intercontinental da FIBA começou ainda na disputa da Liga Sul-Americana. Com três vitórias em três jogos na fase de grupos, que tinha o UniCEUB/BRB/Brasília (BRA), Defensor Sporting (URU) e Guerreros de Bogotá (COL), o time do técnico Guerrinha se classificou tranquilamente para a segunda fase do torneio.
Em um grupo com Comunikt (ECU), Mogi das Cruzes/Helbor (BRA) e mais uma vez com o Brasília, a equipe bauruense novamente venceu os três duelos que fez e conquistou a vaga no Final Four de maneira invicta. Na semifinal do torneio, o Bauru enfrentou o Malvín (URU) e com vitória acachapante, por 103 e 57, garantiu presença na final da Liga Sul-Americana.
Já na decisão, o Bauru voltou a enfrentar a equipe mogiana. Atuando ao lado de seu torcedor, no Ginásio Panela de Pressão, o Dragão da Cidade sem Limites venceu a partida, por 79 a 59, e se tornou campeão da Liga Sul-Americana de forma invicta. Além da conquista do primeiro título internacional de sua história, a equipe do técnico Guerrinho garantiu vaga na disputa da Liga das Américas 2015.
No principal torneio de clubes da américa-latina, o Bauru iniciou sua campanha no Grupo D, que teve a presença do Trotamundos (ECU), Capitanes de Arecibo (PUR) e Patriotas (COL). Com resultado positivo em todos os três jogos da fase de grupos, o Bauru ficou com 100% de aproveitamento e com a liderança da chave.
Na segunda fase, a equipe do técnico Guerrinha teve como adversários o São José Baskettball (BRA), o Pioneros (MEX) e o Regatas (ARG), e se manteve invicto na competição com novas três vitórias em seu grupo. Classificado para o Final Four, o Bauru teve o Peñarol (ARG) como adversário na semifinal e se classificou facilmente para mais uma final internacional na temporada, após bater os ‘hermanos’ por 80 a 61.
Na Final da Liga das Américas, a equipe bauruense teve como adversário o Pioneros, que havia batido o até então campeão Flamengo na outra semifinal do torneio. Com 30 pontos e oito rebotes do pivô Rafael Hettsheimeir e 16 tentos, oito assistências e cinco sobras do ala Alex Garcia, o time do interior do Estado de São Paulo venceu o jogo, por 86 a 72, conquistou mais um título internacional na temporada e também garantiu vaga para a disputa do Mundial de Clubes.

Bauru se sagrou campeão invicto da Liga das Américas e conquistou vaga para a disputa da Copa Intercontinental (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
– De volta ao topo da Europa (Real Madrid)
Maior campeão europeu da história, o Real Madrid enfrentou dez anos de jejum na Euroliga, mesmo chegando a duas finais consecutivas. Na temporada 2014/2015, com um elenco repleto de jogadores de seleção e de nível mundial, o time merengue conquistou com sobras todos os torneios e disputará novamente a Copa Intercontinental, após nove edições longe do torneio.
A trajetória título do europeu do Real Madrid que quebrou um longo tabu começou na primeira fase da Euroliga, quando o time do técnico Pablo Laso venceu oito dos dez jogos disputados do Grupo A e se classificou em primeiro lugar em sua chave.
Na segunda fase, que tem as 16 equipes melhores classificadas da Euroliga, o Real Madrid sobrou mais uma vez em sua chave e, com 11 triunfos em 14 jogos disputados, mais uma vez a equipe merengue terminou na liderança do grupo e se classificou para os playoffs da competição. Na fase seguinte, única que é no formato de série e não de jogo único, o Real Madrid enfrentou o Anadolu Efes (TUR) e conquistou a classificação para o Final Four após três vitórias nas quatro primeiras partidas da série.
Atuando em casa na fase decisiva da Euroliga, no Ginásio Barclaycard Center, a equipe do técnico Pablo Laso superou o Fenerbahçe na semifinal, por 96 a 87, e chegou pela terceira vez consecutiva à final do torneio mais importante da Europa. Depois de duas derrotas seguidas na Final da Euroliga, a edição 2014/2015 foi diferente e o time espanhol venceu facilmente o tradicional Olympiacos (GRE), por 78 a 59, adicionou mais uma taça europeia em sua histórica e extensa galeria e conquistou a vaga para a disputa da Copa Intercontinental.

Após dez anos de jejum, o Real Madrid voltou a vencer a Euroliga e garantiu vaga na disputa do Mundial de Clubes (Divulgação/Euroleague.net)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca