#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Preparação física

07-06-2024 | 01:13
Por Juvenal Dias

LNB apresenta profissionais de Sesi Franca e Flamengo que ajudaram as equipes a chegarem em mais uma decisão de NBB CAIXA; é a vez de Douglas Nazar e Bruno Nicolaci

Sesi Franca e Flamengo são os finalistas do NBB CAIXA e buscam o título de 2023/24 por causa de sua competência e talento dentro das quadras. Mas há outros fatores que os ajudam a obter um algo a mais. Além da estrutura para trabalhar, contam com profissionais que não aparecem nas quadras, mas que são fundamentais para o sucesso de cada equipe. São nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos e psicólogos que atuam nos bastidores e cujo trabalho é revertido em arrancadas, saltos, arremessos, enterradas e naquela bola capaz de decidir a partida.

A Liga Nacional de Basquete falou com Douglas Nazar, preparador físico do Sesi Franca, e Bruno Nicolaci, preparador físico do Flamengo, para entender como os atletas chegaram “nas pontas dos cascos” para as Finais do NBB CAIXA, mesmo com uma temporada toda mais exigente, com mais jogos do que nas anteriores. São esses profissionais, que alinhados ao restante da comissão técnica, fazem os atletas correrem tanto, se entregarem em quadra no jogo 2 e estarem aptos a fazer tudo de novo, dois dias mais tarde, para a disputa do jogo 3.

Douglas Nazar é o preparador físico do Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti/ SFB

As perguntas foram exatamente as mesmas para os dois preparadores físicos. Confira o que cada um respondeu e conheça as particularidades que cada clube tem, mas que ajudaram ambas equipes a chegar em mais uma decisão.

Como funciona a questão de preparação física para deixar os atletas nas pontas dos cascos no momento de finais?

Douglas: Na preparação física para deixar os atletas em ótima condição e garantir uma performance até as finais envolve várias estratégias. As principais são periodização (planejamento periódico); treinos específicos, atendendo as demandas do atleta dentro do basquete; monitoramento de carga; e pico de performance, ajustar a intensidade dos treinos para alcançar o Pico agora nas finais.

Bruno: Na verdade, a gente segue o planejamento que foi realizado ao longo de toda temporada. Nos playoffs finais a gente segue um trabalho de manutenção muscular para que nós possamos deixar os atletas aptos às demandas desses jogos.

Como foi o desafio de dosar a exigência durante uma temporada com tantos jogos, no maior NBB CAIXA dos últimos tempos?

Douglas: O desafio de dosar a exigência durante toda a temporada requer o trabalho integrado de todos da comissão técnica, incluindo psicólogo e nutricionista. Com um planejamento detalhado, monitoramento constante, e treinos com ajustes certos dentro das fases da temporada, e respeitar a fase de recuperação para que os atletas permaneçam em ótimas condições de performance ao longo da temporada, sem esquecer da conexão da mente e corpo, para que ele estejam bem nos momentos decisivos do campeonato.

Bruno: Essa temporada particularmente foi mais desafiadora, pois além de ter mais equipes disputando o NBB CAIXA, também tivemos outras competições ao longo de toda a temporada 2023/2024. O trabalho de dosar toda exigência física foi através dos trabalhos da equipe multidisciplinar. Além do trabalho de controle de carga da preparação física, tivemos também todo o controle com o fisioterapeuta, médico e nutricionista.

Bruno Nicolaci é o preparado físico do Flamengo. Foto: Gilvan Souza/ CRF

São dois times extremamente físicos e de grande porte atlético para aguentarem contato e correr bastante. O que é passado da comissão para ser trabalhado nesse aspecto, principalmente pensando no momento da temporada?

Douglas: É um trabalho integrado, onde o head coach e o assistente técnico respeitam a periodização e, ao mesmo tempo, são flexíveis na execução. É ajustado o treinamento técnico/tático, com base nos meus feedbacks e monitoramento, tendo respostas individuais dos atletas e garantindo assim o máximo potencial físico de cada atleta.

Bruno: O principal aspecto a ser priorizado neste momento é o controle de carga de trabalho minimizando os riscos de lesões e mantendo o máximo da condição física de todos os atletas.

Como é o trabalho para administrar a forma máxima de preparação por alguns jogos como uma série de semifinal de seguida, intervalo e uma final que pode ir até o jogo cinco também?

Douglas: É um momento de ter uma abordagem equilibrada, bem planejada e flexível. Neste momento, o ponto principal sem que eles percam níveis de performance é olhar para a recuperação rápida dos atletas. Para isso é preciso controlar o nível de intensidade e volume dos treinos e usar estratégias de Recovery, para que eles possam estar no seu Pico de Performance em cada jogo decisivo

Bruno: Na preparação física do Flamengo, dividimos em fases de treinamento, visando o aumento e controle de performance para toda a temporada. Utilizamos alguns mecanismos de controle através da minutagem dos jogos, intercorrências que possam ter acontecido durante os jogos e também as ferramentas de controle tais como: PSE (percepção subjetiva de esforço) e PSR (percepção subjetiva de recuperação), para um maior controle da parte física dos atletas. Tudo é planejado com a equipe multidisciplinar do clube.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.