#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelocrucial

22-03-2017 | 04:47
Por Douglas Carraretto

Brasília e Franca fazem confronto direto por posições na parte de cima da tabela nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb

Brasília é o 3º colocado e briga para seguir no G-4, que é o principal objetivo do Franca, dono do 5º lugar (Newton Nogueira/Franca Basquete)

UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Franca Basquete estarão frente a frente nesta quinta-feira (23/03) para um importante duelo por posições na parte de cima da tabela de classificação do NBB CAIXA 2016/2017.

Terceiro e quinto colocados, respectivamente, candangos e francanos medirão forças no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 20 horas, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB.

Há três rodadas do final da fase de classificação, todas as equipes precisam incondicionalmente do maior número de vitórias para obterem melhores posições e assim ficarem com situações mais “cômodas” nos playoffs.

Com 17 vitórias em 24 partidas, o Brasília é o terceiro colocado e avançaria direto às quartas de final. O adversário dos candangos, que teriam o mando de quadra, seria o vencedor da série entre o sexto e o 11º colocado, que hoje são Universo/Vitória e Solar Cearense.

Já o Franca é o quinto colocado atualmente, com campanha de 15 triunfos em 24 jogos. Seu oponente nas oitavas de final seria o 12º colocado Minas Tênis Clube. Com uma possível classificação às quartas, o rival Gocil/Bauru Basket, que está em quarto, seria o adversário nas quartas de final.

“Esse é um jogo fundamental para nossa campanha, diante de uma equipe que, assim como a nossa, está buscando as primeiras colocações do campeonato. Sabemos da dificuldade em enfrentar o Brasília fora de casa, mas também temos a consciência que, se vencermos, daremos um grande passo rumo ao G4”, analisou o técnico Helinho.

Um dos grandes destaques do Franca, Coelho será desfalque para o duelo desta quinta-feira (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Para buscar o resultado positivo, o elenco francano terá que superar os desfalques de Henrique Coelho, que se recupera de uma lesão no posterior da coxa, e de Dedé Stefanelli, que sofreu uma sinovite no joelho direito.

“Sem nenhuma dúvida, a contusão dos dois atletas altera nosso esquema de jogo. São dois jogadores muito importantes para a nossa equipe, mas temos que superar essas ausências. Todos os atletas terão que se doar um pouco mais dentro de quadra para que possamos vencer o Brasília”, disse o treinador da Capital do Basquete.

Com uma Final de NBB CAIXA no histórico, o confronto entre Brasília e Franca tem superioridade candanga, por 16 a 10. No entanto, no primeiro turno da atual edição, o time do interior paulista levou a melhor, no Ginásio Pedrocão, pelo placar de 77 a 70.

“Aqui em Franca tivemos uma boa defesa e um grande equilíbrio entre todos os itens da estatística, como assistências, rebotes e bolas recuperadas. Isso fez com que a gente ditasse o ritmo e conseguisse a vitória. Vamos buscar repetir esse feito, mesmo atuando fora de casa”, finalizou Helinho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.