#JOGAJUNTO

NBB Caixa

DUELO DE ESTILOS

01-12-2023 | 12:35
Por Juvenal Dias

Com estratégias opostas, Minas e Fortaleza se enfrentam nesta sexta pela liderança do NBB CAIXA

Chegou a hora do duelo de líderes do NBB CAIXA! Nesta sexta-feira (01/12), às 19h, as equipes de melhor campanha da temporada 2023/24 até o momento medem forças em Belo Horizonte, na Arena UniBH. Minas Tênis Clube e Fortaleza Basquete Cearense chegam para o duelo com campanhas muito parecidas e como as principais equipes do primeiro turno. Duas razões para o sucesso das equipes se chamam Léo Costa e Flavio Espiga, comandantes com estilos distintos, mas que têm trabalhado com eficiência para deixar os times no topo da tabela.

Nas entrevistas, um é mais didático para explicar e responder, o outro é mais conciso e direto. Nas quadras, um parece mais calmo e menos explosivo, outro é mais emotivo e transmite maior vibração. Mas o mais importante são os resultados que o dois times estão apresentando. O Minas tem 90% de aproveitamento, com invencibilidade de sete jogos fora de casa e duas perto de seu torcedor. Já o Fortaleza faz o melhor início de NBB CAIXA de sua história, com 88,9% de aproveitamento, partindo para cima dos adversários em qualquer que seja o ginásio, com as mesmas quatro vitórias no Ceará ou viajando pelo país.

+ Confira a tabela do NBB CAIXA

“Todo treinador tem seu perfil e tento manter o equilíbrio o máximo possível. Claro que tem momentos que nos exaltamos um pouco mais, mas faz parte do esporte. É uma modalidade que envolve muita emoção, não me enxergo neutro e à parte disso, mas acho que nos momentos decisivos e importantes a clareza de informação do treinador e a tranquilidade ajudam os atletas dentro de quadra, nas tomadas de decisão e na busca desse sucesso. É um fator que ajuda sim”, explica Léo Costa, de 43 anos, que comanda o Minas desde a temporada 2019/20.

Léo Costa dirige o Minas desde 2019/20. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Para o duelo que vale a liderança do NBB CAIXA, o treinador alertou para o poder ofensivo do Fortaleza.

“É um jogo especial, que tem um atrativo a mais e estamos jogando em casa. É positivo para esse tipo de confronto contar com nossa torcida em um momento importante como esse, que vale a primeira colocação. A equipe do Fortaleza vem de uma temporada bem consistente. Os estrangeiros foram peças que acertaram e estão jogando em alto nível, além de terem os nacionais experientes. Eles têm muitas armas e um poder ofensivo muito grande e estamos atentos a isso. Estamos desenhando um plano tático para tentar diminuir o volume de jogo de alguns jogadores que são protagonistas para obter sucesso nessa partida”, revela Léo.

Do lado do Fortaleza, o técnico Flavio Espiga, que dirigiu o Minas de 2017 a 2019, não quis revelar qual será a estratégia para a partida contra o ex-clube.

“O Minas é muito forte, tem demonstrado isso com grandes jogadores. A preocupação maior é nossa equipe continuar desempenhando e performando do jeito que está fazendo. A gente sempre acredita na equipe e com o passar dos jogos a confiança aumenta”, afirma o treinador de 50 anos.

Espiga escondeu a estratégia para duelo contra o Minas (FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Se o comandante do Fortaleza Basquete Cearense foi sucinto nas palavras, o coordenador técnico Alberto Bial não economizou para rasgar elogios ao desempenho do elenco.

“É uma equipe que foi muito bem escolhida, com o entendimento do que era preciso para que nós atingíssemos um coletivo dentro dos padrões modernos do basquete. Um equilíbrio entre defesa e ataque, que veio com muita observação por parte da comissão técnica, principalmente do Espiga. Estamos construindo dentro de um processo e os resultados mostram isso. Mas é um campeonato muito longo, requer um esforço muito grande por parte da preparação física. Ele (Flavio Espiga) demonstra estar como um dos melhores técnicos do país, pelo seu estudo, conhecimento, pela sua personalidade e a forma como sabe gerir o grupo”, ressalta o dirigente.

Super 8

Competição que se aproxima e dá ao vencedor o primeiro troféu da temporada, a Copa Super 8 está no radar dos adversários desta sexta-feira. Disputado entre 27 de janeiro e 03 de fevereiro de 2024, o torneio reúne os oito melhores times ao final do primeiro turno e ter a liderança do NBB CAIXA significa jogar em casa todos os jogos no caminho até a final. Por isso o confronto entre Minas e Fortaleza Basquete Cearense ganha um tempero a mais.

“Sem dúvidas que a Copa Super 8 é um foco de todas as equipes. A gente está brigando para ficar nas primeiras colocações e com chances reais. Hoje dependemos só da gente para terminar o primeiro turno em primeiro. Isso, sem dúvidas, está no nosso radar, mas não gosto de pensar no longo prazo. Prefiro cuidar de cada partida, contra cada adversário e não pensar que daqui nove jogos… Esse é um caminho que tem muitas pedras, espero que a gente não tropece em nenhuma”, alerta Léo Costa, técnico vencedor da Super 8 em 2022.

No que diz respeito à competição de tiro curto, Espiga pensa parecido:

“Tem muita água para rolar ainda. Só pensamos em cada jogo. Se continuarmos nesse desempenho, temos tudo para participar da Super 8, mas ainda é muito cedo”.

Esse duelo de estilos dos “professores”, de como eles se comportam em quadra e de quem transmitirá melhor as ideias para a vitória, poderá ser visto pelo YouTube do NBB CAIXA, com a bola subindo às 19h. Um grande programa para a sexta-feira!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.