HOJE
Duelo de gigantes
Por Liga Nacional de Basquete
Invicto como mandante em 2013, Bauru recebe Brasília, que não sabe o que é perder há sete jogos, em partida adiada da 23ª rodada

Com boa atuação de Alex, Brasília venceu Bauru no primeiro turno do NBB (Brito Junior/Divulgação)
O Ginásio “Panela de Pressão”, em Bauru (SP), receberá um grande jogo nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília). Em partida adiada da 23ª rodada no NBB, o anfitrião Paschoalotto/Bauru defenderá sua invencibilidade de sete jogos como mandante em 2013 diante do embalado Uniceub/BRB/Brasília, que venceu seus últimos sete compromissos na competição nacional.
Depois de um começo irregular na competição nacional (foram quatro vitórias e quatro derrotas em 2012), o time bauruense melhorou seu desempenho após a virada de ano e agora figura na quinta colocação na tabela de classificação, com 15 triunfos em 22 jogos disputados (68,2% de aproveitamento). Grande parte desta melhora se deve ao bom aproveitamento da equipe comandada pelo técnico Guerrinha em seus domínios: foram sete vitórias em sete jogos em casa no ano de 2013.
“Estaremos jogando em casa, no ‘Panela de Pressão’, e estamos muito bem aqui neste ano. Nossa defesa é a maior força do nosso jogo e temos que usá-la para vencer esta partida”, explicou o pivô norte-americano Jeff Agba, segundo cestinha da equipe no torneio nacional, com média de 12,7 pontos por jogo.
Porém, para seguir invicto em seus domínios neste ano, o esquadrão do interior paulista terá uma parada duríssima. O adversário desta segunda-feira atravessa um ótimo momento na atual temporada. Os atuais tricampeões do NBB venceram suas últimas sete partidas no campeonato e seguem na vice-liderança da competição, com 16 triunfos em 20 confrontos disputados (80% de aproveitamento).
“O Bauru é uma equipe muito forte e precisamos ter cuidado nessa partida, principalmente porque o jogo é na casa deles. É um time que merece todo o nosso respeito. Mas vamos dar o melhor de nós para conquistar mais uma vitória”, afirmou o pivô Paulão Prestes, que já disputou nove partidas com a camisa do Brasília e soma média de 11,6 pontos por jogo.
No duelo entre as duas equipes válido pelo primeiro turno, o esquadrão do Centro-Oeste do país aproveitou o fator casa e levou a melhor, pelo placar de 80 a 60. Na ocasião, Alex e Nezinho, ambos com 17 pontos, comandaram a vitória da equipe comandada pelo técnico José Vidal no jogo disputado no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF).
“O Bauru é um time que se faz muito forte em casa. Vamos tentar imprimir o mesmo ritmo que a gente conseguiu jogando contra eles em Brasília. Assim a gente tem uma chance maior de vitória”, disse o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni.
Para o confronto, Vidal contará com seu elenco completo à disposição. Enquanto isso, do outro lado, Guerrinha segue sem poder contar com os serviços do ala Fernando Fischer, que segue no Departamento Médico. Além do camisa 14, o armador Lucas Avelino será outro desfalque da equipe paulista. O jovem jogador sofreu ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito durante partida da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e ficará cerca de seis meses em recuperação.
Curiosidades da partida:
Grande vantagem
Em 15 confrontos realizados entre as equipes no NBB, o Brasília venceu 12 e o Bauru apenas três.
Quatro últimas
As últimas quatro partidas entre Brasília e Bauru foram vencidas pela equipe atual tricampeã do NBB.
Duas quartas de final, duas varridas
Os dois times já se enfrentaram duas vezes pelas quartas de final do NBB. A primeira vez foi na segunda edição, ocasião que o Brasília venceu a série melhor de cinco por 3 a 0, mesmo placar da série da temporada passada, novamente com vantagem candanga.
Top 2 Brasília
Segundo colocado no NBB, o Brasília também ocupa a vice-liderança em alguns números na estatística. A equipe do Distrito Federal é dona do segundo lugar em pontos (88,65), rebotes (33,6), arremessos de 3 pontos (10,5), tocos (3,05) e eficiência (107,9).
500
Faltam três pontos para o pivô Mosso, do Bauru, completar 500 pontos no NBB.
Faíscas no garrafão
A partida marcará o duelo entre o Brasília,segundo melhor rebote da temporada (33,6), e Bauru, quarto melhor do campeonato no fundamento (32,05). Além disso, os times tem os quarto e quintos colocados também em rebotes, Guilherme Giovannoni (7,84) e Jeff Agba (7,5).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca