#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de gigantes

07-11-2016 | 05:28
Por Liga Nacional de Basquete

Duas das mais tradicionais equipes do Brasil, Franca e Flamengo se enfrentam nesta terça, com transmissão do SporTV; equipe paulista estreará no NBB CAIXA 2016/2017

Foi aberto o NBB CAIXA 2016/2017 e agora os melhores jogos do basquete brasileiro não param. Nesta terça-feira (08/11), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Pedrocão, Franca Basquete/Magazine Luiza e Flamengo fazem um confronto entre dois gigantes do esporte da bola laranja, com transmissão do SporTV. Enquanto a equipe paulista estreará na competição, o rubro-negro carioca vem embalado após bater o Gocil/Bauru Basket em seu primeiro jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Diante do Ginásio Panela de Pressão lotado e empurrando o Bauru, o atual tetracampeão do NBB CAIXA estreou na temporada 2016/2017 com uma grande vitória. Mesmo muito desfalcado o rubro-negro carioca teve atuação heroica e intensas emoções, com direito a duas prorrogações, bateu os bauruenses, por 100 a 97, e deu o primeiro passo em busca de mais um título.

Marquinhos, do Flamengo, e Shilton, do Bauru

Diante do Ginásio Panela de Pressão lotado, o Flamengo estreou com vitória, por 100 a 97, no NBB CAIXA 2016/2017 (João Pires/LNB)

Sem contar com Ricardo Fischer, Pedrinho Rava, Humberto e Lelê machucados, o deixou toda sua vontade em quadra para vencer. JP Batista terminou com cestinha do time e de quebra ainda fez um duplo-duplo, com 29 pontos e 12 rebotes; a dupla de alas Marcelinho e Marquinhos também se destacou, com 22 pontos para cada um, além dos sete rebotes e cinco assistências do camisa 4; e Olivinha manteve sua consistência e também alcançou um duplo-duplo no confronto, com 16 pontos anotados e 15 rebotes obtidos.

Após cair na fase oitavas de final na edição anterior, o Franca tem ambições maiores para o NBB CAIXA 2016/2017. Com novas caras em seu elenco, como Coelho, Pedro, Cesar, Dú Sommer, Toyloy e Cipolini, o time paulista contará com a força do Ginásio Pedrocão logo na estreia da competição.

“Estreamos logo de cara contra o atual campeão do NBB. Acho que não poderia ter teste melhor para a nossa equipe. Estamos estudando bastante o adversário, vendo os seus pontos fortes e fracos. Isso irá nos ajudar muito”, disse o armador francano Henrique Coelho.

Além disso, vamos jogar em casa e já mostramos a nossa força atuando ao lado do torcedor francano durante o Paulista. Nosso time está muito motivado para essa partida. Vamos impor nosso ritmo, principalmente na defesa que tem sido o nosso grande diferencial em quadra”, completou o camisa 10.

O norte-americano Steven Toyloy ainda não poderá estrear com a camisa francana, por conta de seu documentação ainda não estar regularizada. Já o ala Isaac é dúvida para o confronto, já que sofre com um edema ósseo no pé direito e será reavaliado antes da partida para verificar as condições de jogo.

Antes do início do NBB CAIXA 2016/2017, a equipe paulista alcançou o título da LDB, com jovens que farão parte do elenco francano para a principal competição do basquete nacional. No início da temporada, o Franca também disputou o Campeonato Paulista, em que fez boa campanha durante a fase de classificação, com 13 vitórias e apenas cinco derrotas. Nos playoffs o time passou pelo Rio Claro (2 a 1 na série), mas acabou sendo eliminado pelo Bauru nas semifinais, após ser derrotado por 2 a 1 na série.

Na edição passada do NBB CAIXA, os dois times se enfrentaram por duas vezes na fase de classificação. Melhor para o Flamengo, que venceu o Franca tanto no primeiro turno, por 89 a 65, no Ginásio Pedrocão, quanto na segunda metade da temporada, por 83 a 73, no Tijuca Tênis Clube.

JP Batista, do Flamengo

No NBB CAIXA 2015/2016, o Flamengo venceu o Franca tanto no primeiro, quanto no segundo turno da fase de classificação (Newton Nogueira/Divulgação)