#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Encontro de gigantes

15-02-2017 | 07:06
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de uma massa imensa de torcedores, Vitória e Vasco fazem confronto de gigantes nesta quinta-feira, em Salvador (BA)

Dono de grandes torcidas no Brasil, Universo/Vitória e Vasco da Gama ficarão frente a frente mais uma vez pelo NBB CAIXA 2016/2017 nesta quinta-feira (16/02). Embalados após vencerem seus dois últimos jogos, as duas equipes duelarão no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 21 horas (de Brasília).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

+Clique e vote nos jogadores que você quer ver em quadra no Jogo das Estrelas 2017

O Vitória voltará a atuar pelo NBB CAIXA após um bom tempo. A última partida da equipe baiana foi no terceiro dia deste mês, quando mesmo fora de casa os rubro-negros bateram o Minas Tênis Clube, por 82 a 78, em grande atuação do armador Kenny Dawkins, que anotou 12 de seus 19 pontos no último quarto e ainda distribuiu sete assistências ao longo de toda partida.

Mesmo sem entrar em quadra nos últimos dias, o Vitória voltou a figurar no G-4 do NBB CAIXA 16/17. Isso porque na última terça-feira (14/02), o Mogi das Cruzes/Helbor, que era até então o terceiro colocado, foi derrotado pelo Flamengo, por 96 a 87. Com isso, o rubro-negro baiano assumiu a quarta posição, com campanha de 11 vitórias e seis derrotas (64,7% de aproveitamento).

Nezinho, do Vasco, e Greg Brown, do Campo Mourão

Em confronto direto contra o Campo Mourão, o Vasco fez bonito fora de casa e igualou a campanha do rival paranaense no NBB CAIXA 16/17 (Thiago Moreira/Vasco)

Se o momento rubro-negro é bom, para o cruzmaltino não é diferente. Na última semana, depois de vencer o duelo regional contra o Macaé Basquete, por 77 a 76, os comandados de Dedé Barbosa foram até o Paraná e bateram o Campo Mourão Basquete, por 82 a 77, em um confronto direto na disputa por posições.

Com a vitória diante da equipe paranaense e a derrota do EC Pinheiros para o Gocil/Bauru Basket, Campo Mourão, Vasco e a equipe da capital paulista tem campanhas idênticas, de 11 vitórias e oito derrotas, e estão separadas por critérios de desempate.

Vitória e Vasco já duelaram pelo primeiro turno desta temporada, em São Januário. Mesmo com 18 desperdícios de bola, contra apenas nove do rival, o time baiano venceu o cruzmaltino, por 70 a 60, muito por conta de sua ótima defesa, que cedeu apenas 38,0% dos pontos tentados pelos vascaínos.

Os grandes destaques da partida foram os três norte-americanos do elenco rubro-negro. Chris Hayes terminou como cestinha do jogo, com 17 pontos, além de pegar cinco rebotes; Keyron Sheard contribuiu com mais 14 tentos; e Kenny Dawkins, mesmo em um dia não tão inspirado, somou 13 pontos, três sobras e quatro assistências.

O duelo desta quinta será o primeiro de uma série de jogos que os rubro-negros farão dentro de casa. Após receber o Vasco, passarão pelo Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras o Banrisul/Caxias do Sul (18/02), o Campo Mourão (22/02) e o Mogi (25/02).

Keyron, do Vitória, e Márcio, do Vasco

Com os norte-americanos do Vitória inspirados, o time baiano foi até São Januário e bateu o Vasco, por 70 a 60, durante o primeiro turno do NBB CAIXA 16/17 (Paulo Fernandes/Vasco)