HOJE
Encontro de gigantes
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de uma massa imensa de torcedores, Vitória e Vasco fazem confronto de gigantes nesta quinta-feira, em Salvador (BA)
Dono de grandes torcidas no Brasil, Universo/Vitória e Vasco da Gama ficarão frente a frente mais uma vez pelo NBB CAIXA 2016/2017 nesta quinta-feira (16/02). Embalados após vencerem seus dois últimos jogos, as duas equipes duelarão no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 21 horas (de Brasília).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
+Clique e vote nos jogadores que você quer ver em quadra no Jogo das Estrelas 2017
O Vitória voltará a atuar pelo NBB CAIXA após um bom tempo. A última partida da equipe baiana foi no terceiro dia deste mês, quando mesmo fora de casa os rubro-negros bateram o Minas Tênis Clube, por 82 a 78, em grande atuação do armador Kenny Dawkins, que anotou 12 de seus 19 pontos no último quarto e ainda distribuiu sete assistências ao longo de toda partida.
Mesmo sem entrar em quadra nos últimos dias, o Vitória voltou a figurar no G-4 do NBB CAIXA 16/17. Isso porque na última terça-feira (14/02), o Mogi das Cruzes/Helbor, que era até então o terceiro colocado, foi derrotado pelo Flamengo, por 96 a 87. Com isso, o rubro-negro baiano assumiu a quarta posição, com campanha de 11 vitórias e seis derrotas (64,7% de aproveitamento).

Em confronto direto contra o Campo Mourão, o Vasco fez bonito fora de casa e igualou a campanha do rival paranaense no NBB CAIXA 16/17 (Thiago Moreira/Vasco)
Se o momento rubro-negro é bom, para o cruzmaltino não é diferente. Na última semana, depois de vencer o duelo regional contra o Macaé Basquete, por 77 a 76, os comandados de Dedé Barbosa foram até o Paraná e bateram o Campo Mourão Basquete, por 82 a 77, em um confronto direto na disputa por posições.
Com a vitória diante da equipe paranaense e a derrota do EC Pinheiros para o Gocil/Bauru Basket, Campo Mourão, Vasco e a equipe da capital paulista tem campanhas idênticas, de 11 vitórias e oito derrotas, e estão separadas por critérios de desempate.
Vitória e Vasco já duelaram pelo primeiro turno desta temporada, em São Januário. Mesmo com 18 desperdícios de bola, contra apenas nove do rival, o time baiano venceu o cruzmaltino, por 70 a 60, muito por conta de sua ótima defesa, que cedeu apenas 38,0% dos pontos tentados pelos vascaínos.
Os grandes destaques da partida foram os três norte-americanos do elenco rubro-negro. Chris Hayes terminou como cestinha do jogo, com 17 pontos, além de pegar cinco rebotes; Keyron Sheard contribuiu com mais 14 tentos; e Kenny Dawkins, mesmo em um dia não tão inspirado, somou 13 pontos, três sobras e quatro assistências.
O duelo desta quinta será o primeiro de uma série de jogos que os rubro-negros farão dentro de casa. Após receber o Vasco, passarão pelo Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras o Banrisul/Caxias do Sul (18/02), o Campo Mourão (22/02) e o Mogi (25/02).

Com os norte-americanos do Vitória inspirados, o time baiano foi até São Januário e bateu o Vasco, por 70 a 60, durante o primeiro turno do NBB CAIXA 16/17 (Paulo Fernandes/Vasco)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca