#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de peso

14-01-2013 | 02:02
Por Liga Nacional de Basquete

Campeões estaduais, Flamengo e São José reeditam semifinal da última temporada, em partida adiada da terceira rodada do NBB

São José vai até o Rio de Janeiro tentar pôr fim a série de vitórias consecutivas do Flamengo (Montagem/LNB)

Com certeza, esse confronto tem história. O líder Flamengo e o embalado São José/ Unimed se enfrentarão nesta segunda-feira (dia 14/01), em partida válida pela terceira rodada do NBB (jogo adiado), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 20 horas (de Brasília).

Além de ser o duelo entre campeão carioca e campeão paulista do último ano, o confronto será uma reedição da semifinal da temporada passada. Na ocasião, o time pauliusta levou a melhor na série melhor de cinco por três jogos a dois. Ao ir para a final, os joseenses foram derrotados pelo Uniceub/BRB/Brasília e ficaram com o vice-campeonato.

Os cariocas são os líderes invictos da atual temporada, com dez vitórias nos dez primeiros jogos (100% de aproveitamento) – recorde absoluto do NBB. Apesar da boa fase, o técnico rubro-negro, José Neto, diz que isso não atrapalha a equipe em quadra, mas comemora o fato de ter gravado o nome na histórica da competição.

“Atrapalhar, não atrapalha. Não é uma coisa que teve muito o nosso foco. Para a partida, sabemos que estaremos frente a frente com um adversário direto e jogando em casa, então temos que buscar a vitória, e como consequência disso, podemos aumentar o número de vitórias seguidas. Fico feliz em termos escrito o nome na história do NBB com esta marca, mas este recorde nunca foi nosso principal foco”, disse o treinador.

Mesmo com a ótima temporada, Neto prefere manter os pés no chão, elogiou o adversário e citou o armador Fúlvio como principal arma dos joseenses.

“São José tem um dos conjuntos mais fortes do NBB, junto com Brasília e Uberlândia. Eles mantiveram a base do ano passado e ainda trouxeram alguns reforços. Temos que ter ciência de que o Fúlvio é o grande protagonista do time deles porque ele faz a equipe jogar. Sabemos desta característica do time deles, de jogar em algumas situações de pick’n roll e vamos tentar diminuir o volume de jogo deles para sairmos vencedores”, completou.

Os joseenses têm boa campanha até aqui. A equipe do Vale do Paraíba soma oito vitórias em 12 partidas (66,7% de aproveitamento) e vem de dois triunfos consecutivos, contra Vila Velha, fora de casa, e Mogi das Cruzes, em casa. O treinador do time, Régis Marrelli, acredita no favoritismo do Flamengo, mas crê em jogo forte contra os líderes invictos da competição.

“São duas grandes equipes e a expectativa é de um grande jogo. O Flamengo vem apresentando o melhor basquete do NBB até o momento e não é a toa que eles vem de dez vitórias consecutivas. Eles são favoritos, mas nós temos que entram em quadra em busca do resultado positivo. Por se tratar de duas equipes que marcam muito forte, a partida tem tudo para ser bastante ‘pegada’ e equilibrada”, disse o comandante joseense.

Os atuais vice-campeões do NBB procurarão esquecer a marca histórica do adversário e preferem lembrar do duelo da temporada passada, onde o Flamengo era total favorito e mesmo assim, o São José levou a melhor.

“A gente não se preocupa com isso (recorde do Flamengo). Ano passado, quando fomos enfrentar eles nas semifinais, o retrospecto do confronto na história do NBB era de 11 a 1 para eles e conseguimos vencer o playoff naquela ocasião. A única coisa que temos que levar em consideração é o fato de o Flamengo apresentar o melhor basquete da competição até agora. Temos que entrar atentos em quadra, principalmente na defesa, para tentar anular os pontos fortes deles”, finalizou Régis Marrelli.

Porém, nem tudo é festa pelo lado do Flamengo. Neste último domingo (13/01),  Shilton sofreu uma grave lesão durante o treinamento da noite. O pivô rubr0-negro fraturou o quarto metacarpo da mão esquerda, e ficará afastado por pelo menos três semanas. Após este período, o atleta será submetido a outro exame de raio-X para saber com mais precisão quando será seu retorno às quadras.

“Como nós temos demonstrado no decorrer do campeonato, o conjunto em quadra é o nosso forte. O Shilton é um jogador muito importante do nosso elenco e, com certeza, ficar sem ele atrapalhará na rotatividade durante as partidas. Espero que ele se recupere logo para voltar a fazer parte desse trabalho. Enquanto isso, manteremos o foco nos nossos objetivos e vamos compor a equipe com os jogadores que temos à disposição do Flamengo para tentar suprir sua falta”, comentou Neto.

Curiosidades da partida:

Marquinhos é o destaque do líder invicto da temporada (João Pires/LNB)

Jefferson tem os melhores números da equipe do São José na temporada (Luiz Pires/LNB)

 

Marquinhos em alta
O ala do Flamengo é o dono da melhor média de pontos da temporada (21,8/jogo). Além disso, ele também é líder em lances livres convertidos (7,1/jogo), e o segundo mais eficiente (25,10/jogo).

Boa fase
O ala/pivô Jefferson William, do São José, é um dos destaques da equipe na temporada. O atleta tem a terceira melhor média de pontos (19,3/jogo), a quinta melhor de rebotes (8,18/jogo). Além disso, Jefferson é o quarto jogador mais eficiente desta quinta edição do NBB (22,27/jogo)

Líder histórico
O time carioca gravou seu nome na história do NBB. Na rodada passada, os líderes conquistaram sua décima vitória nos dez primeiros jogos disputados, o recorde da competição.

Cariocas na frente
Rubro-negros e joseenses já se enfrentaram 16 vezes no NBB, com 12 vitórias para o Flamengo e quatro para São José.

Mas…
As lembranças não são boas para o Flamengo, pois na temporada passada, as equipes se enfrentaram na semifinal, e o São José levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 2, se classificou para a final, e ficou com o vice-campeonato.

Outro playoff
Flamengo e São José também se enfrentaram nas quartas de final da segunda edição do NBB. Desta vez, o os rubro-negros levaram a melhor na série melhor de cinco por 3 a 0. Nesta ocasião, os cariocas também ficaram com o segundo lugar.

1.500 tiros
Ao converter três bolas de 3 pontos, a equipe carioca completará 1.500 arremessos no NBB. O Flamengo é o líder da competição no fundamento.

De praxe
Do outro lado, tem Fúlvio. O armador do São José é o líder de assistências da quinta edição do NBB, com média de 8,5 passes perfeitos por partida.

Com tudo
O líder invicto da temporada é o time com melhor média de eficiência (106,7/jogo).

Último confronto
Foi na semifinal da temporada passada, o São José levou a melhor no último jogo da série melhor de cinco, em casa, por 106 a 90.