HOJE
Duelo direto
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas próximas, Minas e Paulistano fazem confronto direto na briga por posições na parte intermediária da tabela de classificação do NBB

Norte-americanos Borders, do Minas, e Toyloy, do Paulistano, serão adversários nesta quarta-feira (Montagem/LNB)
Nesta quarta-feira (20/02), Icatu/Minas e Paulistano/Unimed farão um confronto direto por posições na tabela de classificação do NBB. A partida será disputada na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília). O confronto é válido pela 25ª rodada da competição nacional.
Ocupando a nona posição, com 12 vitórias e 11 derrotas (52,2% de aproveitamento), o time mineiro teve sua série de três triunfos consecutivos quebrados pelo Palmeiras, fora de casa, na última rodada. Para voltar a vencer, a equipe minastenista contará com o retorno do armador Mark Borders, que ficou de fora das últimas três partidas por conta de uma contratura muscular na coxa direita.
Um degrau acima, no oitavo lugar está o Paulistano, que soma 12 vitórias e 10 resultados negativos até então (54,6% de aproveitamento). Após ser derrotado pelo Pinheiros/SKY, na última rodada, em duelo decidido apenas nos segundos finais, o esquadrão paulista também contará com um retorno importante para o confronto desta quarta-feira.
Recuperado de uma lesão nas costas, o ala/armador Manteguinha, principal pontuador da equipe no campeonato, com média de 15,7 pontos por jogo, está liberado pelo departamento médico e está à disposição do técnico De Conti para o duelo diante dos mineiros.
“Sabemos da força do Minas jogando em casa, mas estamos focados em conquistar a vitória. Esta partida é um confronto direto por posições e precisamos vencer para nos fixarmos no meio da tabela”, explicou o armador paulista Elinho, que soma médias de 9,2 pontos e 3,1 assistências por partida na competição.
No primeiro turno, a agremiação da capital paulista levou a melhor, jogando em casa, por 92 a 78. Na época, o Paulistano era o líder invicto da temporada e conquistou, em cima do Minas, sua sexta vitóriaa em seis partidas. Para o técnico mineiro Raul Togni, a atual situação é diferente em relação ao primeiro turno, e agora, com o apoio de seu torcedor, espera alcançar o resultado positivo.
“Vai ser um jogo difícil e muito equilibrado. A equipe adversária iniciou a competição muito bem, mas teve uma recaída ao longo da disputa e está em busca da recuperação. No primeiro turno perdemos para eles e agora temos que devolver este placar. Vamos aproveitar o apoio do nosso torcedor e esperamos fazer um bom jogo. Estamos focados na competição e queremos conquistar o nosso objetivo, que é a classificação”, disse o treinador do Minas.
Curiosidades da partida:
Na frente
No histórico do confronto entre as equipes no NBB, o Paulistano leva vantagem com seis vitórias contra três dos mineiros.
Bom retrospecto
Além de ter superioridade na história do duelo, o Paulistano venceu os últimos cinco confrontos contra o Minas no NBB.
Por recuperação
Tanto Minas quanto Paulistano vêm de resultados negativos na última rodada. A equipe mineira perdeu para o Palmeiras, fora de casa, e os paulistas foram superados pelo Pinheiros, também fora de casa.
Velho conhecido
Betinho, atualmente no Minas, disputou as três temporadas anteriores do NBB pela equipe do Paulistano.
Outro ex-Paulistano
De 2005 a 2007, o ala do Minas, Renato Lamas, fez parte do elenco da equipe do Paulistano.
Garrafão dominado
O Paulistano é o time que mais pega rebotes na atual temporada. A equipe da capital paulista tem média de 34,0 rebotes apanhados por jogo.
Primeiro turno
O Paulistano levou a melhor, em casa, por 92 a 78.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca