#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo direto

20-02-2013 | 10:12
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas próximas, Minas e Paulistano fazem confronto direto na briga por posições na parte intermediária da tabela de classificação do NBB

Norte-americanos Borders, do Minas, e Toyloy, do Paulistano, serão adversários nesta quarta-feira (Montagem/LNB)

Norte-americanos Borders, do Minas, e Toyloy, do Paulistano, serão adversários nesta quarta-feira (Montagem/LNB)

Nesta quarta-feira (20/02), Icatu/Minas e Paulistano/Unimed farão um confronto direto por posições na tabela de classificação do NBB. A partida será disputada na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas (de Brasília). O confronto é válido pela 25ª rodada da competição nacional.

Ocupando a nona posição, com 12 vitórias e 11 derrotas (52,2% de aproveitamento), o time mineiro teve sua série de três triunfos consecutivos quebrados pelo Palmeiras, fora de casa, na última rodada. Para voltar a vencer, a equipe minastenista contará com o retorno do armador Mark Borders, que ficou de fora das últimas três partidas por conta de uma contratura muscular na coxa direita.

Um degrau acima, no oitavo lugar está o Paulistano, que soma 12 vitórias e 10 resultados negativos até então (54,6% de aproveitamento). Após ser derrotado pelo Pinheiros/SKY, na última rodada, em duelo decidido apenas nos segundos finais, o esquadrão paulista também contará com um retorno importante para o confronto desta quarta-feira.

Recuperado de uma lesão nas costas, o ala/armador Manteguinha, principal pontuador da equipe no campeonato, com média de 15,7 pontos por jogo, está liberado pelo departamento médico e está à disposição do técnico De Conti para o duelo diante dos mineiros.

“Sabemos da força do Minas jogando em casa, mas estamos focados em conquistar a vitória. Esta partida é um confronto direto por posições e precisamos vencer para nos fixarmos no meio da tabela”, explicou o armador paulista Elinho, que soma médias de 9,2 pontos e 3,1 assistências por partida na competição.

No primeiro turno, a agremiação da capital paulista levou a melhor, jogando em casa, por 92 a 78. Na época, o Paulistano era o líder invicto da temporada e conquistou, em cima do Minas, sua sexta vitóriaa em seis partidas. Para o técnico mineiro Raul Togni, a atual situação é diferente em relação ao primeiro turno, e agora, com o apoio de seu torcedor, espera alcançar o resultado positivo.

“Vai ser um jogo difícil e muito equilibrado. A equipe adversária iniciou a competição muito bem, mas teve uma recaída ao longo da disputa e está em busca da recuperação. No primeiro turno perdemos para eles e agora temos que devolver este placar. Vamos aproveitar o apoio do nosso torcedor e esperamos fazer um bom jogo. Estamos focados na competição e queremos conquistar o nosso objetivo, que é a classificação”, disse o treinador do Minas.

Curiosidades da partida:

Na frente
No histórico do confronto entre as equipes no NBB, o Paulistano leva vantagem com seis vitórias contra três dos mineiros.

Bom retrospecto
Além de ter superioridade na história do duelo, o Paulistano venceu os últimos cinco confrontos contra o Minas no NBB.

Por recuperação
Tanto Minas quanto Paulistano vêm de resultados negativos na última rodada. A equipe mineira perdeu para o Palmeiras, fora de casa, e os paulistas foram superados pelo Pinheiros, também fora de casa.

Velho conhecido
Betinho, atualmente no Minas, disputou as três temporadas anteriores do NBB pela equipe do Paulistano.

Outro ex-Paulistano
De 2005 a 2007, o ala do Minas, Renato Lamas, fez parte do elenco da equipe do  Paulistano.

Garrafão dominado
O Paulistano é o time que mais pega rebotes na atual temporada. A equipe da capital paulista tem média de 34,0 rebotes apanhados por jogo.

Primeiro turno
O Paulistano levou a melhor, em casa, por 92 a 78.