#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo dos embalados

26-02-2014 | 06:21
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de vencerem seus últimos três compromissos no NBB 2013/2014, vice-líder Paulistano e Franca se enfrentam em busca do quarto triunfo consecutivo

Paulistano, de Dawkins, ou Franca, de Figueroa: quem chegará à quarta vitória seguida? (Newton Nogueira/Divulgação)

Paulistano, de Dawkins, ou Franca, de Figueroa: quem chegará à quarta vitória seguida? (Newton Nogueira/Divulgação)

A 28ª rodada do NBB 2013/2014 colocará frente a frente duas equipes que atravessam ótimos momentos na competição. Donos de três vitórias em seus últimos três compromissos no maior campeonato de basquete do país, Paulistano/Unimed e Vivo/Franca se enfrentarão nesta quinta-feira, às 18h45 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Agora dono da vice-liderança isolada da competição nacional, com 17 vitórias em 24 partidas disputadas (70,8% de aproveitamento), o clube da capital paulista espera manter o embalo para fechar a fase de classificação no grupo dos quatro primeiros colocados. Participante de todas as edições anteriores do NBB, o Paulistano nunca fechou a etapa inicial da competição no G-4. Então, nesta temporada a equipe espera quebrar este tabu e se classificar automaticamente para as quartas de final.

“Temos a meta de terminar a fase de classificação no G-4. Mas não somos somente nós e a briga está bastante intensa. Com isso, os jogos ficam mais acirrados e cada partida com certeza é uma decisão para nós. Estamos focados neste objetivo e vamos em busca disso”, disse o ala Pilar, terceiro cestinha do esquadrão alvirrubro no NBB 2013/2014, com média de 12,7 pontos por jogo.

Para seguir na vice-liderança e continuar firme e forte na briga por uma vaga no grupo dos quatro melhores colocados do campeonato, o Paulistano precisará segurar o ataque francano. Durante sua sequência vitoriosa, frente a Palmeiras/Meltex, Pinheiros/SKY e Liga Sorocabana, a equipe do interior paulista anotou em média 92,3 pontos por partida.

“Acho que para a partida desta quinta-feira, nossa defesa terá um papel primordial para que possamos sair com a vitória. Temos que marca forte para segurar o time deles e também para termos liberdade para contra-atacar. No último jogo, contra a Liga Sorocabana, eles fizeram um ótimo primeiro quarto e temos que frear o ímpeto deles logo no começo do jogo. Queremos muito essa vitória”, completou Pilar.

Vitória sobre Uberlândia e derrota do rival Pinheiros levaram o Paulistano à vice-liderança (Ale da Costa/Portrait)

Vitória sobre Uberlândia e derrota do rival Pinheiros levaram o Paulistano à vice-liderança (Ale da Costa/Portrait)

Do outro lado, o clima não é diferente para a equipe do interior do Estado de São Paulo. Com três triunfos imponentes, o time comandado pelo técnico Lula Ferreira se firmou na décima posição, com uma campanha de 11 resultados positivos em 23 jogos realizados (47,8% de aproveitamento) e espera manter o embalo para seguir subindo na tabela de classificação.

Para isso, Franca terá que provar que a má fase como visitante ficou para trás. Depois de perder seus quatro últimos compromissos longe de seus domínios, o esquadrão francano voltou a vencer atuando fora de casa na última rodada, diante da Liga Sorocabana.

“Precisávamos ganhar confiança nos jogos fora de casa e fizemos isso no último confronto, contra a Liga Sorocabana. Agora, vamos para São Paulo buscar o resultado positivo e manter nossa boa sequência no NBB”, afirmou o treinador francano Lula Ferreira.

Com média de 18.8 pontos por jogo, pivô Paulão é o principal pontuador do Franca na temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

Com média de 18.8 pontos por jogo, pivô Paulão é o principal pontuador do Franca na temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

No primeiro turno, no Ginásio do Pedrocão, Paulistano e Franca protagonizaram um duelo eletrizante. Ao final do terceiro quarto, o time da capital tinha 15 pontos de frente, mas no último período os representantes do interior chegaram a virar o jogo. Foi então que brilhou a estrela de Pilar, responsável por anotar os últimos cinco pontos da partida e dar a vitória à equipe alvirrubra.

“O jogo contra o Paulistano é uma partida chave para nós. Se trata de um adversário que ocupa a vice-liderança do NBB e que fez um jogo extremamente equilibrado com a gente no primeiro turno. Queremos manter o embalo e vamos em busca da vitória”, concluiu Lula.