HOJE
Duelo importante
Por Liga Nacional de Basquete
Embalado por três vitórias seguidas, Bauru recebe o Pinheiros, nesta quarta-feira, visando manter a vice-liderança do NBB 7; partida será transmitida ao vivo pelo SporTV

Diante do Pinheiros, Bauru quer manter embalo e a vice-liderança do NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)
O Paschoalotto/Bauru terá um duro adversário na briga para manter a vice-liderança do NBB 7. Nesta quarta-feira (17/12), os atuais campeões sul-americanos recebem o Pinheiros/SKY, no Ginásio Panela de Pressão, no interior do Estado de São Paulo, às 19 horas (de Brasília), em partida válida pela 11ª rodada da edição 2014/2015 do nacional, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
Dono da campanha de seis triunfos em oito jogos (75% de aproveitamento), o esquadrão bauruense precisa da vitória contra os pinheirenses para manter a segunda posição, que atualmente é do Flamengo, que ao bater o rival Brasília nesta terça-feira chegou a sete êxitos em nove duelos (77,7% de aproveitamento), campanha que Bauru alcançará se ganhar o jogo desta quarta-feira.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
Apesar de ter rendimento igual a do Flamengo, o Bauru leva vantagem no desempate e fica na vice-liderança do NBB 7 por ter um saldo de cestas ligeiramente maior – 67 contra 44 dos rubro-negros – critério este que será válido enquanto as equipes empatadas nas campanhas ainda não se enfrentarem no confronto direto no campeonato.
“Conseguimos importantes vitórias fora de Bauru, mas em casa é nossa obrigação. Não podemos relaxar aqui. O Pinheiros é uma equipe muito forte e com jogadores experientes. Vale lembrar que foi o único time que venceu o líder, então temos que estar focados”, destacou o ala bauruense Gui Deodato, dono da média de 6,4 pontos por jogo na sétima edição do NBB.

Equipes se enfrentarão pela 13ª vez na história do NBB; Bauru venceu 8 e o Pinheiros 5 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
O Pinheiros, por sua vez, joga pela recuperação no NBB 7, já que foi derrotado pelo rival Paulistano/Unimed na última rodada e teve sua sequência de dois triunfos consecutivos fora de casa quebrada. Momentaneamente, os comandados do técnico Marcel de Souza ocupam a sétima colocação, com campanha de cinco vitórias em nove jogos (55,5% de aproveitamento).
“São jogos dificílimos. O Bauru é o time a ser batido nesta temporada, ao lado do Flamengo. Será um grande desafio para avaliarmos o que podemos fazer neste campeonato. Já fizemos uma bela partida contra Limeira e acho que é provar, mais uma vez, que temos condições. O campeonato é longo. Vão ter vitórias e derrotas. Acho que estamos no caminho certo”, avalia o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Pinheiros.
Caso conquiste um resultado positivo em solo bauruense nesta quarta-feira, o clube da capital paulista alcançará o desempenho geral de seis triunfos em dez partidas (60% de aproveitamento) e pode inclusive assumir a sexta colocação em caso de derrota do Franca para o Palmeiras/Meltex no outro jogo da noite transmitido pelo SporTV, às 21 horas.
“Vamos jogar contra uma equipe muito forte, que é a atual campeã da Liga Sul-Americana e do Campeonato Paulista. Eles têm grandes jogadores, formaram um excelente elenco. Mas nós estamos muito concentrados e vamos para Bauru focados para buscarmos a vitória”, comentou o ala pinheirense Marcus Toledo, jogador que mais roubou bolas no NBB 7, com 24 desarmes.

Bauru e Pinheiros são ‘francos atiradores’ em bolas de 3 pontos (Henrique Costa/Bauru Basket)
O confronto desta quarta-feira entre Bauru e Pinheiros marcará o encontro entre o segundo e o terceiro melhor ataque da atual temporada do NBB. Os pinheirenses são os vice-líderes do ranking de pontos por equipe, com média de 87,0 pontos por jogo, atrás apenas do Flamengo que faz 90,6 tentos por partida. Já o time do técnico Guerrinha é o terceiro colocado, com 85,63 pontos por jogo de média.
Muitos destes pontos de ambas as equipes vêm através das bolas de 3 pontos, característica marcante dos dois times. O time bauruense é o terceiro que mais acerta tiros de longa distância na sétima edição do NBB, com média de 9,88 por jogo, enquanto o Pinheiros vem logo atrás, na quarta posição, com 9,78 arremessos para 3 pontos por partida. Previsão de chuva no Panela de Pressão?
“Nós tratamos cada jogo de acordo com o adversário, mas sempre buscando o controle do jogo e isso acontece através de uma defesa eficiente que tentamos evoluir sempre, além da transição. Vamos tentar impor nosso ritmo, nossa característica, sabendo que o Pinheiros tem um potencial ofensivo muito grande, principalmente das bolas de 3, e um revezamento muito forte”, declarou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca