HOJE
Duelo de gigantes
Por Liga Nacional de Basquete
Próximos na tabela de classificação, vice-líder Paulistano e Mogi, quarto colocado, se enfrentam nesta quinta-feira, na capital paulista, com transmissão ao vivo via web
A briga pelo G-4 está acirrada logo neste começo de campeonato. Desta vez, o Mogi das Cruzes/Helbor e o Paulistano/Corpore se enfrentarão na capital paulista, no Ginásio Antônio Prado Júnior, nesta quinta-feira (17/12), para definir o futuro das equipes na zona de classificação automática para as quartas de final do NBB 2015/2016.
O cenário é simples: o Mogi necessita da vitória para abrir vantagem diante do EC Pinheiros, que é o primeiro time fora do G-4, e ainda alcançar o Flamengo, que está com sete vitórias em dez jogos já feitos. Do lado da capital, o Paulistano precisa triunfar nesta próxima partida para ficar na cola do Paschoalotto/Bauru, que neste momento é o primeiro colocado da competição com nove resultados positivos em dez partidas já disputadas, e não deixa-los abrir vantagem nesta edição do NBB, pois, a partida seguinte desta décima segunda rodada é justamente contra o atual líder da competição.
“A gente está lutando pelo G4 e por isso precisamos nos sacrificar e dar o nosso máximo para ficar entre os quatro e ter 10 dias para colocar a cabeça no lugar e aproveitar o final de ano. A gente está cansado mas temos que fazer um esforço a mais para seguirmos o nosso objetivo”, disse o ala/pivô mogiano Lucas Mariano.
Para o Paulistano, este próximo jogo é uma forma de se reabilitar na competição. Após oito confrontos terminados em vitória (esta série do clube foi a maior do que todas as outras edições em que participou no NBB), a equipe da capital de São Paulo enfrentou o São José Basketball, fora de casa, e foi derrotado pelo anfitrião, por 83 a 77.
Esta série de oito jogos mostrou que o clube da capital paulista está em alta e vem como um dos favoritos para o título da atual edição. O pivô Caio Torres, foi adquirido nesta temporada e vem mostrando seu valor: está com suas melhor média em pontos (17,1), é o atleta que mais pontua no time, é o quinto cestinha desta edição, quinto maior reboteiro do campeonato e, além disso, o pivôzão teve apenas um jogo abaixo dos dez pontos neste NBB 2015/2016.
Fora esta nova presença massiva de Caio Torres no time, Jhonatan também está em alta nesta bela equipe montava pelo técnico Gustavo de Conti. O ala de Osasco teve apenas dois jogos abaixo dos dez pontos, acertou 20 bolas de três pontos em apenas 31 tentadas (64,5% de aproveitamento) e teve apenas um jogo abaixo dos 50% no rendimento de tiros do perímetro.
O Mogi passou por complicações nas quatro últimas partidas mas já esta ficando em alta novamente. A equipe teve duas derrotas seguidas, e reverteu isto nas duas últimas rodadas: bateu o Franca Basquete e a Liga Sorocabana, ambos ao lado de sua torcida. No último jogo, diante dos sorocabanos, o ala Filipin teve uma bela atuação e foi crucial para dar a vitória à equipe mogiana. Com 27 pontos nos 36 minutos jogados, o veterano comandou o time em que é capitão rumo à segunda vitória seguida.
“A vitória sempre estimula todos nós. Agora conseguimos duas e emocionalmente estamos melhores. Fisicamente cansados, mas todos os times estão. Neste momento temos apenas três jogos e precisamos juntar forças para nos superarmos”, comentou o técnico Danilo Padovani, do Mogi.
A vitória nesta próxima partida, dá tranquilidade ao elenco comandado pelo técnico Danilo Padovani. Afinal, logo atrás do time de Mogi das Cruzes, está o Pinheiros, com seis vitórias (uma a menos) e não alcança mais o time nesta rodada, e o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que possui dois jogos a menos e, se vencer estes os confrontos que faltam, ainda pode chegar à mesma colocação que o Mogi.
A complicação para esta partida e sequência do NBB é a contusão do armador Elinho. O atleta sofreu uma entorse no joelho direito no início do jogo contra o Bauru e está fora da atual temporada.