HOJE
Duelo crucial
Por Liga Nacional de Basquete
Muito próximos na classificação, Paulistano e Palmeiras fazem confronto direto pela 6ª posição, nesta terça-feira, com transmissão ao vivo do SporTV

Paulistano e Palmeiras farão duelo decisivo pelo 6º lugar do NBB 7 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
A pausa para as festas de carnaval chegou ao fim, e o NBB 7 volta com tudo, sem ressaca e recheado de grande jogos. Um deles é o confronto direto pela 6ª posição na classificação entre Paulistano/Unimed e Palmeiras/Meltex, que medem forças nesta terça-feira, no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Com campanha de 12 vitórias em 23 partidas (52,1% de aproveitamento), o Paulistano atualmente é o dono da sexta colocação, almejada também pelo Franca Basquete, que possui os mesmos números dos atuais vice-campeões do NBB na tabela mas perde pelo resultado no confronto direto do primeiro turno, na capital paulista, pelo placar de 88 a 79.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
“Treinamos durante o carnaval, até porque tivemos um jogo contra o Rio Claro neste período. Não paramos em momento algum, estamos em um ritmo muito bom, temos apenas um atleta lesionado, que é o Arthurzão, o resto está bem. O Palmeiras é uma grande equipe, que me admira muito sua capacidade coletiva. Apesar de ter o Maxi como líder, o time tem uma capacidade de pontuar em várias posições, por isso é sempre difícil enfretá-los”, disse o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.
O Palmeiras, por sua vez, está logo atrás de alvirrubros e francanos e ocupa a oitava posição, com campanha de 11 triunfos em 23 partidas, mesmo rendimento do Pinheiros/SKY, que leva a pior no desempate pelo confronto direto. O time do técnico Régis Marrelli precisa vencer para ultrapassar o Paulistano na classificação, pois os dois ficarão com campanhas iguais de 50% e os alviverdes teriam a vantagem no desempate.
“É um jogo muito importante para nós. Está chegando o final da temporada, queremos terminar a primeira fase na melhor posição possível para termos vantagem nos playoffs. O Paulistano está brigando conosco na tabela, e precisamos fazer um bom jogo fora de casa. O time está bem e vamos fazer uma boa partida”, afirmou o ala/armador argentino Nico Gianella, do Palmeiras.

Palmeiras levou a melhor sobre o Paulistano no 1º turno no Palestra Itália (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
Mas para de fato assumir a sexta posição, o clube de Palestra Itália precisa torcer por um tropeço do Franca diante do Unitri/Pilhas Energizer, que se enfrentam também nesta terça-feira. Isso porque os francanos têm uma vitória a mais do que o Palmeiras na tábua de classificação e mesmo em caso triunfo alviverde sobre o Paulistano a sexta posição ainda ficaria com a equipe da Capital do Basquete.
Outra equipe que está diretamente envolvida nesta conta é o Pinheiros/SKY, que possui campanha idêntica a do Palmeiras e também entra em quadra nesta terça-feira, diante da lanterna Liga Sorocabana, em São Paulo (SP). Se vencerem, os pinheirenses entrarão serão outra equipe no bolo que disputa a terceira posição.
A distância entre o sexto colocado Paulistano e o quinto Minas é grande, de três vitórias, o que apimenta ainda mais a disputa pela posição em que se encontram os comandados de Gustavo De Conti, almejada por Franca, Palmeiras e Pinheiros.

Palmeiras, de Gianella, quer melhorar seu desempenho como visitante no NBB 7 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
“Nessa reta final todos os jogos são decisivo e estamos encarando esse jogo como uma final. Precisamos ganhar esse jogos não só para garantir o sexto lugar como também subir um pouco na classificação. Estamos um pouco longe de Minas, Mogi e Flamengo, mas temos que fazer nossa parte para tentar surpreender e subir ainda mais na tabela”, completou Gustavo De Conti.
Um dos melhores mandantes da atual temporada do NBB, com campanha de nove vitórias e três derrotas – mandou três partidas no ginásio do Pinheiros, com duas vitórias e uma derrota –, o Palmeiras, por outro lado, não possui o mesmo rendimento como visitante e venceu apenas dois de seus 12 compromissos longe de seus domínios.
“Temos de mudar a mentalidade. Precisamos começar a jogar fora de casa da mesma forma que jogamos no Palestra Italia. Em um campeonato equilibrado como o NBB, sabemos da importância de ganhar jogos como visitante”, completou o palmeirense Gianella.
Confira as partidas da 24ª rodada do NBB 7:
-24/02 (Terça-feira)
19h – Pinheiros/SKY x Liga Sorocabana
19h30 – Paulistano/Unimed x Palmeiras/Meltex (ao vivo no SporTV)
20h – Franca Basquete x Unitri/Pilhas Energizer
-25/02 (Quarta-feira)
20h – Rio Claro Basquete x Basquete Cearense (ao vivo pela web)
20h – Winner/Limeira x UniCEUB/BRB/Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca