HOJE
Duelo de pranchetas
Por Gustavinho Lima
Minas (3º) e União Corinthians (14º) abrem série melhor de três pelas oitavas de final dos Playoffs do NBB CAIXA nesta sexta-feira, no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul
A série melhor de três entre União Corinthians e Minas pelas oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA começa nesta sexta-feira (19/04), às 19h, no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul, com transmissão do YouTube do NBB, NBB BasquetPass, Jumper e Itatiaia no YouTube. O segundo jogo está agendado para terça-feira (23/04), às 19h, na Arena UniBH, com transmissão do NBB BasquetPass. Se necessário, o terceiro jogo acontece na quinta-feira (25/04), novamente em Belo Horizonte, às 19h.

Arte: Pedro Sant
Minas Tênis Clube 28 V – 8 D
Para quem gosta de estudar tática, o Minas é um dos times mais interessantes de se assistir.
Sempre bem espaçado em quadra, a equipe dirigida por Léo Costa é muito disciplinada taticamente.
O treinador escolheu peças complementares em seu elenco e com bom QI de basquete. Assim a equipe sabe aproveitar o bom momento de cada jogador em determinada altura do jogo.
Com os chutadores Chuzito (14,8 pontos por jogo com 51% de aproveitamento nos arremessos) e Vezaro (1,9 bolas de 3 pontos convertidas por jogo com 51% de aproveitamento) em quadra utilizam bastante as saídas de bloqueios indiretos. Isso é quando há um bloqueio realizado fora da bola para que esse jogadores consigam receber o passe em vantagem seja para arremessar ou bater para dentro.
Quando tem superioridade de altura, utilizam bastante o jogo interior no “poste baixo”, com Paranhos, Chuzito e Fuzaro, que são capazes de finalizar no 1 x 1, mas o que acontece normalmente é demandar ajudas da defesa, passando bem a bola para fora, criando vantagens e sabendo mantê-las com a bola correndo no ataque.
O time mineiro tem o talento de Baralle no “pick and roll” tanto para passar (5,1 assistências por jogo) como para pontuar (12,1 pontos por jogo) e a versatilidade de Mineiro e Renan nos bloqueios, onde constantemente criam dúvida nos defensores pois podem fazer o corta luz e rolar para cesta ou abrir para o chute de três.
Tantas possibilidades fazem do Minas o segundo melhor em assistências 19,9 e também o segundo ataque mais produtivo com 86 pontos por jogo.
Na marcação tem força física e boas leituras. Paranhos, Mineiro e Fuzaro são defensores da elite do basquete nacional. Vindo do banco, Cortes traz consistência e pressão na bola na defesa em cima dos armadores adversários.
Jogando um basquete inteligente e altruísta, o Minas liderou boa parte do NBB CAIXA, mas exatamente após o Jogo das Estrelas sofreu cinco derrotas em seis jogos, perdendo assim a ponta da tabela.
A forma e o ritmo como se entra nos playoffs é fundamental para a confiança da equipe ao encarar jogos valendo a eliminação. Minas aparentemente deixou esse pequeno mau momento para trás porque venceu as últimas seis partidas.
O primeiro jogo da série será em Santa Cruz do Sul, em um dos ginásios mais barulhentos do NBB CAIXA.
Na fase de classificação, o time gaúcho não conseguiu apagar o potencial de fogo dos mineiros e perdeu as duas partidas, sofrendo 92 pontos de média nos confrontos.
União Corinthians 10 V – 26 D
A equipe do União Corinthians foi uma das últimas a conseguir montar seu time para a disputa do NBB CAIXA e também sofreu muito com problemas de lesão durante toda temporada.
O planejamento do detalhista Rodrigo Silva, em sua primeira temporada como técnico do time, sem dúvida foi afetado e interferiu diretamente na regularidade da equipe.
O time alternou bons e maus momentos até mesmo durante as partidas e acredito que a classificação para os playoffs pode ser considerada uma vitória para o projeto e principalmente para o torcedor de Santa de Cruz do Sul, que abraçou o time.
Algumas apostas do elenco foram de muito sucesso, como é o caso do norte-americano Duane Johnson. Fazendo um pouco de tudo em quadra o “The Rock dos Pampas” é sem dúvida o “jogador da franquia”. Teve a segunda melhor eficiência do NBB CAIXA, com 18,3 de eficiência por jogo. Podendo jogar na posição 3 e 4 tem a canhota afiada e anota 14,7 pontos, pega 6,7 rebotes e distribui 3,7 assistências por jogo.
Outro acerto foi a contratação de Pedro Nunes. O versátil jogador veio do Corinthians com a temporada em andamento, conseguiu atuações sólidas, com 8,1 pontos e 6,1 rebotes por jogo e elevou o nível de competitividade da equipe. Já havia trabalho com o coach Rodrigo quando assistente técnico do Corinthians, o que facilitou o processo de transição.
O sérvio Djokovic se saiu bem com 13,1 pontos e 4,8 assistências por jogo. Mas além da difícil adaptação inicial a uma liga com estilo de jogo totalmente diferente, também sofreu com uma lesão que o tirou de importantes jogos e também do desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas.
Para vencer o Minas nas oitavas, o União Corinthians tem que fazer um jogo super inspirado como foi na sua última vitória no NBB CAIXA contra a UNIFACISA. Na ocasião, conseguiu um 98 a 92, com 29 pontos de Duane, 19 de Djokovic e 17 de Pedro Nunes. Mas de lá pra cá já se vão 8 derrotas seguidas.
O torcedor que foi fiel durante toda temporada sem dúvida vai fazer a sua parte uma vez mais!
Curiosidades
Defesa ganha jogo: Minas vem de 6 vitórias seguidas, reduzindo seus adversários a 69,1 pontos nos confrontos. Já o Único sofreu 8 revezes em sequência, sofrendo 86,8 por jogo.
Novidade: Estreante no mata-mata do NBB, o União Corinthians promete lotar o ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul. O Minas vai para sua décima segunda participação nos playoffs.
História: Esse ano, o União Corinthians comemora 30 anos do conquista do título do nacional o sob o comando do lendário treinador Ary Vidal. O Minas Tênis Clube ainda não conseguiu subir no lugar mais alto do pódio do Campeonato Brasileiro nem do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca