#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Dupla da casa

05-03-2015 | 05:34
Por Liga Nacional de Basquete

Jogando literalmente em casa, Léo Meindl e Lucas Mariano vivem expectativa de defender a camisa do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2015

Apesar de terem apenas 21 anos de idade, o ala Léo Meindl e o pivô Lucas Mariano são dois dos principais jogadores do Franca Basquete e já são considerados ídolos pela torcida francana. No próximo sábado (07/03), os dois jogadores vivem a expectativa de disputar o Jogo das Estrelas do NBB em um palco bastante conhecido por eles.

Assim como o argentino Marcos Mata, que defende o NBB Mundo, o ala Léo Meindl e o pivô Lucas Mariano terão seus nomes ovacionados durante todo o Jogo das Estrelas, já que representarão a camisa do Franca no evento festivo realizado no Ginásio Pedrocão.

Lucas-Mariano-Lula-Ferreira-e-Léo-Meindl

Representantes da casa, Lucas Mariano e Léo Meindl atuarão com o apoio de todos os torcedores que comparecerem no Ginásio Pedrocão (Célio Messias/LNB)

O pivô Lucas Mariano é estreante na partida que reúne os grandes astros do NBB e logo em sua primeira participação terá o prazer de começar o Jogo das Estrelas como titular da equipe do NBB Brasil, já que devido a uma contusão na virilha, o pivô Rafael Hettsheimeir, do Paschoalotto/Bauru, ficou de fora da festa.

“É minha primeira participação na partida mesmo do Jogo das Estrelas, já que já pude participar da festa disputando o Torneio de Enterradas. Estou muito ansioso para o jogo. O ginásio vai estar lotado, com a maioria da torcida do Franca, e eu espero jogar bem para fazer a alegria de todos os que forem prestigiar a partida, que tem tudo para ser um grande espetáculo”, comentou o jovem pivô Lucas Mariano.

Já Léo Meindl chega para a sua segunda participação no Jogo das Estrelas. O jovem ala do Franca participou do grande evento na última edição do NBB, realizado em Fortaleza (CE). Na ocasião, Léo jogou 15 minutos e fechou a partida com dois pontos e dois rebotes.

“Com certeza disputar o Jogo das Estrelas aqui em Franca será um sentimento de muita alegria da minha partida. Além disso, fico muito satisfeito em saber que eu estou entre os melhores jogadores em atividade em todo o NBB e em todo o Brasil”, declarou Léo Meindl, ídolo da torcida francana.

Na última edição do Jogo das Estrelas do NBB, Léo Meindl defendeu pela primeira vez a camisa do NBB Brail (Luiz Pires/LNB)

Na última edição do Jogo das Estrelas do NBB, Léo Meindl defendeu pela primeira vez a camisa do NBB Brail (Luiz Pires/LNB)

Companheiros com a camisa do Franca no NBB, com a camisa verde-amarela da Seleção Brasileira, tanto nas seleções de base quanto na profissional, Léo e Lucas agora atuarão juntos, pela primeira vez, com a camisa do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2015. De frutos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) a protagonistas do Franca no NBB, os dois atletas evoluem dentro e fora de quadra e tal desenvolvimento destes dois garotos é fundamental para a equipe francana.

Para se ter ideia da produção e importância da dupla dos jovens jogadores para a campanha do Franca na sétima edição do NBB, que está no meio da tabela de classificação lutando por uma vaga nos playoffs, Léo Meindl ou Lucas Mariano terminaram 22 dos 25 jogos da equipe francana entre os três principais pontuadores da equipe.

Um dos grandes fatores desse desenvolvimento tão rápido e eficaz dos dois atletas também se chama Lula Ferreira. Técnico do Franca desde a temporada 2012/2013 do NBB e famoso por relevar jogadores como Alex Garcia, Nezinho, Arthur, entre outros, Lula chegou ao Franca com a mentalidade de apostar em atletas da base francana, como Léo Meindl e Lucas Mariano.

Lucas Mariano, do Franca, e Mosso, do Rio Claro

Titular do NBB Brasil no Jogo das Estrelas, teve suas primeiras oportunidades na categoria adulta do Franca assim que o Técnico Lula Ferreira assumiu a equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

No último ano do Franca sem o treinador Lula, Lucas Mariano jogava menos de dez minutos e possuía médias de 4,1 pontos e 1,9 rebotes por jogo, e Léo Meindl jogava apenas sete minutos e tinha média de apenas 1,4 pontos. Já na primeira temporada com Lula Ferreira no comando, os números dos dois jogadores mais do que triplicaram, seja em número de jogos, minutos, pontos e rebotes.

“O Lula Ferreira foi essencial para minha carreira. Ele apostou todas as fichas em mim e no Lucas quando a gente ainda atuava na categoria juvenil. Felizmente nós conseguimos produzir o que ele esperava, e com certeza o desempenho que nós estamos produzindo hoje tem grande influência do Lula”, analisou Léo.

A cada ano a média de minutos em quadra e de pontos de Léo Meindl aumenta. O jovem ala é o cestinha do Franca na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 16,4 pontos por jogo. Além de protagonista do Franca, o jovem ala é o sétimo cestinha da sétima edição do NBB, o segundo se contar apenas jogadores brasileiros.

Léo Meindl_FRA (2)

Léo Meindl é dono da segunda melhor média de pontos entre os atletas brasileiros (Newton Nogueira/Divulgação)

A regularidade em quadra de Léo Meindl também é um de seus principais pontos fortes. Dos 25 jogos que o Franca realizou na temporada do NBB, em apenas três partidas o jovem ídolo da torcida francana não anotou mais de dois dígitos no fundamento de pontuação.

“Tive um desenvolvimento muito grande, tanto fisicamente quanto mentalmente. É claro que esse grande desempenho que eu venho tendo nessa temporada tem uma parcela muito forte dos meus companheiros de equipe e também a comissão técnica  que me da muita confiança e também vem muito do meu trabalho muito forte”, comentou Léo.

Além disso, o jovem atleta francano chega ao Jogo das Estrelas 2015 liderando toda a sétima edição do NBB na categoria minutos por jogo, com média de quase 35 minutos por partida. Com tantas atuações boas e bastante tempo em quadra, Léo Meindl em quatro oportunidades anotou 24 pontos e ficou a um ponto da melhor atuação ofensiva de sua trajetória no NBB, até que o jovem conseguiu enfim 25 tentos em uma partida e bateu seu recorde pessoal.

Falando em recordes pessoais, o pivô Lucas Mariano também conquistou os melhores números de sua trajetória no NBB nesta temporada. Ao anotar um duplo-duplo monstruoso de 29 pontos e 14 rebotes em uma partida contra o Basquete Cearense, o jovem atleta francano obteve os melhores números de sua carreira tanto em ponto quanto em rebote.

“Conheço do Léo Meindl desde os meus 11 anos. Jogamos juntos desde muito pequenos e, sem dúvida, nosso entrosamento dentro de quadra pode ser um fator muito interessante para o NBB Brasil durante o Jogo das Estrelas”, concluiu Lucas Mariano, que será um dos cinco titulares do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2015.

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Após grandes atuações e quebra de recorde pessoal, Lucas Mariano foi selecionado para seu primeiro Jogo das Estrelas (LC Moreira/Divulgação)