#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dupla emoção

Botafogo BOT 67
x
64 VipTech CMB CMO
15
1ºQ
X
21
16
2ºQ
X
9
20
3ºQ
X
16
16
4ºQ
X
18

Ginásio Oscar Zelaya

23 de dezembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Botafogo vence Campo Mourão, joga adversário para a lanterna e entra na zona de classificação aos playoffs do NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
67
+3 POSIÇÕES
12º Colocado (*)
X
64
-2 POSIÇÕES
15º Colocado (*)
67
PTS
64
2
A3C
5
23
A2C
16
15
LLC
17
46
RT
37
14
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Botafogo conquistou um resultado que vale por dois na manhã deste sábado (23/12). Diante de sua torcida no Ginásio Oscar Zelaya, a equipe alvinegra venceu o Campo Mourão Basquete, com emoção até o fim, por 67 a 64, e não só deixou a lanterna do NBB CAIXA como ainda subiu três posições e entrou na zona de classificação aos playoffs.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

O cara (de novo): Assim como na partida anterior, o jovem armador Guga Ceccato foi o grande destaque da equipe carioca. O jogador, de 22 anos, quebrou seu recorde pessoal pela no NBB CAIXA segunda vez seguida ao registrar 18 pontos (5/7 nas bolas de 2). Com mais cinco assistências e três rebotes, o camisa 10 do Fogão totalizou 22 de eficiência e também estabeleceu sua maior marca no fundamento.

Põe na conta: Com o resultado, o Botafogo encerrou um jejum de seis partidas sem saber o que é vencer e subiu para o 12º lugar, dois triunfos em nove partidas (22,2% de aproveitamento), mesma campanha do Joinville, que perde no saldo de cestas (-93 contra -69 do Fogão). Enquanto isso, o Campo Mourão caiu para a lanterna do campeonato, com campanha de dois êxitos em dez partidas (20% de aproveitamento).

Grandes contribuições: Além de Guga, o Botafogo contou com grandes atuações do ala norte-americano Cameron Tatum, responsável por 14 pontos, oito rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola (17 de eficiência), e do experiente pivô Rodrigo Bahia, responsável por 14 pontos (7/11 nas bolas de 2) e oito rebotes, o que representou sua melhor atuação em toda a temporada.

Gigante: Pelo lado do Campo Mourão, o destaque ficou por conta do pivô Daniel Alemão, que teve seu melhor desempenho individual na temporada ao registrar um duplo-duplo de dez pontos e 12 rebotes, além de quatro tocos, três assistências e dois roubos de bola, números que fizeram dele o jogador mais eficiente da partida, com 24 de valorização.

Também lutaram: Quem também se sobressaiu pela equipe do técnico Emerson de Souza foi o armador Hélio, com dez pontos, cinco rebotes e cinco assistências (14 de eficiência), o ala/pivô César, maior pontuador do time no confronto, com 17 pontos, e o veterano ala Márcio Dornelles, de 41 anos, que deixou a quadra com 15 pontos na conta.

E agora: O Botafogo passará as festas de final de ano dentro da zona de classificação aos playoffs e voltará à ação só em 2018, no dia 04 de janeiro (quinta-feira), diante do atual campeão Sendi/Bauru Basket, no Ginásio Oscar Zelaya, às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página oficial do NBB. Já o Campo Mourão buscará sua reabilitação no dia 08 de janeiro de 2018, contra o Paulistano/Corpore, em São Paulo (SP), às 19h30.

Início movimentado: O Campo Mourão dominou grande parte do primeiro tempo. A equipe paranaense, que chegou a abrir 11 pontos de frente (21 a 10), ficou à frente no placar até os três minutos finais do segundo período, quando o Botafogo deu o bote e virou o jogo para 28 a 26, com grandes participações dos jovens Guga Ceccato e Fabrício. Desta forma, a equipe carioca caminhou para o vestiário em vantagem, por 31 a 30.

Segurou a pressão: O Fogão ampliou sua vantagem para sete pontos no terceiro quarto e a administrou muito bem. Já no último quarto, o representante do Paraná aprontou uma verdadeira pressão para cima dos cariocas, que viram a vantagem cair para um ponto já no minuto final (63 a 62). Mas foi na base dos lances livres que os comandados do técnico Márcio Andrade garantiram o triunfo.

Ufa! Com falta antidesportiva em Roberto a 12 segundos do fim e um lance livre convertido, o Botafogo teve sua vantagem ampliada para dois pontos (64 a 62) e ainda ficou com a posse. Na saída, Guga Ceccato sofreu a falta e também foi para a linha dos tiros livres. Assim como Roberto, o jovem armador converteu apenas uma tentativa (65 a 62). O Campo Mourão ainda converteu dois pontos rápidos com Márcio Dornelles (65 a 64) restando cinco segundos para o fim. Em seguida, o botafoguense Cameron Tatum foi parado com falta na saída e converteu os dois lances livres que deram números finais ao emocionante duelo no Rio de Janeiro: 67 a 64.