#JOGAJUNTO

NBB Caixa

E agora?

Pinheiros PIN 68
x
74 Joinville JOI
68
1ºQ
X
74

1 de maio de 2012

Com a força do trabalho coletivo, Joinville vence o Pinheiros, fora de casa, e abre 2 a 0 nas quartas de final do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
68
X
74
68
PTS
74
4
A3C
5
22
A2C
23
12
LLC
13
26
RT
37
15
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Cia do Terno/Romaço/Joinville deu um passo importantíssimo em busca da vaga para as semifinais do NBB. Os catarinenses venceram, nesta terça-feira, o Pinheiros/SKY, fora de casa, por 74 a 68, e abriram 2 a 0 na série quartas de final. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O armador norte-americano do Joinville, Kojo Mensah, foi o cestinha da partida, com 19 pontos, seguido pelo pivô Tiagão, com 14. Pelo Pinheiros, o ala Marquinhos foi o principal pontuador, com 15 pontos.

[galeria id=”26643″]

Embalados pela vitória no Jogo 1, o Joinville foi para cima do Pinheiros, em São Paulo. Logo nos primeiros minutos de jogo, o time catarinense abriu 14 a 6 no placar. Após o pedido de tempo do técnico Claudio Mortari, o Pinheiros voltou melhor para quadra e conseguiu baixar a vantagem para apenas três pontos no final do primeiro período (17 a 14).

O time paulista virou o jogo nos dois ataques iniciais do segundo quarto, após um tapinha no rebote do ala Shamell (18 a 17) e a partida se manteve equilibrada. A entrada do ala/armador Paulinho Boracini fortaleceu a equipe mandante, enquanto os visitantes continuaram fazendo um bom trabalho coletivo no ataque. Com duas bolas consecutivas de 3 pontos do pivô Tiagão, os catarinenses foram para o intervalo vencendo por 38 a 34.

O equilíbrio entre as equipes continuou no início do terceiro quarto e o jogo ficou mais nervoso. O time catarinense, no entanto, soube aproveitar melhor o nervosismo em quadra e, nos minutos finais do período, conseguiu uma boa sequência de ataques que os permitiu abrir oito pontos de diferença (52 a 44).

A boa vantagem no placar foi levada para o último quarto e os catarinenses conseguiram administrá-la até os três minutos finais do jogo. Após quatro pontos consecutivos do ala Shamell e uma bola de fora do ala Marquinhos, o Pinheiros baixou a diferença para apenas um ponto (63 a 62).

Com 36 segundos para o final do jogo, o Joinville ainda tinha a liderança, por 69 a 68, e o norte-americano da equipe catarinense, Kojo Mensah, acertou um dos dois lances livres (70 a 68). No ataque seguinte, o Pinheiros teve duas chances de empatar o jogo, mas tanto Shamell quanto Marquinhos erraram seus arremessos. Os paulistas tiveram que fazer a falta rápida e Bishop garantiu a vitória dos visitantes acertando os últimos dois lances livres.

“A nossa defesa e coragem foram fundamentais para que conseguíssemos essa vitória. Além disso, nossa torcida veio até aqui nos acompanhar. Tudo isso nos fortalece”, comentou o ala/armador do Joinville, Luiz Felipe. “Não podemos perder o foco. Temos que pensar passo a passo para buscarmos avançar para as semifinais”.

O próximo confronto entre Pinheiros e Joinville será nesta quinta-feira, às 20h, em São Paulo. Uma vitória da equipe catarinense encerra a série e garante sua vaga para as semifinais.

“A gente trabalhou o campeonato inteiro para classificar bem e ter mando de quadra nos playoffs. Infelizmente não conseguimos jogar bem hoje, mas numa hora como essa é que temos que mostrar a força do nosso time”, afirmou o pivô do Pinheiros, Fiorotto. “Temos que focar no próximo jogo e depois vencer em Joinville para podermos definir em casa a série no Jogo 5”, completou.