#JOGAJUNTO

LDB

É bronze!

29-12-2011 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Valendo o terceiro lugar na LDO, Paulistano domina partida contra o Brasília para sair com a vitória, 71 a 50, e conquistar um lugar no pódio

Divulgação/LNB

Paulistano/Unimed e Uniceub/BRB/Brasília decidiram, nesta quinta-feira (29), a medalha de bronze da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). Mesmo já sem chances de chegar ao título, as duas equipes entraram em quadra dispostas a conquistar um lugar no pódio, e quem levou a melhor foi a equipe paulista, 71 a 50.

O armador Thiaguinho, do Paulistano, foi o cestinha da partida, com 17 pontos, seguido por seu companheiro de equipe, o pivô Arthur, com 14. Pelo time do Distrito Federal, o armador Raphael foi o maior anotador, com 13 pontos, e o pivô Feliz conquistou um duplo-duplo, 11 pontos e 11 rebotes.

A LDO é um campeonato patrocinado pelo Banco BMG, organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Tijuca Tênis Clube e CUFA.

O Paulistano começou bem na partida, puxados pelo armador Thiaguinho. Com a pontaria certeira, ele anotou 13 pontos no primeiro período e foi peça chave para a equipe alvirrubra abrisse dez pontos de vantagem no final do primeiro quarto, 27 a 17.

A diferença alcançada no início foi determinante para todo o restante da partida. Sempre a frente no placar, o time de São Paulo dominou as ações e comandou toda a partida. Tentando manter os brasilienses vivos na partida, a dupla Raphael e Feliz lideravam as investidas candangas.

No intervalo, Brasília estava atrás por 16 pontos, 39 a 23, mas ameaçou uma reação no terceiro período. Investindo em boas trocas de passes, conseguiram reduzir a diferença para oito pontos, quando restavam 10 segundos por jogar. Mas com um tiro certeiro de 3 pontos de Felipinho, no estouro do cronômetro, o Paulistano esfriou a empolgação do rival e recolocou a diferença em dígitos duplos, 52 a 41.

No último quarto, coube aos paulistas administrar a boa vantagem. Felipinho, nos arremessos de longa distância, e Arthur, no trabalho de garrafão, garantiram a medalha de bronze para os paulistas.

“Conquistar um terceiro lugar em uma competição de âmbito nacional é um resultado muito bom. Nosso time ainda é jovem, a maioria tem 19 anos, e temos muito ainda para crescer nos próximos anos e nas próximas competições”, disse o pivô Arthur.

O jogador também falou sobre a experiência de ter disputado pela primeira vez uma competição Sub-21 desse porte: “A convivência, a amizade que a gente faz com o pessoal das outras equipes, o respeito que um tem pelo outro, foi tudo muito legal.”

<strong>Confira os resultados do quadrangular final da LDO:</strong>

27/12 (terça-feira)
Itabom/Bauru 69 x 53 Uniceub/BRB/Brasília
Flamengo 68 x 64 Paulistano/Unimed

28/12 (quarta-feira)
Itabom/Bauru 66 x 56 Paulistano/Unimed
Flamengo 67 x 57 Uniceub/BRB/Brasília

29/12 (quinta-feira)
Uniceub/BRB/Brasília 50 x 71 Paulistano/Unimed
21h – Flamengo x Itabom/Bauru