#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É decisão!

09-06-2017 | 06:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com time da capital paulista vencendo por 2 a 1, Paulistano e Bauru fazem Jogo 4 das Finais neste sábado, com transmissão da Band e dos canais SporTV

A decisão do NBB CAIXA 16/17 entre Paulistano/Corpore e Gocil/Bauru Basket segue neste sábado (10/06). Com o clube da capital paulista vencendo por 2 a 1, as duas equipes se enfrentarão às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo da Band e dos canais SporTV.

Em caso de vitória no Jogo 4, Paulistano comemorará título inédito do NBB CAIXA (João Neto/LNB)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Com vitórias nos Jogos 1 e 2 da série, o Paulistano abriu 2 a 0 de frente e teve chance de se sagrar campeão no último domingo. Porém, com um terceiro quarto praticamente impecável, o Bauru anotou 22 a 9, abriu distância no marcador e fechou o Jogo 3 com triunfo, por 90 a 79.

“Não temos que pensar em nada do que aconteceu nos outros jogos. Playoffs é realmente um campeonato à parte e cada jogo é um capítulo totalmente diferente. Não há motivo de maior empolgação do que jogar uma final, então temos que colocar todas as nossas energias em quadra. Em uma série tão equilibrada como essa é normal que as equipes oscilem durante as partidas. Temos que saber usar isso tanto bem quanto pro mau. No Jogo 3 tivemos um grande momento no terceiro quarto e conseguimos administrar a diferença até o fim”, declarou Gegê, armador do Bauru.

Os grandes nomes do Bauru no Jogo 3 foram Alex Garcia e Jefferson. O camisa 10 que tinha apenas cinco pontos até então, fez 12 tentos, pegou quatro rebotes e distribuiu quatro assistências nos vinte minutos finais. Já o ala/pivô também fechou o primeiro tempo com cinco tentos e no segundo teve grande performance, com 11 pontos e três assistências.

Com terceiro quarto arrasador, Bauru abriu vantagem e garantiu vitória no Jogo 3 das Finais (Fotojump/LNB)

Outro ponto forte da equipe do interior paulista foi a forte defesa apresentada. Foram 15 despedícios de bola do Paulistano ao longo do jogo, além do aproveitamento ofensivo que decaiu muito em relação as duas primeiras partidas. Se no Jogo 1 os comandados de Gustavo De Conti tiveram 39,1% de aproveitamento nos arremessos e no Jogo 2 41,7%, na última partida foram 28 tentativas convertidas em um total de 74, apenas 37,8%.

“Temos que pensar que mais um jogo nestes playoffs. Já fizemos dois Jogos 5 e nos saímos muito bem. Então vamos entrar em quadra para fazer nosso trabalho, estamos muito concentrados e bem treinados e com certeza vamos fazer um bom jogo”, disse Georginho, do Paulistano.

“Todos os jogadores tem que estar unidos, com o mesmo foco. Não podemos vacilar em uma troca, em que quatro jogadores estejam concentrados e um não. Então o grupo inteiro precisa estar focado para não acontecer o que aconteceu no terceiro quarto do Jogo 3 e se todos estiverem bem, com certeza o jogo vai fluir para nós”, completou o armador da equipe da capital paulista.

Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques será palco de uma partida do NBB CAIXA pela primeira vez (Divulgação)

O palco inédito para o Jogo 4 destas Finais é mais que especial. No dia 22 de outubro de 2016, o Ginásio Poliesportivo do Parque São Jorge foi batizado com o nome de uma das maiores lendas do basquete e do esporte brasileiro: Wlamir Marques. O local já recebeu inúmeras partidas de basquete do Corinthians, equipe que encerrou suas atividades no esporte em 1997, com uma vasta história.

Ao todo, o clube alvinegro possui dois títulos Sul-Americanos (1965 e 1966), quatro Campeonatos Nacionais (1965, 1966, 1969 e 1996) e 14 Estaduais (1935, 1939, 1947, 1951, 1952, 1954, 1955, 1964, 1965, 1966, 1968, 1969, 1983 e 1985), além de um vice-campeonato do primeiro Mundial Interclubes da história, em 1966, em Madrid (ESP), quando perdeu o Ignis Varese (ITA) na decisão.

“É um prazer enorme jogar em um ginásio de tantas glórias como esse. Estou em minha quinta final e cada jogo é uma nova emoção, mas tenho certeza de que esse será ainda mais especial. Espero que nossa equipe consiga sair daqui com a vitória para seguir na busca pelo título”, completou o armador do Bauru.

Caso o time da capital paulista vença neste sábado se tornará campeão ainda no Jogo 4. Já em caso de vitória do Bauru, as Finais irão para quinta e decisiva partida, que ocorrerá no sábado seguinte (17/06), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com transmissão ao vivo da Band e dos canais SporTV.