#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É do Mengão

06-10-2017 | 01:41
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo supera “apagão” no 3º quarto, vence Cimarrones (COL) com período final arrasador e fica com liderança do Grupo A da Liga Sul-Americana

A liderança do Grupo A da Liga Sul-Americana 2017 é do Flamengo. Depois de selar a classificação à próxima fase com uma rodada de antecedência, a equipe rubro-negra superou um “apagão” no terceiro quarto, deu o troco na etapa final e venceu o confronto direto pelo primeiro lugar da chave contra o dono da casa Cimarrones de Chocó (COL), na cidade colombiana de Quibdó, pelo placar de 80 a 70.

Que susto: Tudo parecia caminhar para uma tranquila e convincente vitória do Flamengo para cima dos colombianos, pelo menos foi o que o primeiro tempo mostrou (42 a 29). No entanto, o time da casa cresceu na volta do intervalo, venceu o terceiro quarto por incríveis 29 a 11 e não só virou o jogo como ainda abriu cinco pontos de frente (58 a 53) antes dos dez minutos finais.

Na mesma moeda: Se o terceiro período foi inteiro Cimarrones, o último foi de total domínio do Flamengo. Depois de empatar o duelo na metade da parcial em 63 a 63, os comandados do técnico José Neto emplacaram uma corrida de 10 a 3 em pouco mais de três minutos que não só reverteu o placar como ainda deixou a margem em sete pontos (73 a 66). Depois disso, os rubro-negros seguraram a pressão colombiana com os arremessos certeiros de Cubillán no minuto final e garantiram o belo triunfo em solo adversário. O placar do último quarto? Largos 27 a 12 para o clube da Gávea. Que belo troco…

Implacável: A notória força física dos pivôs do Cimarrones não foi obstáculo para Olivinha. Usando suas costumeiras raça e precisão, o experiente ala/pivô sobrou nas áreas pintadas e registrou um expressivo duplo-duplo de 14 pontos e 16 rebotes. Com direito a assistência de costa e bola de 3 pontos de tabela, o Mr. Duplo-duplo construiu uma atuação crucial para o triunfo rubro-negro e deixou a quadra com 27 de eficiência.

És fuego! Um dos reforços do Flamengo para a temporada 2017/2018, David Cubillán vai se mostrando cada vez mais à vontade. Na noite desta quinta-feira, o armador venezuelano teve participação crucial no último quarto, em que anotou oito pontos, sendo cinco deles decisivos no minuto final. Ao todo, o novo camisa 8 do Fla registrou 13 pontos, três assistências e três rebotes em 22 minutos de ação.

Importante: Com 14 pontos e cinco rebotes, o ala Marquinhos foi outra peça importantíssima na vitória do Flamengo. Autor de belas enterradas, o camisa 11 rubro-negro teve aproveitamento de 100% nas bolas de 2 pontos (5/5) e foi o segundo atleta mais eficiente do time brasileiro na partida, com 19 de valorização.

Segura o homem: Pelo lado do Cimarrones, que avançou à fase seguinte da Liga Sul-Americana na segunda colocação, o grande destaque ficou por conta do ala norte-americano Michaell Jackson, cestinha do duelo, com 33 pontos. Quem também se sobressaiu pela equipe colombiana foi o ala/pivô José Rodriguez, que anotou um duplo-duplo de dez pontos e 13 rebotes.

Contraste: Dono de um jogo totalmente individual, o Cimarrones deu trabalho ao Flamengo e não à toa foi um dos classificados à próxima fase. No entanto, a equipe da casa deu apenas dez assistências ao longo da partida, enquanto que o clube da Gávea distribuiu 19. Os destaques neste fundamento ficaram por conta dos alas Marcelinho Machado e Marquinhos, ambos com quatro. Os armadores Cubillán e Arthur Pecos deram três cada.

Saldo final: Com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento), o Flamengo avançou à fase semifinal com a liderança do Grupo A, seguido pelo anfitrião Cimarrones de Chocó. O terceiro colocado da chave foi o San Martín de Corrientes (ARG), que superou o Hebraica y Macabi (URU) também na rodada final, por 74 a 63. Por sua vez, a equipe argentina ainda tem chances de classificação à próxima fase caso seja o melhor terceiro colocado entre todos os grupos.

Vamos Pinheiros! Depois do Flamengo finalizar sua missão com sucesso, o próximo brasileiro a entrar em quadra pela Liga Sul-Americana é o EC Pinheiros, quarto colocado no último NBB CAIXA. Em Montevidéu (URU), entre os dias 10 e 12 de outubro, a equipe pinheirense terá como adversários o Quilmes de Mar del Plata (ARG), o Osorno Basquetbol (CHI) e o dono da casa Atlético Aguada (URU).