#JOGAJUNTO

LDB

É final,Paulistano

Paulistano CAP 63
x
58 Flamengo FLA
13
1ºQ
X
13
22
2ºQ
X
19
15
3ºQ
X
9
13
4ºQ
X
17

Gin. Antonio Prado Jr

30 de novembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com emoção no fim, Paulistano vence semifinal contra Flamengo, mantém invencibilidade e vai à sua segunda final da LDB consecutiva

DOCUMENTOS:
Súmula Relatório +/- Análise de Quntetos
63
X
58
63
PTS
58
10
A3C
1
14
A2C
20
5
LLC
15
49
RT
42
14
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore está em mais uma final do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB. Na tarde desta sexta-feira, o atual campeão da competição dominou o Flamengo no segundo tempo, venceu a semifinal por 63 a 58 e conquistou a vaga para a final contra o EC Pinheiros.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Final com dérbi: O Paulistano terá como adversário na decisão o rival EC Pinheiros, em duelo que reeditará a semifinal da edição anterior da LDB. A partida será neste domingo (02/12), novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Põe na conta: Com a vitória, o CAP estendeu sua invencibilidade na atual temporada da LDB para 14 partidas. De quebra, o clube ainda está há 28 partidas sem perder na competição Sub-20, tendo em vista que foi campeão invicto da edição anterior.

Fala aí, comandante: “Essa final é um clássico. É como um Flamengo x Vasco para nós. Vamos descansar hoje e já pensar neles. O Pinheiros é um time que conhecemos, jogamos direto contra, mas é duro e bem treinado. Queremos entrar mais firme do que entramos hoje. Nosso time sentiu o cansaço por conta da semifinal do Paulista Sub-19, com esse jogo de hoje já são seis na semana. Mas os garotos são muito firmes e mereceram essa vaga”, disse o técnico do Paulistano, Beto Jayme.

Fala mais, comandante: “Temos muito que agradecer ao clube (Paulistano), que dá todo suporte e condições para nos prepararmos da melhor maneira possível sempre, e aos garotos, que são fantásticos. Eu cobro, xingo, berro, sei que não é fácil, já fui jogador e nunca gostei, mas estou sempre pilhando eles, e esse time pilhado é difícil de parar. Vamos firmes para essa final. Respeitamos muito a equipe do Pinheiros, mas vamos buscar esse bicampeonato”, completou o técnico do CAP.

Beto clutch: Ele teve um primeiro tempo apagado – fez apenas três pontos –, mas apareceu na hora certa. Com 22 pontos, sendo 19 deles no segundo tempo, o armador Beto Fagundes foi “o cara” da partida que levou o Paulistano à mais uma decisão de LDB. O jogador acertou seis bolas de 3 pontos em 13 convertidas (46,2% de aproveitamento), sendo duas delas no último quarto, e foi mais do que crucial para o triunfo alvirrubro.

Também deitaram: Mas Beto não foi o único responsável pela vitória do CAP. Com duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes, o ala/pivô Rafael Andrade ainda deu cinco assistências e foi outro grande nome dos atuais campeões na partida, assim como o pivô Dikembe, que também foi autor de um duplo-duplo: 12 pontos e 12 rebotes.

Só deu eles: Pelo lado do Flamengo, que disputará o terceiro lugar da LDB no domingo contra o Palmeiras, às 15h45, contou com grandes atuações da dupla Matheusinho e João Vitor. O armador registrou 20 pontos (10/11 nos lances livres) e cinco rebotes, enquanto que o pivozão de 2,13m guardou um duplo-duplo de dez pontos e 14 rebotes, além de quatro assistências, e foi o jogador mais eficiente da partida, com 21 de valorização.

Fala aí, comandante: “Nos faltou um pouco de concentração, escolhemos mal algumas bolas e também fomos infelizes em arremessos perto da cesta, alguns arremessos não caíram, e mesmo assim levamos o jogo até o final com chances de ganhar”, disse o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta.

Várias alternâncias: O primeiro tempo foi lá e cá desde o início. Cada time teve seu momento. No fim, o segundo quarto teve seis alternâncias de liderança de placar, mas terminou com placar favorável ao Paulistano, que contou com dez pontos do ala/pivô Rafael e foi para o intervalo em vantagem, por 35 a 32.

Tentou abrir: O terceiro quarto foi o momento chave da vitória do CAP. Com marcação pegada e 11 pontos do armador Beto Fagundes, a equipe da casa sofreu apenas seis pontos na parcial estendeu sua vantagem para nove pontos antes dos dez minutos finais: 50 a 41.

Reação rubro-negra: O Flamengo entrou em quadra determinado a mudar a história  da partida. E conseguiu. Com grande momento do pivô João Vitor, a equipe carioca cortou a diferença para três pontos e colocou fogo no jogo (52 a 49).

A hora de Beto: Mas o CAP contou com uma participação especial (e fundamental) de um atleta para vencer a partida: Beto Fagundes. O armador de 19 anos, que já havia feito 11 pontos no terceiro quarto, fez mais oito pontos quase consecutivas e foi crucial para aliviar a pressão do Flamengo, que não conseguiu ser efetivo na tentativa de virada.

Fala aí, comandante: “A LDB é um campeonato forte, o Paulistano é uma grande equipe, assim como também somos, mas infelizmente não vencemos. Os garotos sentiram a derrota, alguns saíram chorando, treinamos o ano todo para conquistar o título e acreditávamos nisso, mas faz parte. Espero que venhamos ainda mais fortes na próxima edição para conquistar mais uma LDB”, disse Paulo Chupeta, técnico do Flamengo.