
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05
23/05
24/05
26/05
28/05

E Franca vem chegando


Numa partida emocionante, os francanos superaram o Uberlândia e tiraram o rival mineiro da liderança do NBB. Sowell e Basden são os cestinhas com 21 pontos cada
Por Liga Nacional de Basquete


O Unitri/Universo perdeu, nesta quinta-feira, a liderança na última rodada do NBB. Jogando fora de casa, o time mineiro foi superado pelo Vivo/Franca, por 87 a 84, e ficou atrás do Flamengo na tabela de classificação, com uma campanha de 11 vitórias em 14 jogos (78,5% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Os norte-americanos do Franca, Eddie Basden e Kevin Sowell, foram os cestinhas da equipe, com 21 pontos cada um. O compatriota dos dois, o ala do Uberlândia, Robby Collum, foi o principal pontuador da partida, com 24.
[galeria id=”21623″]
O Franca contava com a estreia do pivô sérvio Vuk Ivanovic, que começou a partida como titular, mas os estrangeiros que comandaram o time francano no primeiro quarto foram os norte-americanos Kevin Sowell e Eddie Basden. Porém, no Uberlândia, outro americano, Robby Collum, também teve um bom início de partida e liderou os mineiros a liderança parcial do período, 29 a 23.
Os francanos voltaram com um ataque mais organizado no segundo quarto. Aos poucos, a vantagem foi caindo e, após uma ponte aérea de Basden para Sowell, que levantou a torcida no Pedrocão, o time da casa ganhou confiança e chegou a virada com menos de 3 minutos para o final do período (41 a 40). Apesar da reação, os mineiros recuperaram a frente do marcador e foram para o vestiário vencendo por 51 a 47.
O ritmo alucinante do primeiro tempo caiu um pouco no terceiro quarto. Porém, na virada para o último e decisivo período, o jogo esquentou novamente. O Uberlândia liderou o placar por quase toda a metade da partida, mas nos últimos cinco minutos, o Franca assumiu a frente do marcador.
Com 1:42 minutos no relógio, o Franca conseguiu abrir cinco pontos no placar (84 a 79). O Uberlândia chegou a encostar para dois pontos, mas o time da casa, apoiado pela fanática torcida francana, não permitiu a reação do adversário.
“Nosso time cresce nos momentos decisivos. Não é de hoje. A torcida vem junto, os jogadores gostam dessa responsabilidade. A gente vem trabalhando forte para isso. Nossa equipe tem muita qualidade e estamos nos encontrando”, afirmou o ala do Franca, Márcio.
Com a vitória, os francanos entraram de vez na zona de classificação para os playoffs, com cinco vitórias em 14 jogos (35,7% de aproveitamento) e aparecem empatados com outras três equipes, Joinville, Liga Sorocabana e Minas, na nona colocação.