#JOGAJUNTO

NBB Caixa

…é mera coincidência

22-04-2015 | 06:53
Por Liga Nacional de Basquete

Confronto entre Mogi e Macaé marca encontro entre os únicos 12º colocados em fases de classificação do NBB a vencerem uma série de playoff; confira tudo sobre o duelo

Vindo da melhor fase de classificação de história no NBB, o Mogi das Cruzes/Helbor, quarto colocado na primeira fase, terá o Macaé Basquete como adversário na fase quartas de final do NBB 7. Curiosamente, o confronto será entre as únicas duas equipes que terminaram a fase de classificação em 12º lugar, última colocação que dá vaga às Finais do NBB, e conseguiram vencer uma série de playoff.

Após perder Jogo 1 para o Minas e vencer os três jogos seguintes, o Macaé fez história no primeiro playoff de história. Agora, nas quartas de final, a equipe do litoral norte-fluminense espera repetir o feito de seu rival Mogi, que na temporada passada, também no primeiro playoff, conseguiu se classificar para a semifinal.

Confira todos os dados, estatísticas e curiosidades do confronto entre Mogi das Cruzes e Macaé!

Depois de um susto contra o Macaé, Shamell já se recuperou e joga pelo Mogi das Cruzes contra a Liga Sorocabana na terça-feira (Cleomar Macedo/Helbor)

Liderados por Shamell, cestinha da fase de classificação com média de 20,1 pontos por jogo, o Mogi tenta se classificar para a semifinal pela segunda vez seguida (Cleomar Macedo/Helbor)

Vantagem mogiana
O Mogi leva a melhor no confronto direto contra o Macaé no NBB, ao vencer três dos quatro duelos que realizou contra a equipe do Rio de Janeiro.

Os únicos
Mogi e Macaé são os únicos 12º colocados da fase de classificação a vencer uma série de playoff na história do NBB. A equipe mogiana quebrou o tabu do 12º colocado na temporada passada, ao bater o Pinheiros. Já o Macaé se tornou a segunda equipe a conquistar o feito, ao bater o Minas.

Ídolo da cidade, Jamaal convoca torcida para apoiar Macaé (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Cestinha das oitavas de final, Jamaal é o grande protagonista da melhora ofensiva do Macaé (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Pegou fogo
Com média de 22,8 durante os quatro jogos das oitavas de final, o armador norte-americano Jamaal foi o cestinha da primeira fase dos playoffs do NBB 7.

Falando em cestinha…
O ala norte-americano Shamell, do Mogi das Cruzes, foi o cestinha da fase de classificação, com média de 20,1 pontos por partida.

Melhora notável
O Macaé fechou a fase de classificação do NBB 7 com média de 79,0 pontos por jogo. Já na série oitavas de final contra o Minas, a equipe macaense teve médias de 85,5 pontos, a terceira melhor dos playoffs.

O Jogo 1
A equipe mogiana não conseguiu vencer nenhum dos Jogos 1 das três séries de playoff que realizou na última temporada do NBB.

Retrospecto a favor
O quarto colocado da fase de classificação conseguiu se classificar para a fase semifinal em cinco das seis edições dos playoffs do NBB.

Contra a história
Na história dos playoffs do NBB, só três vezes um time que disputou a fase oitavas de final conseguiu vencer também as quartas e chegar a semifinal (São José: NBB 5 e NBB 6, Mogi: NBB 6).

Macaé na história
Com a vitória sobre o Minas por 3 a 1, o Macaé se tornou sétimo time de pior campanha a vencer uma série oitavas de final do NBB.

Duas vezes
Depois de ser derrotado no Jogo 1 e conseguir a virada, a equipe macaense se tornou o nono time na história do NBB a conseguir vitória em uma série de playoff após iniciar o confronto com resultado negativo.

Visitante chato
A equipe mogiana terminou a fase de classificação do NBB 7 com campanha de 12 vitórias em 15 partidas como visitante.

Só lideres
As únicas derrotas do Mogi longe de casa foram justamente para os três primeiros colocados da fase de classificação: Bauru (29ª rodada), Flamengo (24ª rodada) e Limeira (5ª rodada).

Paco García, técnico do Mogi (Cleomar Macedo/Divulgação)

Com 80% de aproveitamento em partidas longe de casa, o Mogi foi um dos melhores visitantes da sétima edição do NBB (Cleomar Macedo/Divulgação)

Entre os melhores
O Mogi foi terminou a primeira fase do NBB 7 com a segunda melhor média do fundamento rebotes, com 37,5 sobras por partida.

Hugão sempre cheio!
Desde que entrou no NBB, há três temporadas, o Mogi das Cruzes esteve entre os principais times em média de público na fase de classificação, inclusive terminando as duas últimas temporadas com as maiores médias da competição.

NBB 5 – 3º maior média: 2.095 pessoas
NBB 6 – Maior média: 2.445 pessoas
NBB 7 – Maior média: 2.281 pessoas

Afiado
Com 38,3% de aproveitamento na linha dos três pontos, o Mogi terminou a fase de classificação com a quarta melhor média.

Melhor campanha
Em três anos no NBB, a equipe mogiana conquistou sua melhor campanha na fase de classificação nesta temporada, ao terminar com 21 vitórias em 30 jogos e a quarta colocação geral.

Dobradinha mogiana
A equipe do Alto do Tiete venceu os dois confrontos que realizou contra o Macaé no NBB 7: vitória no primeiro turno por 81 a 70 e  no segundo por 95 a 89.

Tyrone-do-Mogi-e-Fernando-Mineiro-do-Macaé

Tyrone teve a melhor partida de sua carreira no NBB em pleno Ginásio Juquinha (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Melhores da carreira
Com 22 pontos no duelo do primeiro turno contra o Macaé, o jovem pivô Gerson, do Mogi, conquistou seu recorde pessoal em pontos no NBB. Já no segundo turno, o ala norte-americano Tyrone anotou 28 pontos, melhor atuação de sua trajetória no NBB.

Jamonstro
Apesar de sair de quadra derrotado em ambos os jogos, o armador norte-americano Jamaal, do Macaé, anotou respectivos 20 e 25 pontos nos duelos contra o Mogi no NBB 7.

Líder dos playoffs
O Paulão Prestes, do Mogi das Cruzes, é o líder histórico de rebotes dos playoffs do NBB, com média de 9,3 sobras por partida.

Centésima
O armador Gustavinho, do Mogi das Cruzes, completará a marca de 100 partidas em sua trajetória no NBB já na primeira partida do duelo contra o Macaé.

Confira datas e horários das partidas da série quartas de final entre Mogi das Cruzes e Macaé:

Mogi das Cruzes/Helbor (4º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 23/04 (quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 25/04 (sábado), às 21h20, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 4* – 01/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi

*Se necessário