HOJE
É nosso!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil faz excelente último quarto, vence a Sérvia e assegura classificação na vice-liderança do Grupo A da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência

Com a mão calibrada nos tiros de 3 pontos, Marquinhos foi decisivo para o triunfo brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
O segundo lugar do Grupo A da Copa do Mundo 2014 é do Brasil. Nesta quarta-feira, o time comandado pelo técnico Rubén Magnano levou a melhor em duelo valendo a vice-liderança da chave, diante da Sérvia, pelo placar de 81 a 73, no Palácio de los Deportes, em Granada, na Espanha.
Com a posição garantida na chave, os brasileiros terão como adversário nas oitavas de final o terceiro colocado do Grupo B. Grécia, Croácia, Argentina, Senegal e Porto Rico estão na disputa e podem enfrentar o esquadrão verde-amarelo na fase de mata-mata do Mundial.
Para sair com a vitória, a Seleção precisou se recuperar de um “apagão” sofrido no terceiro quarto, em que foi superado por expressivos 32 a 12 e perdeu sua vantagem que antes, durante o segundo período, chegou a ser de 18 pontos. Mas na etapa final, o Brasil mudou a postura, venceu por 21 a 9 e assegurou o fundamental triunfo diante dos sérvios.
Os principais nomes brasileiros no confrontos foram o ala Marquinhos, decisivo na reação verde-amarela, responsável por 21 pontos (6/9 para 3 pontos – 66,6% de aproveitamento) , sendo 11 deles no último quarto, junto do ala Leandrinho Barbosa, autor de 16 pontos.
Quem também apareceu bem pela Seleção Brasileira foi o pivô Tiago Splitter, que registrou dez pontos, sete rebotes e seis assistências, número que culminaram em expressivos 19 de eficiência. Pelo lado dos sérvios, o destaque ficou por conta do armador Milos Teodosic, com 14 pontos.
“A gente sabia que ia ser difícil. Tivemos a felicidade de fazer um bom primeiro tempo e meter muita bola. No segundo tempo viemos com a mesma proposta, mas eles também tiveram bom aproveitamento nas bolas de fora. É assim mesmo, jogo é isso aí. No final acreditamos na defesa e isso fez total diferença”, comentou Marquinhos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
Depois do importante resultado diante da Sérvia, a Seleção Brasileira fechará sua participação no Grupo A da fase de classificação do Mundial enfrentando o Egito, na quinta-feira (04/09), às 10h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
“Precisamos fazer nosso papel e ganhar do Egito. Aí sim poderemos nos preparar para a fase de mata-mata, que é onde realmente começa o campeonato”, concluiu Marquinhos.

Leandrinho Barbosa também se destacou na grande vitória do Brasil sobre a Sérvia (FIBA/Divulgação)
Com ritmo alucinante e abusando da velocidade nos contra ataques, o Brasil começou a partida se impondo e abrindo logo dez pontos de frente (14 a 4). Os sérvios entraram no jogo e, com a entrada do armador Milos Teodosic, fizeram 8 a 2 e cortaram a diferença do confronto para quatro tentos (16 a 12). No entanto, a Seleção tornou a se encontrar e fechou o primeiro período ganhando, por 23 a 16.
Após bola de 3 pontos do ala Alex Garcia, o esquadrão verde-amarelo voltou a colocar dez tentos de frente e ficar mais confortável. Mesmo atuando apenas com um quinteto reserva em quadra – Raulzinho, Alex, Larry, Giovannoni e Hettsheimeir –, o Brasil não só seguiu superior em quadra como chegou a abrir expressivos 18 pontos de vantagem (43 a 25).
Nos segundos finais da segunda parcial, a diferença da partida estava em 14 pontos para os brasileiros (46 a 32), até que Leandrinho Barbosa recebeu um passe de Huertas vindo da lateral da quadra e, no estouro do cronômetro, acertou um arremesso de 2 pontos difícil, mesmo desequilibrado, que levou o Brasil para os vestiários com 16 pontos de frente (48 a 32).
Mas, a história da partida mudou completamente no segundo tempo. Defendendo forte e fervendo nas bolas de 3 pontos, a Sérvia deu as caras no confronto e tirou só se recuperou da desvantagem que chegou a ser de 18 pontos como virou o jogo (64 a 60) após perder o terceiro quarto por incríveis 32 a 12.

Tiago Splitter foi o jogador mais eficiente da partida (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Ao começar o período final convertendo um tiro de 3 pontos, os europeus abriram sua maior vantagem no confronto (67 a 60). Porém, a partir daí, o cenário do duelo tornou a mudar, mas desta vez, para o Brasil.
Com dois arremessos de 3 pontos e uma bandeja certeira do ala Marquinhos, a Seleção imprimiu uma incrível sequência de 14 a 1 e abriu seis pontos de diferença (74 a 68). A partir daí, os comandados de Rubén Magnano só administraram o bom momento e caminharam para um expressivo e emocionante resultado positivo, por 81 a 73.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito
*Horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca