#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É pra sorrir mesmo!

22-10-2015 | 10:46
Por Liga Nacional de Basquete

Com chuva de bolas de 3 e grande atuação de Antonio, Franca vence Regatas Lima com tranquilidade e se junta a Mogi e Brasília na segunda fase da Liga Sul-Americana

Time dirigido pelo experiente técnico Lula Ferreira está na 2º fase da Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Sorriso no rosto: Franca, dirigido pelo experiente técnico Lula Ferreira, está na 2º fase da Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)

Equipe com mais participações na Liga Sul-Americana na história, ao lado do Boca Juniors (ARG), o Franca Basquete está na segunda fase da edição 2015 da competição continental. Em sua décima aparição no torneio, o time do interior paulista superou o Regatas Lima (PER), com tranquilidade, por 108 a 69, nesta quinta-feira, em Quito (EQU), e garantiu um lugar na próxima fase.

Põe na conta: A vitória desta quinta-feira (22/10) foi a segunda dos francanos em três jogos disputados no Grupo D. Com esta campanha, a equipe garantiu matematicamente uma das duas vagas da chave à próxima fase da Liga Sul-Americana 2015 e se manteve vivo na briga pelo seu terceiro título sul-americano.

Fala aí: “Desde o início tínhamos confiança de que poderíamos conquistar esse feito. Trabalhamos duro, treinamos com afinco e demos nosso melhor dentro de quadra. A nossa equipe melhorou bastante e está apresentando desempenho cada vez mais sólido e consistente. A história e a torcida de Franca merecem isso”, afirmou o pivô Mathias.

E agora: Franca se juntou a Mogi das Cruzes/Helbor e UniCEUB/BRB/Brasília como representantes brasileiros na segunda fase do torneio continental. Além dos três times do NBB também estão classificados os argentinos Quilmes de Mar de Plata (ARG), Obras Sanitarias (ARG) e San Martín de Corrientes (ARG), o Malvín, do Uruguai, e o Guaros de Lara, da Venezuela.

As oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e jogarão entre si. O líder de cada chave avançará à decisão da competição, que neste ano será disputada em um playoff melhor de três jogos. Nos próximos dias, a FIBA Américas divulgará os grupos e o calendário completo da segunda fase.

Antônio teve atuação brilhante e comandou o largou triunfo francano (FIBA Américas/Divulgação)

Antônio teve atuação brilhante e comandou o largou triunfo francano (FIBA Américas/Divulgação)

O cara: Com excelente aproveitamento nas bolas de três pontos – seis acertos em oito tentativas (75%) –, o jovem ala Antônio brilhou na vitória franca sobre os peruanos e foi o cestinha do jogo, com 28 pontos. O jogador, de apenas 21 anos, ainda apanhou sete rebotes.

Também foram bem: Além de Antônio, os alas Schneider e Bruno Irigoyen também tiveram bons desempenhos na vitória francana. O primeiro marcou 19 pontos, com direito a cinco bolas de três, enquanto que o jovem ala ex-Minas contribuiu com 16 pontos.

“Choveu” de novo: Depois de converter 15 arremessos de três pontos na vitória sobre o U.T.E, Franca voltou a ter bom desempenho nos tiros atrás da linha de 6,75m. Nesta quinta foram 18 acertos nas bolas de longa distância, com direito a um excelente aproveitamento de 56% (32 tentativas).

Momento decisivo: Depois de um bom desempenho nas bolas de três pontos (5/10), mas um desempenho defensivo irregular, o Franca venceu o primeiro quarto por 25 a 22. Mas foi na segunda parcial que a equipe deslanchou. Com as entradas de Matheus, Erick e do garoto Pedro, o time francano melhorou sua defesa, venceu o período por 23 a 12 e deslanchou.

Na prancheta: Descontente com os 22 pontos marcados pelo Regatas, o técnico Lula Ferreira promoveu, junto com as três trocas em seu quinteto, a mudança de sua defesa para uma zona 2-3 no segundo período. A partir de então, os brasileiros pararam o ataque peruano e encaminharam a vitória e a classificação.

Jogada de mestre: No último segundo da partida, o pivô Thiago Mathias converteu uma bola de três pontos de bem longe da linha e selou a vitória francana na rodada final do Grupo D em grande estilo.