HOJE
É pra sorrir mesmo!
Por Liga Nacional de Basquete
Com chuva de bolas de 3 e grande atuação de Antonio, Franca vence Regatas Lima com tranquilidade e se junta a Mogi e Brasília na segunda fase da Liga Sul-Americana

Sorriso no rosto: Franca, dirigido pelo experiente técnico Lula Ferreira, está na 2º fase da Liga Sul-Americana (FIBA Américas/Divulgação)
Equipe com mais participações na Liga Sul-Americana na história, ao lado do Boca Juniors (ARG), o Franca Basquete está na segunda fase da edição 2015 da competição continental. Em sua décima aparição no torneio, o time do interior paulista superou o Regatas Lima (PER), com tranquilidade, por 108 a 69, nesta quinta-feira, em Quito (EQU), e garantiu um lugar na próxima fase.
Põe na conta: A vitória desta quinta-feira (22/10) foi a segunda dos francanos em três jogos disputados no Grupo D. Com esta campanha, a equipe garantiu matematicamente uma das duas vagas da chave à próxima fase da Liga Sul-Americana 2015 e se manteve vivo na briga pelo seu terceiro título sul-americano.
Fala aí: “Desde o início tínhamos confiança de que poderíamos conquistar esse feito. Trabalhamos duro, treinamos com afinco e demos nosso melhor dentro de quadra. A nossa equipe melhorou bastante e está apresentando desempenho cada vez mais sólido e consistente. A história e a torcida de Franca merecem isso”, afirmou o pivô Mathias.
E agora: Franca se juntou a Mogi das Cruzes/Helbor e UniCEUB/BRB/Brasília como representantes brasileiros na segunda fase do torneio continental. Além dos três times do NBB também estão classificados os argentinos Quilmes de Mar de Plata (ARG), Obras Sanitarias (ARG) e San Martín de Corrientes (ARG), o Malvín, do Uruguai, e o Guaros de Lara, da Venezuela.
As oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e jogarão entre si. O líder de cada chave avançará à decisão da competição, que neste ano será disputada em um playoff melhor de três jogos. Nos próximos dias, a FIBA Américas divulgará os grupos e o calendário completo da segunda fase.

Antônio teve atuação brilhante e comandou o largou triunfo francano (FIBA Américas/Divulgação)
O cara: Com excelente aproveitamento nas bolas de três pontos – seis acertos em oito tentativas (75%) –, o jovem ala Antônio brilhou na vitória franca sobre os peruanos e foi o cestinha do jogo, com 28 pontos. O jogador, de apenas 21 anos, ainda apanhou sete rebotes.
Também foram bem: Além de Antônio, os alas Schneider e Bruno Irigoyen também tiveram bons desempenhos na vitória francana. O primeiro marcou 19 pontos, com direito a cinco bolas de três, enquanto que o jovem ala ex-Minas contribuiu com 16 pontos.
“Choveu” de novo: Depois de converter 15 arremessos de três pontos na vitória sobre o U.T.E, Franca voltou a ter bom desempenho nos tiros atrás da linha de 6,75m. Nesta quinta foram 18 acertos nas bolas de longa distância, com direito a um excelente aproveitamento de 56% (32 tentativas).
Momento decisivo: Depois de um bom desempenho nas bolas de três pontos (5/10), mas um desempenho defensivo irregular, o Franca venceu o primeiro quarto por 25 a 22. Mas foi na segunda parcial que a equipe deslanchou. Com as entradas de Matheus, Erick e do garoto Pedro, o time francano melhorou sua defesa, venceu o período por 23 a 12 e deslanchou.
Na prancheta: Descontente com os 22 pontos marcados pelo Regatas, o técnico Lula Ferreira promoveu, junto com as três trocas em seu quinteto, a mudança de sua defesa para uma zona 2-3 no segundo período. A partir de então, os brasileiros pararam o ataque peruano e encaminharam a vitória e a classificação.
Jogada de mestre: No último segundo da partida, o pivô Thiago Mathias converteu uma bola de três pontos de bem longe da linha e selou a vitória francana na rodada final do Grupo D em grande estilo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca