HOJE
É tudo ou nada
Por Liga Nacional de Basquete
Empatados em 1 a 1, Corinthians e Brasília decidem vaga nas quartas de final neste sábado, com transmissão ao vivo no Fox Sports
O clima de playoffs é algo diferente do normal, com muita pressão e tensão na atmosfera das partidas. Isso se torna ainda mais evidente no último confronto da série, em que as duas equipes precisam da vitória para avançar de fase e os elementos envolvidos tomam maiores proporções.
Uma semana depois do início da pós-temporada do NBB CAIXA 2018/2019, já teremos a primeira série sendo decidida na partida final: Corinthians (7º) e Universo/Brasília (11º).
Com uma vitória para cada lado, os dois times decidirão quem passa para as quartas de final neste sábado (06/04), no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no Fox Sports.
Visualizar esta foto no Instagram.
Até aqui, o mando de quadra tem feito a diferença na série. O Brasília levou a melhor na primeira partida, diante de seus torcedores no Ginásio da ASCEB, por 87 a 78. Já o Corinthians foi superior nos minutos finais do segundo jogo, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), venceu por 92 a 86 e adiou a decisão para o Jogo 3.
O grande destaque da vitória do Timão nesta quinta-feira (04/04) foi o norte-americano naturalizado peruano Kyle Fuller, que anotou 26 pontos na partida – 13 deles no último quarto. O “Gringo da Favela” ressaltou a concentração do time nos momentos decisivos e projetou um grande duelo no Jogo 3.
“Foi o que falei para meus companheiros: não podíamos pirar. Foi um jogo muito forte, eles (Brasília) jogaram com muita confiança, o Zach Graham jogou muito bem, eu estou jogando contra eles. Deus estava do nosso lado hoje. Para o próximo jogo podemos esperar a mesma coisa. Vamos lutar até o final, tenho certeza que eles vão lutar também. Com certeza vai ser um grande jogo”, disse Fuller.
+Estatísticas completas de Fuller no NBB CAIXA
Visualizar esta foto no Instagram.
Quem também teve papel fundamental no triunfo foi o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni. O jogador de 38 anos terminou o jogo com 19 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e 25 de eficiência – o mais eficiente da partida.
Com bom aproveitamento nos arremessos de quadra (73%), Giovannoni foi perfeito nos dez minutos finais e não errou nenhum chute, com 11 pontos feitos em 11 tentados. Para ele, o grande mérito do Corinthians foi manter a tranquilidade, mesmo estando contra a parede, com a obrigação de vencer para continuar vivo na competição.
“Sabíamos que seria um jogo tenso, tínhamos que sentir a tensão, sim, mas não além do que seria o jogo. Pensar em não perder é um peso muito grande. Tínhamos que pensar em bater o Brasília, que se mostrou um time muito aguerrido durante a temporada. Então nossa mentalidade foi de construir o jogo pouco a pouco. Mantivemos a tranquilidade o jogo todo e isso foi muito importante”, afirmou o ala/pivô do Corinthians.
+Estatísticas completas de Guilherme Giovannoni no NBB CAIXA

Sem errar no último quarto, Giovannoni foi fundamental em manter o Timão vivo na série (Beto Miller/Corinthians)
Do outro lado, o ala norte-americano Zach Graham teve mais uma grande atuação na temporada. O segundo maior cestinha da temporada anotou 26 pontos, mesma marca de Fuller (o maior pontuador da edição), mas não foi o suficiente para classificar o Brasília no Jogo 2.
“O basquete é assim, ainda mais em playoffs. Ninguém quer perder e voltar para casa. Eles (Corinthians) jogaram duro e levaram a melhor. Basquete é assim, playoffs é assim. Somos todos bons competidores e estamos prontos para a próxima. Agora vamos descansar, esquecer esse jogo e voltar mais fortes para o jogo decisivo. Isso é playoffs, eu amo isso”, afirmou Zach Graham.
+Estatísticas completas de Zach Graham no NBB CAIXA

Graham é o grande nome do Brasília em busca da vaga nas quartas de final do NBB CAIXA (Beto Miller/Corinthians)
Já o armador Gui Santos, autor de 18 pontos na última partida, disse não haver favorito para o decisivo Jogo 3, mesmo com o fator casa favorável ao Corinthians.
“A série está empatada, vamos corrigir os erros para não cometê-los no Jogo 3. Não há favorito, mesmo com o mando de quadra, as últimas temporadas mostraram isso. Precisamos entrar firmes sábado para buscar a classificação”, disse Gui Santos.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca