#JOGAJUNTO

NBB Caixa

É Uberlândia!

Minas MIN 83
x
91 Uberlândia UBE
17
1ºQ
X
19
26
2ºQ
X
18
17
3ºQ
X
26
23
4ºQ
X
28

Arena VIVO

21 de dezembro de 2013

Superior no último quarto, Uberlândia vence o clássico mineiro contra o Minas, fora de casa, e encerra o ano de 2013 na sexta colocação do NBB6

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
83
X
91
83
PTS
91
4
A3C
7
27
A2C
20
17
LLC
30
34
RT
28
17
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Unitri/Magazine Luiza encerrou o ano de 2013 com uma bela vitória sobre seu rival Minas Tênis Clube, no clássico mineiro do NBB, fora de casa, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), por 91 a 83.

Desta forma, a equipe comandada por Hélio Rubens vai comemorar as festas de fim de ano ocupando a 6ª posição na tabela de classificação, com seis triunfos em dez partidas no campeonato (60% de aproveitamento).

Com destaque para a atuação coletiva do time de Uberlândia. Seis jogadores dos atuais vice-campeões ultrapassaram a marca dos dez pontos no clássico: Robert Day (15), Léo Waszkiewicz (15), Valtinho (14), Cipolini (13), Audrei (11) e Helinho (11). Enquanto isso, o Minas contou com boa atuação do estreante ala Brian Laing, autor de 15 pontos.

Após muita disputa, o Uberlândia, do armador Valtinho, cresceu no último quarto e levou a melhor sobre o Minas (Jarbas Oliveira/Divulgação)

Após muita disputa, o Uberlândia, do armador Valtinho, cresceu no último quarto e levou a melhor sobre o Minas (Jarbas Oliveira/Divulgação)

O clássico começou bem pegado, mas aos poucos, o Uberlândia foi tomando as rédeas da partida e abrindo vantagem (13 a 6), contando com a boa presença do pivô Cipolini. Sem perder tempo, o Minas não só igualou, como chegou a virar o jogo (17 a 16), mas nos segundos finais, o ala uberlandense Audrei converteu uma bola de 3 pontos que deixou os visitantes em vantagem ao final da primeira etapa (19 a 17).

Logo no início do segundo período, os minastenistas tomaram a liderança do placar (21 a 19). A partir deste momento, a equipe dirigida por Hélio Rubens iniciou uma perseguição total ao resultado e o jogo foi ficando cada vez melhor. O Uberlândia até chegou a retomar a ponta (31 a 30), mas os donos da casa logo tornaram a ficar na frente (35 a 33) e os comandados de Carlos Romano foram para os vestiários vencendo, por 43 a 37.

Com uma cesta seguida de falta e um lance livre convertido pelo estreante Brian Laing, seguido de uma bandeja do pivô Moisés após rebote ofensivo, o Minas ficou com dez pontos de frente (47 a 37). Insatisfeito com o prejuízo, o Uberlândia partiu pra cima e engatou uma sequência de 7 a 0, que os deixou com apenas três tentos de desvantagem. (47 a 44).

A perseguição uberlandense continuou firme e forte, de maneira que o esquadrão de Belo Horizonte não resistiu e sofreu a virada (58 a 57), mas menos de um minuto depois, já liderava o clássico novamente (60 a 58). Um lance livre de Léo e dois de Gruber devolveram a vantagem ao Uberlândia, com 21 segundos para o fim do terceiro período (61 a 60). O Minas teve a chance, também nos lances livres, de ficar com a ponta de novo, mas não aproveitou e tomou uma bandeja do armador Ícaro, fazendo com que o time visitante ficasse com três pontos de frente, ao final do terceiro quarto (63 a 60).

O time de Robert Day, Valtinho, Cipolini e cia, ampliou a vantagem para a casa dos cinco pontos e manteve esta margem durante boa parte do quarto período.  Conforme o tempo ia passando, a equipe dirigida por Hélio Rubens foi se firmando e aumentando a diferença aos poucos, enquanto o Minas não encontrou solução para reverter sua situação na partida e tirar a vitória do Uberlândia no clássico mineiro.