#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

É agora

23-01-2014 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença do atual campeão Pinheiros, Grupo A abre disputas da Liga das Américas 2014; equipe paulista estreia nesta sexta, diante do Cocodrilos (VEN)

Primeiro brasileiro a entrar em quadra, o Pinheiros vai em busca do bicampeonato da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Primeiro clube brasileiro a entrar em quadra, o Pinheiros vai em busca do bicampeonato da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A bola vai subir para a Liga das Américas 2014. A corrida pelo título da principal competição da América Latina começa com as disputas do Grupo A, chave do atual campeão Pinheiros/SKY, realizada em Neiva, na Colômbia. O primeiro adversário do clube da capital paulista será o Cocodrilos (VEN), nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Fox Sports 2.

Junto dos pinheirenses, os dois primeiros colocados do último NBB, Flamengo e Unitri/Magazine Luiza, e o atual campeão da Liga Sul-Americana, UniCEUB/BRB/Brasília, são os representantes brasileiros na briga por um título do campeonato internacional, que dá ao campeão uma vaga na Copa Intercontinental.

Além dos venezuelanos, o clube da capital paulista terá pela frente no Grupo A o Toros de Nuevo Laredo (MEX), no sábado (25/01), e o anfitrião Bambuqueros (COL), último adversário da chave, no domingo (26/01).

“É uma fase de classificação muito difícil, um quadrangular muito forte. Essa competição depende muito do que as equipes trazem de jogadores estrangeiros para se reforçarem, mas a expectativa pela primeira rodada é grande, para conhecermos os adversários”, analisou o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari.

Capitão da equipe pinheirense, o ala norte-americano Shamell terá papel muito importante no primeiro duelo do grupo, contra o Cocodrilos, mas não só dentro da quadra. No meio do ano passado, durante as férias, o atual cestinha do NBB 2013/2014 disputou a fase final do Campeonato Venezuelano pelo Marinos e enfrentou o Cocodrilos.

“Já conheço o técnico, os jogadores estrangeiros e um pouco da estratégia desse time, então dá uma vantagem para a gente. Dei informações para o Cláudio e isso vai nos ajudar. Mas temos que entrar focados, jogando coletivamente. Acho que nosso time foi montado pra jogar esse campeonato”, comenta Shamell.

“Acredito que esse primeiro jogo contra o time venezuelano seja o mais difícil. Não vai ser fácil, mas estamos bem preparados. Vamos com os pés no chão”, completou o camisa 24.

Equipe do Pinheiros

Na última temporada, Pinheiros conquistou o título da Liga das Américas; equipe inicia defesa do título nesta sexta (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A baixa da equipe do Pinheiros para este fase inicial da Liga das Américas fica por conta do ala/armador norte-americano Joe Smith, que  por conta de um problema no tornozelo, foi vetado pelo departamento médico e é desfalque certo para Cláudio Mortari nos três compromissos no campeonato continental.

Ao final da fase de grupos, em 26 de fevereiro, os dois melhores de cada chave se classificam para os quadrangulares semifinais, o Grupo E, que acontecerá entre 28 de fevereiro e 02 de março, e o Grupo F, marcado para 07 a 09 de março.

Os clubes que terminarem a segunda etapa entre dos dois primeiros colocados avançarão ao Final Four, que está agendado para 21 e 22 de março, ainda sem sede definida. O campeão da Liga das Américas 2014 estará automaticamente classificado para Copa Intercontinental de Clubes, competição do qual o Pinheiros/SKY foi vice-campeão, ao ser superado pelo Olympiacos, da Grécia.

Confira os horários (de Brasília) da partidas do Grupo A da Liga das Américas 2014:

24/01 (sexta-feira)
21h – Pinheiros/SKY x Cocodrilos (VEN)
23h15 –Bambuqueros (COL) x Toros (MEX)

25/01 (sábado)
21h – Toros (MEX) x Pinheiros/SKY
23h15 – Cocodrilos (VEN) x Bambuqueros (COL)

26/01 (domingo)
21h – Toros (MEX) x Cocodrilos (VEN)
23h15 – Bambuqueros (COL) x Pinheiros/SKY (BRA)

Confira as sedes, as datas e a divisão dos grupos da Liga das Américas 2014:

Grupo A – 24,25,26 de janeiro – Neiva (COL)

– Bambuqueros (COL)
– Cocodrilos (VEN)
– Pinheiros/SKY (BRA)
– Toros de Nuevo Laredo (MEX)

Grupo B – 30 e 31 de janeiro e 01 de fevereiro – Montevideo, (URU)

– Aguada (URU)
– Unitri/Magazine Luiza (BRA)
– Lanús (ARG)
– Leones de Ponce (PUR)

Grupo C – 7,8 e 9 de fevereiro – Xalapa (MEX) 

– Halcones de Xalapa (MEX)
– Regatas de Corrientes (ARG)
– UniCEUB/BRB/Brasília (BRA)
– Marinos de Anzoátegui (VEN)

Grupo D – 14,15 e 16 de fevereiro – Quito (ECU)

– Mavort (ECU)
– Flamengo (BRA)
– Capitanes de Arecibo (PUR)
– Leones de Quilpue (CHI)