HOJE
É dele!
Por Liga Nacional de Basquete
Treinador com mais títulos na história do NBB CAIXA, José Neto fatura Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano pela 1ª vez; prêmio volta a ficar com campeão após 5 anos
Foram quatro temporadas e quatro títulos, mas agora, José Neto conquistou um prêmio inédito em sua trajetória no NBB CAIXA: o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano. Nesta terça-feira, na Festa dos Melhores do Ano, realizada em São Paulo (SP), o comandante tetracampeão pelo Flamengo foi nomeado o melhor treinador da temporada e comemorou o primeiro troféu individual de sua carreira.
Para ficar com o tão desejado troféu de melhor treinador da temporada, José Neto levou a melhor na disputa com o também finalista Demétrius Ferracciú, comandante do vice-campeão Paschoalotto/Bauru, e com Alberto Bial, que guiou o Solar Cearense a uma campanha histórica, marcada pela inédita classificação no G-4 e a inédita ida direta às quartas de final.
“Fico muito feliz em ser nomeado o melhor técnico da temporada. Esse troféu me motiva ainda mais em continuar pelo caminho que estamos fazendo. Não é nada fácil, a cada ano o campeonato fica mais forte, mas o resultado vem sendo muito satisfatório e feitos como esse marca muito a nossa vida”, comentou o técnico José.

Tetracampeão do NBB CAIXA, José Neto, do Flamengo, faturou o prêmio de melhor técnico da temporada 2015/2016 (João Pires/LNB)
Com a condecoração de José Neto, o Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico voltou a ficar com o campeão da temporada depois de cinco temporadas. A última vez em que isso aconteceu foi em 2009/2010, quando Lula Ferreira, hoje membro da diretoria do Franca Basquete, conquistou o título com o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e foi eleito o treinador do ano.
Nascido em Itapetininga (SP), José Alves Neto iniciou sua carreira de treinador nas categorias de base do Paulistano (SP) em 1992. Nove anos depois, assumiu a equipe adulta, em que ficou até 2007. Depois, comandou a Ulbra (SP), Palmeiras (SP) e disputou seu primeiro NBB CAIXA pelo Joinville (SC), na temporada 2011/2012.
Em 2012/2013, foi contratado pelo Flamengo e por lá deu início a uma verdadeira dinastia. Em quatro temporadas, foram quatro títulos do NBB CAIXA, uma Liga das Américas e um Mundial de Clubes (maior conquista da história do basquete do clube), ambos em 2014. Além disso, comandou o clube da Gávea na turnê pela pré-temporada da NBA, algo inédito no basquete brasileiro.

José Neto fecha a temporada 2015/2016 do NBB CAIXA com o título e o prêmio de melhor técnico (João Pires/LNB)
Paralelamente ao Flamengo, José Neto exerce a função de assistente técnico do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira. Neste cargo, participou dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), da Copa do Mundo da Espanha (2014) e do ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015). De quebra, comandou o Brasil no Sul-Americano da Venezuela (2014) e ficou com a medalha de bronze.
“O que me marca mais não é o prêmio e sim saber que para subir no palco e ser nomeado o melhor técnico da oitava edição do NBB CAIXA depois de passar por uma grande votação que envolveu os capitães, personalidades do basquete e também meus companheiros técnicos. Ver que outros técnicos admiram seu trabalho e mostram isso é fenomenal”, comentou o melhor técnico do NBB CAIXA.
“Eu que subi no palco para vencer esse prêmio, mas ele é da minha equipe e das pessoas que eu trabalho duro todos os dias para fazer o Flamengo conquistar tudo que vem ganhando. É muito satisfatório fechar a temporada com o prêmio de melhor de treinador, mas vencer o troféu de campeão é algo sem palavras”, concluiu Neto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Também foram votados para o Troféu Ary Vidal do NBB CAIXA 2015/2016:
Bruno Savignani (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília), César Guidetti (EC Pinheiros), Danilo Padovani (Mogi das Cruzes/Helbor), Dedé Barbosa (Rio Claro Basquete), Gustavo de Conti (Paulistano/Corpore), Lula Ferreira (Franca Basquete) e Régis Marrelli (Universo/Vitória)
Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB:
2015/2016 – José Neto (Flamengo)
2014/2015 – Dedé Barbosa (Limeira)
2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano/Corpore)
2012/2013 – Lula Ferreira (Franca Basquete)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José)
2010/2011 – Hélio Rubens (Franca Basquete)
2009/2010 – Lula Ferreira (Franca Basquete)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca