HOJE
Ele é o MVP
Por Liga Nacional de Basquete
Com grandes atuações na conquista do título da Liga Ouro 2019, Pezão é eleito MVP das Finais e exalta força coletiva da Unifacisa: "também é mérito deles"
Wilmar Borges Garcia, mais conhecido como Pezão, é um dos principais jogadores do elenco da Unifacisa, equipe campeã da Liga Ouro 2019. Não à toa, o jogador demonstrou toda a sua importância durante a série que deu o título a equipe de Campina Grande.
Graças a isso, o pivô da equipe paraibana foi eleito o MVP das Finais da Liga Ouro, após mais uma partida de gala, no último e decisivo confronto da série melhor de cinco, em que computou um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes, além de 17 de eficiência.
“O que fiz foi ajudar a minha equipe da melhor forma possível. Trabalhamos muito forte e, por conta disso, cresci muito com os meus companheiros. Isso também é mérito deles, que me ajudaram. O Paulo, o (Rodrigo) Piru sempre falaram comigo e eles tem uma parcela nisso”, disse o jogador.

Com atuações consistentes, Pezão foi eleito MVP das Finais da Liga Ouro 2019 (Daniel Nery/Unifacisa)
Durante a temporada, as grandes atuações se tornaram um fato recorrente na vida de Pezão, especialmente nos playoffs da competição, em que detém média de 10,2 pontos, 7,4 rebotes e 15,0 de eficiência. Além disso, as Finais marcaram a guinada do jogador de uma vez por toda ao protagonismo da equipe.
Ao todo, nos cinco jogos da finalíssima, Pezão anotou expressivas médias de 13,4 pontos, 9,6 rebotes e 18,2 de eficiência. Para Eduardo Schafer, treinador da Unifacisa, os bons números pivô não o surpreendem, principalmente pelo profissionalismo apresentado no dia a dia.
“Para mim não é surpresa o Pezão ter levado o MVP das Finais. Os gringos têm um volume ofensivo bem maior, a aposta era sempre neles, mas o que esse rapaz (Pezão) trabalha e é profissional, não tem igual. É o primeiro a chegar no treino, o último a sair, sempre se cuidando muito, extremamente dedicado e concentrado. Acho que foi merecido demais, por tudo que ele fez desde o primeiro treino até esse último jogo pela equipe”, afirmou o treinador.

Eduardo Schafer exaltou a entrega e o empenho do pivô (Daniel Nery/Unifacisa)
E as boas atuações não são de hoje. Tendo disputado a LDB (Liga de Desenvolvimento) em 2014 (Náutico) e 2015 (Extremos), Pezão anotou médias de 17,3 pontos, 9,5 rebotes e 16,4 de eficiência nas duas edições em que atuou no campeonato de base. Além disso, o jogador ainda acumula duas passagens no NBB CAIXA, nas temporadas 2015/2016 (Vitória) e 2016/2017 (Macaé).
Agora, após o título da Liga Ouro, a Unifacisa de Pezão figurará na próxima temporada do NBB CAIXA e o jogador voltará a atuar na elite do basquete nacional.
Para o pivô, a conquista da Liga Ouro e a vaga na próxima edição do NBB CAIXA concretizaram um sonho antigo de toda a cidade de Campina Grande.
“É a melhor coisa. Era um título que a cidade toda queria já há um tempo. Trabalhamos aos poucos e com cuidado para alcançarmos isso. A sensação é a melhor possível. Estamos muito entusiasmados e, se tudo der certo, vamos fazer bonito no NBB”, finalizou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca