HOJE
Ele é o rei!
Por Liga Nacional de Basquete
Único pentacampeão da história do NBB CAIXA, Marcelinho Machado faz 26 pontos no Jogo 5 e mostra que o brilho de sua estrela não tem fim mesmo aos 41 anos

Marcelinho também pegou 10 rebotes, totalizou um duplo-duplo e foi o mais eficiente do Jogo 5 (Fotojump/LNB)
O tempo parece não passar para Marcelinho Machado. Incansável, o capitão do Flamengo mostrou que mesmo aos 41 anos é capaz de coisas incríveis e que o brilho de sua estrela não tem fim. No jogo que decidiu o título do NBB CAIXA 2015/2016 o camisa 4 saiu do banco de reservas para fazer 26 pontos e foi “o cara” da vitória rubro-negra sobre o Paschoalotto/Bauru, por 100 a 66.
Com mais este título, Marcelinho Machado se isolou ainda mais como maior campeão da história do NBB CAIXA, agora com cinco conquistas. Além disso, o ala de 2,00m se igualou ao ex-jogador francano Fausto Gianecchini como maior campeão da história de todos os nacionais do basquete brasileiro, com sete troféus – cinco no NBB CAIXA e dois Campeonatos Brasileiros da CBB – 2005 pelo Telemar (RJ) e 2008 com o Flamengo.
“Me emocionei muito hoje. Com certeza esse é um dos títulos mais importantes da minha carreira. Quando eu cheguei ao Flamengo, lá atrás, jamais poderia imaginar que viveria um momento como esse. Não é mais um (título) pra mim. É muito especial para mim essa conquista. Sou privilegiado de poder contribuir assim para o título mesmo aos 41 anos”, disse Marcelinho, como os olhos marejados.

Marcelinho Machado agora é o maior campeão da história dos campeonatos nacionais, com 6 títulos (Fotojump/LNB)
Marcelinho chegou ao Jogo 5 acumulando em média 9,25 pontos nos quatro primeiros jogos da série. Mas a estrela do maior cestinha da história das Finais do NBB CAIXA brilhou na hora certa, e o resultado não poderia ser melhor: seis bolas de 3 pontos, 26 tentos no total, além de expressivos dez rebotes, 32 de eficiência – recordes pessoais na temporada – e a costumeira ovação da torcida: “Ah, é Marcelinho.. Ah, é Marcelinho”.
“Durante a partida de hoje eu tive uns pensamentos mais profundos do que normalmente. Quando eu pisei em quadra já tinha na cabeça que tudo estava conspirando a meu favor. Normalmente eu entro no final do primeiro quarto, mas o Luz fez duas faltas cedo e eu entrei antes. Com isso, eu pude ‘aquecer’ um pouco no jogo”, comentou Marcelinho.
Peça fundamental para a vitória rubro-negra, Marcelinho teve seu grande momento no jogo durante o terceiro quarto, em que anotou 11 pontos. No embalo de seu capitão, o Flamengo deslanchou, venceu a parcial por expressivos 32 a 17 e levou sua vantagem no placar para a casa dos 20 pontos.
“No terceiro quarto foi o momento chave do jogo e demos o ‘bote’ certo. Tivemos um grande aproveitamento ofensivo e conseguimos parar o poderoso ataque do Bauru. Depois disso não perdemos o foco e confirmamos a vitória com essa grande margem no placar”, analisou Marcelinho.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca