
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Ele fez a festa


Laprovittola toma conta do jogo e comanda vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, em pleno Palestra Itália lotado; equipe carioca chega a três vitórias em três jogos no NBB
Por Liga Nacional de Basquete


Como já era esperado, o Ginásio Palestra Itália estava lotado para o clássico de camisas de futebol do NBB entre Palmeiras/Meltex e Flamengo. Porém, um jogador em especial não só estragou, como fez a festa na casa palmeirense: o armador rubro-negro Nicolás Laprovittola, que liderou a vitória do clube carioca, por 84 a 71.
Com largos 30 pontos, seis rebotes e cinco assistências, o argentino tomou conta do jogo, assim como fez nas partidas anteriores, diante do Uniceub/BRB/Brasília e do Universo/Goiânia, e guiou o os flamenguistas a mais uma vitória, a terceira consecutiva da equipe da Gávea neste início de temporada 2013/2014 do NBB.
“Foi uma grande partida dele (Laprovittola), ou melhor, mais uma, né? Tínhamos a expectativa de que seria um jogo muito difícil, acho que até por isso conseguimos enfrentar bem essas dificuldades. Se a gente chegasse achando que ia ser fácil e encontrar um time destes como o do Palmeiras, físico como é, ia ser muito pior. A gente se preparou para isso e mantivemos o controle do jogo. Nesse momento é muito importante conseguir as vitórias, principalmente fora de casa, já pensando no objetivo que a gente quer nesta temporada”, analisou o técnico rubro-negro, José Neto.
Ainda pelo lado rubro-negro, destaque para Olivinha, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes. Pelo lado do Palmeiras, o principal jogador em quadra foi o armador Neto, responsável por 18 pontos, seguido de Átila dos Santos, com 15 pontos e nove rebotes.
A presença da torcida palmeirense animou não só os jogadores, mas a própria partida em si, que começou a mil por hora. Com extremo equilíbrio, os dois times revezaram constantemente na ponta do placar, mas nos primeiros momentos, a superioridade foi do Palmeiras (11 a 7). Não satisfeito com a desvantagem, o Flamengo se impôs no duelo e tornou a ficar na frente. No segundo final, uma ponta aérea para Tyrone Curnell terminou em cesta e as equipes encerraram a etapa inicial empatas, em 19 a 19.
Com Laprovittola no comando, os rubro-negros se firmaram na ponta do placar durante todo o segundo período e chegou a colocar cinco pontos de frente (30 a 25). A vantagem carioca será pouca e os donos da casa correram atrás. A torcida foi inflamando aos poucos e o time alviverde foi junto. Desta forma, o clube de Palestra Itália chegou a ficar a um ponto do adversário (30 a 29), que foi para os vestiários ganhando por três tentos (34 a 31).
Uma bela sequência de Laprovittola e Vitor Benite, responsáveis pelos 11 primeiros pontos rubro-negros na terceira etapa, deixou o Flamengo com nove pontos de frente (45 a 36). Assim como na etapa anterior, o Palmeiras encontrou forças e se recuperou novamente na partida, com direito a duas belas enterradas de Tyrone Curnell, que incendiaram o Ginásio Palestra Itália (52 a 48). Uma sequência de faltas técnicas contra os palemeirense devolveu a boa vantagem ao Flamengo, que fechou o terceiro quarto vencendo por 61 a 50.
No quarto período, os cariocas ampliaram a vantagem e foram administrando-a no decorrer da partida. Ainda se aproveitando da falta de efetividade do Palmeiras no ataque, que dependeu muito das jogadas do armador Neto, o Flamengo foi confirmando sua vitória aos poucos. Os donos da casa bem que tentaram, mas não conseguiram tirar a diferença da casa dos dez pontos e evitar o triunfo flamenguista no clássico de camisas do NBB.