#JOGAJUNTO

LDB

Ele resolveu

Vitoria (BA) LDB ECV 42
x
89 Paulistano CAP
14
1ºQ
X
25
7
2ºQ
X
20
10
3ºQ
X
27
11
4ºQ
X
17

26 de junho de 2013

Com ótima atuação, armador Lucas Duso comanda vitória tranquila do Paulistano sobre o Vitória; equipe paulista chegou ao segundo triunfo na LDB 2013

DOCUMENTOS:
Súmula
42
X
89
42
PTS
89
2
A3C
7
10
A2C
24
16
LLC
20
27
RT
54
4
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Um bom rendimento de um time passa diretamente pela atuação de seu armador. Esta frase, muito utilizada entre os técnicos de basquete, se encaixou perfeitamente para o Paulistano/Unimed na rodada desta quarta-feira da LDB 2013. Com uma ótima atuação de Duso, a equipe da capital paulista conquistou se reabilitar da derrota sofrida para o Sport, na última terça-feira, e somou sua segunda vitória na competição Sub-22, ao bater o SFC/Vitória/Cavalo Marinho, pelo placar de 89 a 42.

Dono de um estilo de jogo arrojado, Duso, de apenas 19 anos e 1,78m de altura, mostrou um basquete de gente grande no duelo disputado na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG). O armador converteu 32 dos 46 pontos que tentou (69,6% de aproveitamento), além de roubar quatro bolas, distribuir três assistências e apanhar três rebotes, e foi fundamental para a vitória do time da cidade de São Paulo.

“Nós começamos o jogo achando que poderíamos ganhar a hora que nós quiséssemos. Mas, sabíamos que o time do Vitória tem qualidade e que as coisas poderiam se complicar. Aos poucos fomos melhorando nossa postura e eu senti que eu deveria chamar a responsabilidade para o erguer um pouco a moral do time e deu certo. Tenho a confiança dos meus companheiros e isso é muito importante, disse Duso, que construiu a maior pontuação da competição até o momento em apenas 23 minutos em quadra.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

[galeria id=”39324”]

No embalo de Felipe Borges, o Vitória começou melhor a partida. O ala/armador anotou sete dos primeiros 11 pontos da equipe e ajudou o esquadrão baiano a abrir três pontos de frente nos minutos iniciais da partida (11 a 8). Porém, na sequência, o armador do Paulistano, Duso, melhorou seu rendimento e, consequentemente, o time da capital paulista subiu de produção. Sendo assim, os comandados do técnico Beto conseguiram fechar o primeiro quarto com 11 pontos de vantagem: 25 a 14.

O começo do segundo período não foi bom para nenhum dos dois lados. Com muitos erros e pouca produtividade ofensiva, as equipes ficaram mais de seis minutos com o placar da parcial em 4 a 4. Na parte final do quarto, Duso voltou a aparecer bem, junto com o também armador Thomas Poles, que saiu do banco de reservas para protagonizar boas jogadas, e o Paulistano conseguiu ampliar sua vantagem. Então, os 11 pontos de frente ao final dos dez minutos iniciais se transformaram em 24 tentos de diferença (45 a 21) antes da chegada do intervalo.

A boa exibição na parte final do segundo quarto trouxe tranquilidade ao Paulistano, especialmente para Duso. Grande nome do primeiro tempo, o armador seguiu atuando com soberania e autoridade em quadra e foi responsável por 13 pontos, com direito a três tiros certeiros da linha de três pontos, no terceiro quarto. Com seu principal jogador em alta, além de um bom trabalho defensivo, o Paulistano não deu chances ao Vitória durante a parcial e chegou para o último período com 72 a 31 de frente.

Já com o jogo praticamente definido, o treinador Beto, do Paulistano, resolveu poupar seus principais jogadores, inclusive Duso, da parcial final. Mesmo com uma formação completamente reserva em quadra, a equipe da capital paulista seguiu atuando com intensidade e confirmou sua segunda vitória na LDB 2013 de maneira tranquila.

“O Duso é o termômetro do time. Quando ele vai bem, as coisas se encaminham bem para nós e foi justamente o que aconteceu hoje. Entramos um pouco na ‘ressaca’ do jogo de ontem contra o Sport, mas soubemos melhorar o rendimento dentro da partida e conseguimos sair com a vitória”, explicou o técnico Beto.