HOJE
Elencos reforçados
Por Liga Nacional de Basquete
Macaé, São José e UNIFACISA anunciam novas contratações para disputa da Liga Ouro 2018; confira

Pivô canadense Shayok Shayok é um dos reforços da UNIFACISA para a Liga Ouro 2018 (Divulgação/Journal Star)
O período de negociações para a Liga Ouro 2018 segue a todo vapor. Na última semana, Macaé Basquete (RJ) e São José Basketball (SP), equipes que já disputaram o NBB CAIXA ao longo de suas histórias, anunciaram contratações para a divisão de acesso à elite do basquete nacional, assim com a estreante UniFACISA (PB). Confira as relação dos respectivos times.
Macaé Basquete
O Macaé Basquete fechou seu elenco ao confirmar a vinda dos dois últimos nomes: o armador Márcio Pitico, de 24 anos, que retorna à equipe após longo tempo se recuperando de uma grave lesão no joelho, e o ala/pivô Matheus Pereira, de 23 anos, que acumula passagens por Limeira, Minas e Liga Sorocabana, seu último clube.
”Estou ansioso para conhecer toda a equipe e realizar um bom trabalho para, assim, conquistarmos as vitórias. Espero aprender mais com o Léo e o Pablo, pois vi o trabalho que eles realizaram no NBB e sei que são grandes treinadores. Agradeço, acima de tudo, a oportunidade”, disse Matheus.

Após longo tempo de recuperação de uma grave lesão no joelho, Pitico está de volta ao Macaé Basquete (Jessica Santana/Universo Vitória)
Pitico atuou com a camisa do Macaé na temporada 2016/2017, a última da equipe no NBB CAIXA. Além disso, o armador nascido em Novo Hamburgo (RS) foi revelado pelo Tijuca (RJ), onde jogou duas edições da LDB e do NBB CAIXA, e passou pelo Minas (MG), onde ficou por mais três temporadas.
“Estou muito motivado por fazer o que eu gosto, que é jogar em alto nível. Voltar após uma lesão séria no joelho, será fantástico. Melhor ainda por ser ao lado de irmãos que o basquete me deu”, comemorou Pitico, que somou médias de 4,8 pontos e 1,9 assistências no último NBB CAIXA pelo Macaé.
O elenco do Macaé Basquete conta também com os americanos TJ Bell (ala/pivô), Nate Barnes (armador) e Isaac Thornton (ala/armador), os alas/armadores Chupeta, Gustavo Rabelo e Matheuzinho, os alas Castellon e Vini, os alas/pivôs Rafa Oliveira e Pablo, e o pivô Ygor. E, com a chegada de Pitico e Matheus, o Macaé fecha o seu elenco para a Liga Ouro.
São José Basketball

Campeão da Liga Ouro 2017 pelo Botafogo, Feliz passou por diversas equipes do NBB CAIXA (Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)
Outra equipe que busca o retorno à elite do basquete nacional, o São José Basketball anunciou mais um reforço com título da Liga Ouro no currículo. Trata-se do pivô Feliciano Perez Neto, o “Feliz”, que atuou na conquista do Botafogo (RJ) na última divisão de acesso.
O atleta estava treinando no GSA Udine, da Itália. Bastante experiente, o pivô acumulou passagens por Brasília (DF), Flamengo (RJ), Franca Basquete (SP) e por último o Universo/Vitória, todos disputando o NBB CAIXA.
Com a chegada de Feliz, o técnico Jaú conta com sete novos atletas: o armador Alexandre Pinheiro, os alas Christian Panunzio, Rafa Moreira e Márcio Dornelles, e os pivôs Atílio e Douglas Nunes. Além deles, a equipe conta com Baby, Luquinha, Pedro Paulo e Leo, todos da equipe Sub-20.
A estreia do São José na Liga Ouro 2018 será no dia 28 de fevereiro, às 19h15, contra o Unifacisa (PB), fora de casa, na Arena UNIFACISA, em Campina Grande (PB). A primeira partida em casa será no dia 06 de março, às 20 horas, no saudoso “caldeirão” Lineu de Moura, contra Brusque (SC).
UNIFACISA
Quem também está reforçando o elenco expressivamente para a Liga Ouro é o UNIFACISA (PB), estreante na competição. Depois de anunciar os alas Guto e Rafael Stabile, ambos ex-Caxias do Sul (RS), e o armador norte-americano Farad Cobb, vindo do basquete universitário norte-americano, a equipe paraibana acertou com mais quatro nomes.
Um deles é o armador Murilinho, de 22 anos, revelado pelo Palmeiras (SP) e que jogou o último NBB CAIXA pelo Universo/Vitória. Outro é o pivô Felipe Rech, de 24 anos, que tem passagens por Pinheiros e Caxias e que na temporada passada estava atuando no basquete do Paraguai.
Os novos nomes estrangeiros na equipe ficaram por conta do armador camaronês Mouaha Adrien, de 21 anos, que é refugiado de seu continente e vinha treinando com a equipe de basquete do Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP), e do pivô canadense Shayok Shayok, de 27 anos e 2,03m de altura, que passou pela Bradley University e pela University of Missouri Kansas City em sua carreira universitária. Confira alguns lances dele:
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca