#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Elencos reforçados

29-01-2018 | 02:37
Por Liga Nacional de Basquete

Macaé, São José e UNIFACISA anunciam novas contratações para disputa da Liga Ouro 2018; confira

Pivô canadense Shayok Shayok é um dos reforços da UNIFACISA para a Liga Ouro 2018 (Divulgação/Journal Star)

O período de negociações para a Liga Ouro 2018 segue a todo vapor. Na última semana, Macaé Basquete (RJ) e São José Basketball (SP), equipes que já disputaram o NBB CAIXA ao longo de suas histórias, anunciaram contratações para a divisão de acesso à elite do basquete nacional, assim com a estreante UniFACISA (PB). Confira as relação dos respectivos times.

Macaé Basquete

O Macaé Basquete fechou seu elenco ao confirmar a vinda dos dois últimos nomes: o armador Márcio Pitico, de 24 anos, que retorna à equipe após longo tempo se recuperando de uma grave lesão no joelho, e o ala/pivô Matheus Pereira, de 23 anos, que acumula passagens por Limeira, Minas e Liga Sorocabana, seu último clube.

”Estou ansioso para conhecer toda a equipe e realizar um bom trabalho para, assim, conquistarmos as vitórias. Espero aprender mais com o Léo e o Pablo, pois vi o trabalho que eles realizaram no NBB e sei que são grandes treinadores. Agradeço, acima de tudo, a oportunidade”, disse Matheus.

Após longo tempo de recuperação de uma grave lesão no joelho, Pitico está de volta ao Macaé Basquete (Jessica Santana/Universo Vitória)

Pitico atuou com a camisa do Macaé na temporada 2016/2017, a última da equipe no NBB CAIXA. Além disso, o armador nascido em Novo Hamburgo (RS) foi revelado pelo Tijuca (RJ), onde jogou duas edições da LDB e do NBB CAIXA, e passou pelo Minas (MG), onde ficou por mais três temporadas.

“Estou muito motivado por fazer o que eu gosto, que é jogar em alto nível. Voltar após uma lesão séria no joelho, será fantástico. Melhor ainda por ser ao lado de irmãos que o basquete me deu”, comemorou Pitico, que somou médias de 4,8 pontos e 1,9 assistências no último NBB CAIXA pelo Macaé.

O elenco do Macaé Basquete conta também com os americanos TJ Bell (ala/pivô), Nate Barnes (armador) e Isaac Thornton (ala/armador), os alas/armadores Chupeta, Gustavo Rabelo e Matheuzinho, os alas Castellon e Vini, os alas/pivôs Rafa Oliveira e Pablo, e o pivô Ygor. E, com a chegada de Pitico e Matheus, o Macaé fecha o seu elenco para a Liga Ouro.

São José Basketball

Campeão da Liga Ouro 2017 pelo Botafogo, Feliz passou por diversas equipes do NBB CAIXA (Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)

Outra equipe que busca o retorno à elite do basquete nacional, o São José Basketball anunciou mais um reforço com título da Liga Ouro no currículo. Trata-se do pivô Feliciano Perez Neto, o “Feliz”, que atuou na conquista do Botafogo (RJ) na última divisão de acesso.

O atleta estava treinando no GSA Udine, da Itália. Bastante experiente, o pivô acumulou passagens por Brasília (DF), Flamengo (RJ), Franca Basquete (SP) e por último o Universo/Vitória, todos disputando o NBB CAIXA.

Com a chegada de Feliz, o técnico Jaú conta com sete novos atletas: o armador Alexandre Pinheiro, os alas Christian Panunzio, Rafa Moreira e Márcio Dornelles, e os pivôs Atílio e Douglas Nunes. Além deles, a equipe conta com Baby, Luquinha, Pedro Paulo e Leo, todos da equipe Sub-20.

A estreia do São José na Liga Ouro 2018 será no dia 28 de fevereiro, às 19h15, contra o Unifacisa (PB), fora de casa, na Arena UNIFACISA, em Campina Grande (PB). A primeira partida em casa será no dia 06 de março, às 20 horas, no saudoso “caldeirão” Lineu de Moura, contra Brusque (SC).

UNIFACISA

Quem também está reforçando o elenco expressivamente para a Liga Ouro é o UNIFACISA (PB), estreante na competição. Depois de anunciar os alas Guto e Rafael Stabile, ambos ex-Caxias do Sul (RS), e o armador norte-americano Farad Cobb, vindo do basquete universitário norte-americano, a equipe paraibana acertou com mais quatro nomes.

Um deles é o armador Murilinho, de 22 anos, revelado pelo Palmeiras (SP) e que jogou o último NBB CAIXA pelo Universo/Vitória. Outro é o pivô Felipe Rech, de 24 anos, que tem passagens por Pinheiros e Caxias e que na temporada passada estava atuando no basquete do Paraguai.

Os novos nomes estrangeiros na equipe ficaram por conta do armador camaronês Mouaha Adrien, de 21 anos, que é refugiado de seu continente e vinha treinando com a equipe de basquete do Instituto Brazolin – Anjos do Esporte, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP), e do pivô canadense Shayok Shayok, de 27 anos e 2,03m de altura, que passou pela Bradley University e pela University of Missouri Kansas City em sua carreira universitária. Confira alguns lances dele: