
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05
23/05
24/05
26/05
01/06



Pinheiros alcançou…


Pinheiros vence na prorrogação e deixa tudo igual na série contra o Joinville. A grande decisão será na sexta, em São Paulo
Por Liga Nacional de Basquete


Após perder os dois primeiros jogos, o Pinheiros/SKY conseguiu empatar a série de quartas de final do NBB. O time paulista superou, nesta terça-feira, o Cia do Terno/Romaço/Joinville, fora de casa, por 77 a 71, e igualou o confronto em 2 a 2. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala do Pinheiros, Shamell, foi o grande cestinha da partida, com 27 pontos. Além dele, o ala/pivô Olivinha também se destacou pelo time paulista, com um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes. Pelo time da casa, o principal pontuador foi o armador Kojo Mensah, que anotou 18 pontos, e o pivô Shilton teve destaque com 10 pontos e 10 rebotes.
[galeria id=”26817″]
Com uma formação titular diferente, tendo o ala/armador Paulinho Boracini no lugar do ala/pivô Olivinha, o Pinheiros começou ligado na partida. Paulinho marcou seis pontos consecutivos no início do primeiro quarto, que colocaram o time paulista na liderança (8 a 4). Mas o Joinville também entrou firme na partida e levou o primeiro quarto bastante equilibrado, com uma ligeira vantagem da equipe visitante (14 a 13).
Após uma enterrada do pivô Shilton, que levantou a torcida local, o Joinville passou à frente no marcador (19 a 17), no início do segundo período. Nada que abalasse o Pinheiros, que liderados pelo ala Marquinhos e o pivô Fiorotto, rapidamente, recuperou a liderança e terminou a etapa vencendo por 34 a 27.
Na volta do intervalo, o Pinheiros chegou a abrir nove pontos de vantagem nos primeiros ataques (41 a 32), mas logo em seguida, com uma bandeja do ala/armador André Goes, os catarinenses já baixaram a diferença para apenas dois (41 a 39). O equilíbrio entre as duas equipes se manteve durante todo o terceiro quarto, que terminou com os paulistas na dianteira, 48 a 44.
No último quarto, o time visitante conseguiu abrir novamente no placar e chegou a ficar nove pontos na frente (57 a 48). Porém, depois disso, ficou mais de três minutos sem pontuar. Dessa forma, o Joinville foi chegando e com um arremesso da cabeça do garrafão de Kojo, a partida ficou empatada (57 a 57).
Com a força da torcida, os catarinenses chegaram a abrir três pontos de vantagem, após uma bandeja de André Goes (61 a 58), com 40 segundos para o final. Só que no ataque seguinte, o Pinheiros rodou a bola e achou Marquinhos para um arremesso de 3 pontos que igualou a partida novamente (61 a 61).
Faltando apenas 28 segundos para o fim, a posse era de Joinville, mas Kojo errou a reposição de bola, dando na mão do armador do Pinheiros, Juan Pablo Figueroa, que sofreu falta. Nos lances livres, o argentino acertou os dois (63 a 61). No ataque seguinte, o ala/armador André Goes infiltrou no garrafão e com uma bandeja com a mão direita empatou a partida (63 a 63). O Pinheiros até teve a chance de vencer no tempo normal, mas Olivinha errou o arremesso de 3 pontos, levando a decisão para a prorrogação.
No tempo extra, o time paulista repetiu o bom início e abriu seis pontos de vantagem (69 a 63). Apesar do grande esforço da equipe da casa, a experiência do Pinheiros fez a diferença e eles não permitiram que o adversário conseguisse encostar no placar.
“Não começamos bem a série e a cada jogo buscamos nos superar para conseguirmos chegar ao quinto jogo em casa. No basquete, nem sempre se ganha só com garra muito menos só com talento. Acho que o nosso desafio para essa decisão é tentarmos aliar tudo isso para conseguirmos a vaga para as semifinais”, afirmou o armador do Pinheiros, Juan Pablo Figueroa.
Apesar da tristeza de não ter conseguido fechar a série pela segunda vez, o time de Joinville saiu de quadra confiante e determinado para buscar a vitória na casa do adversário, nesta sexta-feira (dia 11), às 19h. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.
“Tivemos uma grande chance em São Paulo e mais uma hoje. A torcida foi fantástica e nos apoiou o tempo inteiro. Temos que recuperar a consistência dos primeiros jogos para conseguirmos vencer lá na casa deles e fazermos mais jogos em Joinville, que eles merecem”, disse o ala/armador do Joinville, André Goes.