HOJE
Eles analisam:Habilidades
Por Liga Nacional de Basquete
Com duelo entre baixinhos e gigantes, jogadores analisam seus adversários no Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2019; confira a opinião de cada um
O Jogo das Estrelas 2019 está prestes a começar. O evento que acontecerá entre os dias 8 e 9 de fevereiro, em Franca (SP), contará com os maiores nomes do basquete nacional justamente na cidade que é a capital do basquete brasileiro.
E essa grande festa contará com atrações de peso. Uma delas será o duelo de habilidades, onde os atletas mostrarão todo seu talento nos fundamentos essenciais do esporte da bola laranja.
Como nas últimas duas temporadas, a disputa contará com “baixinhos e gigantes”. Do lado dos baixinhos, teremos Cauê Borges, do Botafogo, Kyle Fuller, do Corinthians, Yago Mateus, do Paulistano/Corpore, e Alexey, do Sesi Franca Basquete.
Do lado dos gigantes, teremos a presença de Wesley, do Life Fitness/Minas, Olivinha, do Flamengo, Pilar, do Vasco, e Márcio Dornelles, do São José Basketball.
Em comparação com a temporada passada, contaremos apenas com os armadores Yago e Cauê Borges, do CAP e Botafogo, respectivamente, como remanescentes da última edição do torneio.
Curiosamente, os dois se enfrentaram na primeira etapa da última edição da competição, e quem saiu vitorioso foi o jogador do Botafogo, que após vencer o armador do CAP, passou por Alex Garcia, do Bauru, nas semifinais, e perdeu para Murilo Becker, do Botafogo, na finalíssima.
Murilo, por sua vez, chegou a ser anunciado para participar do Torneio de Habilidades desta edição, mas acabou vetado pelo departamento médico do Botafogo e não poderá defender o título.

Murilo Becker, atual campeão do Desafio de Habilidades Supergasbras (Fotojump/LNB)
+Confrontos de Enterradas também estão definidos: confira
Para o Desafio das Habilidades deste ano, os confrontos iniciais já foram definidos e serão para lá de emocionantes. Os duelos serão: Yago x Cauê Borges, Pilar x Olivinha, Fuller x Alexey e Wesley x Márcio Dornelles.
Como na última edição, baixinhos e gigantes serão separados em lados opostos da chave e só se enfrentarão em um confronto na finalíssima do torneio.
Confira as opiniões dos participantes sobre a competição:
Yago (Paulistano/Corpore)
– O rival (Cauê): “É um jogador de um nível muito alto, sem dúvidas será um grande desafio”
– Segredo do circuito: “Confiança. Acredito que isso vale bastante”
– Virtude pessoal: “Controle de bola velocidade e a alegria”
Cauê Borges (Botafogo)
– O rival:“O Yago e muito perigoso, rápido, tem bom passe e um bom arremesso, que são as principais características para o desafio de habilidades”.
– Segredo do circuito:“Fazer o circuito sem errar o passe e o arremesso”.
– Virtude pessoal: “Bom equilíbrio entre as características necessárias para o desafio de habilidades”
Pilar (Vasco da Gama)
– O rival: “Olivinha é um ídolo de uma nação, e tenho muita admiração pela carreira dele e carinho pela pessoa sempre alegre e vibrante que ele é. Agora não dá pra perder na habilidade de um cara que se consagrou no Maracanã com um gol de canela (risos)”.
– Segredo do circuito: “O segredo é unir velocidade com precisão. Na verdade, isso é a essência do basquetebol. Vou me concentrar e dar meu máximo, que vença o melhor”.
– Virtude pessoal: “Velocidade e precisão”.
Olivinha (Flamengo)
– O rival: “Meu rival (Pilar) é um cara que eu gosto muito, foi meu companheiro de time na última temporada e é um cara com bastante qualidade e que consegue facilmente fazer mais de uma posição na quadra e tem muita habilidade. É um cara querido por onde passa, pelo seu jeito de ser e eu admiro bastante isso no Pilar”.
– Segredo do circuito: “O segredo para vencer o desafio de habilidades eu acredito que seja a concentração. Se você se mantiver focado e conseguir acertar os passes de primeira, te dá uma vantagem sobre o seu rival e te deixa mais tranquilo para terminar o circuito”.
– Virtude pessoal: “Acredito que as minhas virtudes sejam ser um cara bem focado e habilidoso”.
Fuller (Corinthians)
– O rival: “Ele (Alexey) é muito rápido e passa bola bem, mas eu também tenho essas características, então acredito que será um bom duelo”.
– Segredo do circuito: “É a minha primeira vez no circuito, então vou analisar os torneios passados para, assim, aprender com os erros que outros já cometeram e me sair o melhor possível na competição”.
– Virtude pessoal: “Preciso focar no passe por que as outras coisas já fazem parte do que treino todos os dias para melhorar”.
Alexey (Sesi Franca Basquete)
– O rival: “Fuller é um grande jogador e que domina muito bem os fundamentos com muita intensidade. Em especial, os fundamentos que são importantíssimos nessa competição”.
– Segredo do circuito: “Acredito que não tem segredo. Vai vencer quem conseguir conciliar melhor a velocidade com a precisão”.
– Virtude pessoal: “Velocidade e o controle de bola”.
Wesley (Life Fitness/Minas)
– O rival: “Sou suspeito pra falar do Márcio, é um cara que eu gosto muito! Um exemplo de atleta! Ele faz todos os fundamentos com bastante êxito. Podem esperar um confronto eletrizante!!!”
– Segredo do circuito: “Manter a calma, tenho certeza que todos os atletas dominam muito bem todos os fundamentos da competição, quem tiver mais calma levará”.
– Virtude pessoal: “Acho que a transição com a bola que costumo fazer e a bola de 3 fizeram eu chegar até aqui”.
Márcio Dornelles (São José Basketball)
– O rival: “O Wesley está em um momento excepcional na carreira, além da juventude. Espero que o confronto seja decidido no arremesso final, para que a disputa seja bem emocionante”
– Segredo do circuito: “O diferencial, na minha opinião, é estar tranquilo. Além de não errar os passes e acertar o arremesso. Se você não errar os passes e acertar o arremesso de primeira, tem grandes chances de ser campeão”
– Virtude pessoal: “Minha principal virtude é que jogo basquete há 25 anos. Na verdade, a habilidade não é muito a minha, mas vou tentar fazer o melhor possível para fazer um belo espetáculo e passar de fase”
O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca