#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eles cresceram

30-01-2013 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Franca vai até Brasília enfrentar os tricampeões, para mostrar a evolução que a jovem equipe teve desde o primeiro jogo do campeonato

A jovem equipe de Franca, do ala Léo Meindl, demonstra um grande amadurecimento desde a primeira partida (João Pires/LNB)

A primeira rodada do segundo turno colocará frente a frente duas grandes equipes desta temporada, o vice-líder Uniceub/BRB/Brasília e o Vivo/Franca, que ocupa a quarta posição. O duelo será nesta quinta-feira (dia 31/01), no Ginásio da ASCEB, Brasília (DF), às 19h30.

Muita coisa mudou na equipe francana em relação à partida do primeiro turno. Os comandados de Lula Ferreira adquiriram uma maturidade que impressionou a todos, por ser um conjunto tão jovem e reformulado. Os garotos Lucas Mariano, titular absoluto, e Léo Meindl, ambos de 19 anos, permanecem em quadra por 21 minutos por partida e são uns dos protagonistas do time no momento, com médias de 11 e 9 pontos por jogo, respectivamente.

“Conseguimos criar um ambiente saudável para eles evoluírem. Quando montamos o time, queríamos jogadores que honrassem as características do basquete de Franca, com defesa forte, inteligentes e muito aguerridos. Nos baseamos nesses critérios, e escolhemos alguns jogadores mais velhos para sustentarem a garotada. Jhonatan, Figueroa e Teichmann vieram pelas características de serem brigadores. Não são jogadores estrelares, não estão em busca de holofotes, jogam coletivamente, e isso ajudou muitos os meninos a desenvolverem seu talento que vem aparecendo bem hoje”, comentou Lula Ferreira.

A evolução durante o campeonato ficou evidente pela posição que o time ocupa na tabela de classificação. O Franca está em quarto lugar, com 11 vitórias e cinco derrotas (64,7% de aproveitamento), empatado com o Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru.

“Vamos iniciar o returno com um jogo dificílimo. O Brasília é o tricampeão do NBB, tem um elenco fortíssimo, mas queremos manter nossa posição na tabela, para isso vamos com força total para o jogo, e desempenhar nosso melhor papel para sairmos com a vitória. Ao longo da competição, fomos nos estabilizando, dando um formato para a equipe, evoluindo, de uma maneira saudável e coletiva. A defesa fortaleceu, e hoje, nossa condição é bem melhor que a do início da temporada”, comentou o treinador francano.

Na partida do primeiro turno, Lucas Mariano, de 19 anos, anotou 23 pontos, mas não evitou a derrota para o Brasília (João Pires/LNB)

No primeiro turno, a partida marcou o confronto entre o atual tricampeão do NBB, e a reformulada e jovem equipe francana, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP). O confronto foi vencido pelo Brasília, por 76 a 62, em partida que ficou marcada pela grande quantidade de erros dos dois lados: 42 no total

Ao longo da competição, Franca se consolidou como a melhor defesa do campeonato e sofre em média de apenas 72,0 pontos por jogo. Além disso, a equipe é líder em roubos de bola na temporada, com 10,12 desarmes por partida.

“Esses bons números são fruto do trabalho coletivo que estamos fazendo. Do crescimento dos jovens atletas, que a cada dia mostram seu potencial, e da estabilidade dos jogadores consagrados, que são fundamentais para a equipe” completou  Lula Ferreira.

No caminho dos francanos nesta quinta-feira está o atual tricampeão Brasília, time experiente que está na vice-liderança da temporada. O time do Distrito Federal está com 13 vitórias e quatro derrotas (76,5% de aproveitamento) e acumula quatro vitórias consecutivas, sendo as últimas três por mais de 20 pontos de diferença.

Destaque da equipe na temporada, Guilherme Giovannoni destaca a evolução da equipe francana e aguarda por um confronto complicado. “Espero um jogo difícil. Depois do primeiro jogo entre nós e eles no primeiro turno, o time deles melhorou bastante. É um bom time que vai querer aprontar alguma aqui em Brasília”, comentou o ala/pivô.