HOJE
Eles dominam
Por Liga Nacional de Basquete
Três dos maiores estrangeiros da história do NBB CAIXA, Jackson, Shamell e Holloway lideram ranking de Eficiência INFRAERO do mês dezembro
O ranking de eficiência do mês de dezembro do NBB CAIXA foi dominado por três dos maiores estrangeiros da história da competição. David Jackson, Holloway e Shamell lideraram a premiação mensal oferecida pela INFRAERO, que ainda teve a dupla Cauê Borges e Alexandre Paranhos, do Banrisul/Caxias Basquete, no TOP 5.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Está no ar o Ranking em #EficiênciaInfraero do mês de Dezembro!
Confira tudo aqui: https://t.co/jf1gi9qJ6q pic.twitter.com/A3l2dlzZlo— NBB CAIXA (@NBB) January 9, 2018
A liderança do ranking ficou com Jackson, dono de 20,0 pontos de eficiência por partida. Nas seis partidas realizadas pelo Vasco, o camisa 32 somou sólidas médias de 15,5 pontos, 6,3 rebotes e 3,6 assistências. Outro ponto alto do jogador durante o mês de dezembro foi o alto aproveitamento nos arremessos – 40,0% nas bolas de 3, 67,8% nas bolas de 2 e 86,2% nos lances livres.
O segundo lugar ficou com Holloway, que teve média de 18,2 pontos de eficiência no mês. Presente em oito dos nove jogos do Pinheiros em dezembro, o atleta somou 18,0 pontos, 4,8 rebotes e 3,8 assistências por partida. Suas médias poderiam ter sido até maiores, já que foi desqualificado contra a Liga Sorocabana ainda no primeiro tempo e ficou de fora do duelo seguinte, contra o Sesi/Franca Basquete.
+Confira o ranking de eficiência da atual temporada do NBB CAIXA
“Eu venho fazendo jogos decentes e com boa produção. Temos uma equipe muito rápida e procuro me posicionar bem para aproveitar as infiltrações do Ruivo e do Bennett. Sei da minha responsabilidade dentro da equipe e espero melhorar ainda mais minha performance nos próximos meses”, disse Holloway.
Colado no ala do Pinheiros, com 18,0 de média, Shamell ficou com a terceira posição. Grande destaque da grande campanha do líder Mogi, o norte-americano colecionou grandes atuações em dezembro e, nas seis partidas disputadas, somou médias de 18,0 pontos, 4,3 rebotes e 3,8 assistências.
Eles dominam
O trio de norte-americanos acumula grandes feitos no NBB CAIXA. Jackson e Holloway ostentam o posto de serem os únicos estrangeiros eleitos MVP da competição. Já Shamell é o maior cestinha da história do campeonato. Além disso, os três jogadores levaram todos os troféus de Melhor Estrangeiro, premiação criada na temporada 13/14.
Dos três, quem está a mais tempo no Brasil é Shamell. Aos 36 anos, o ala nascido na Califórnia (EUA) chegou ao país antes mesmo da criação do NBB CAIXA e disputou todas as edições da competição, que teve sua primeira temporada realizada em 2008/2009. “Showmell” é o único atleta com mais de seis mil pontos no maior campeonato de basquete do país.
Neste longo tempo em solo brasileiro, Shamell colecionou conquistas e marcas expressivas. Pelo Pinheiros, clube em que atuou por seis temporadas, o jogador foi campeão e MVP da Liga das Américas 2013 e também conquistou o título do Campeonato Paulista, em 2011. Pelo Mogi, o camisa 24 levou o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 15/16 e comandou as conquistas do Paulista e Liga Sul-Americana, ambos em 2016.

Shamell é o estrangeiro mais longevo no basquete brasileiro atual e coleciona uma série de conquistas por aqui (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
Em sua quinta temporada no Brasil, Jackson defende o Vasco pelo segundo ano consecutivo e segue mostrando seu jogo extremamente eficiente. Primeiro estrangeiro a ser eleito MVP do NBB CAIXA, na temporada 2013/2014, atuando por Limeira, “DJ” ainda tem o bicampeonato de Melhor Estrangeiro e o troféu de Melhor Ala na conta. Um de seus pontos altos é o altíssimo aproveitamento
Nascido em Maryland (EUA), David Jackson é um dos principais norte-americanos a atuar no basquete sul-americano na última década. Além do ótimo desempenho no NBB CAIXA, o jogador também viveu grandes momentos na Liga Argentina, em que já foi eleito MVP e duas vezes o Melhor Estrangeiro.
Mais novo entre os três, Holloway, de 27 anos, chegou ao Brasil ainda garoto, com apenas 21 anos, e não demorou a chamar a atenção. Logo em sua temporada de estreia (2012/2013), o jogador nascido em Indianapolis (EUA) foi o cestinha do NBB CAIXA, na época atuando pela Liga Sorocabana.
Único dos três a chegar à Final do NBB CAIXA, na temporada 13/14, pelo Paulistano, Holloway é o atual MVP da competição. Atuando pelo sexto ano seguido no Brasil, o terceiro no Pinheiros, o atleta está se aproximando dos 4 mil pontos e caso siga no país por mais alguns anos pode ultrapassar Shamell no topo da lista dos cestinhas de toda a história do campeonato.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
