HOJE
Em alta
Por Liga Nacional de Basquete
Em bom momento no NBB, Uberlândia, Pinheiros e Bauru entram em quadra pela 15ª rodada para seguirem com sequências vitoriosas

As equipes brigarão para seguir vencendo e permanecer na parte de cima da tabela (Montagem/LNB)
Apesar de todos os holofotes estarem voltados para o líder invicto Flamengo, o NBB conta com outras três equipes em ótimos momentos neste início de 2013. Vice-líder da competição, o Unitri/Universo soma seis vitórias consecutivas, enquanto que Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru, terceiro e sexto colocados, respectivamente, vêm de quatro resultados positivos consecutivos. Estes times entrarão em quadra na 15ª rodada da competição, que será disputada nesta quinta-feira, para seguirem com suas sequências vitoriosas.
O time do triângulo mineiro irá até o Estado de São Paulo para medir forças com o Helbor/Mogi das Cruzes, no Ginásio Professor Hugo Ramos, às 20 horas (de Brasília). Apesar de não poder contar com o norte-americano Robby Collum, que segue em recuperação de uma lesão no púbis, o técnico Hélio Rubens terá duas novidades para o confronto. Recuperados de lesão, Valtinho e Léo Waszkiewicz viajarão com a delegação e estarão à disposição para a partida. O armador pode inclusive fazer sua estreia na temporada 2012/2013, após ficar oito meses afastado das quadras, por conta de lesões no pé direito e no joelho esquerdo.
Diferentemente dos uberlandenses, o time da capital paulista irá atuar em seus domínios. Porém, a tarefa não será nada fácil. A equipe pinheirense enfrentará a Liga Sorocaba de Basquete, que venceu seus últimos três compromissos na competição, às 19h15 (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). Até o momento, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari disputou seis jogos como mandante e saiu vitorioso em cinco oportunidades.
“Jogando em casa temos apresentado um bom basquete. Temos de entrar concentrados, sem perder a cabeça e assim desenvolver nosso melhor jogo. Se conseguirmos manter a cabeça será sempre difícil ganhar da gente jogando em casa. Espero que diante da Liga Sorocabana, a gente consiga jogar bem e vencer novamente”, explicou o ala/pivô Rafael Mineiro, um dos destaques do Pinheiros na temporada, com médias de 15,9 pontos e 5,4 rebotes por jogo.
Também na cidade de São Paulo, os representantes de Bauru duelarão com o Paulistano/Unimed. O confronto, que será realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, às 20 horas (de Brasília), colocará frente a frente sexto e nono colocados do campeonato, respectivamente. Se por um lado a fase do esquadrão do bauruense é boa, não se pode dizer o mesmo do clube da capital paulista, que foi derrotado em seus últimos quatro jogos e ainda não sabe o que é vencer em 2013.
“Nosso time tem um estilo de jogo que permite ganhar jogos fora de casa nesta temporada. Evoluímos desde o início da competição, principalmente no setor defensivo. O Paulistano evoluiu muito nas últimas duas temporadas, joga muito fisicamente e é uma equipe muito bem organizada. Este está sendo o NBB mais equilibrado e este jogo será desta forma”, comentou o técnico Guerrinha, que contará com o retorno do capitão Fernando Fischer, que estava se recuperou de contusão e volta após três semanas de tratamento.
Enquanto isso, o líder Flamengo, que venceu seus 11 primeiros jogos na competição, tentará ampliar sua sequência de vitórias, diante do Suzano/Cesumar/Campestre, no Ginásio Paulo Portella, em Suzano (SP).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca