#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em alta

16-01-2013 | 06:30
Por Liga Nacional de Basquete

Em bom momento no NBB, Uberlândia, Pinheiros e Bauru entram em quadra pela 15ª rodada para seguirem com sequências vitoriosas

As equipes brigarão para seguir vencendo e permanecer na parte de cima da tabela (Montagem/LNB)

Apesar de todos os holofotes estarem voltados para o líder invicto Flamengo, o NBB conta com outras três equipes em ótimos momentos neste início de 2013. Vice-líder da competição, o Unitri/Universo soma seis vitórias consecutivas, enquanto que Pinheiros/SKY e Paschoalotto/Bauru, terceiro e sexto colocados, respectivamente, vêm de quatro resultados positivos consecutivos. Estes times entrarão em quadra na 15ª rodada da competição, que será disputada nesta quinta-feira, para seguirem com suas sequências vitoriosas.

O time do triângulo mineiro irá até o Estado de São Paulo para medir forças com o Helbor/Mogi das Cruzes, no Ginásio Professor Hugo Ramos, às 20 horas (de Brasília). Apesar de não poder contar com o norte-americano Robby Collum, que segue em recuperação de uma lesão no púbis, o técnico Hélio Rubens terá duas novidades para o confronto. Recuperados de lesão, Valtinho e Léo Waszkiewicz viajarão com a delegação e estarão à disposição para a partida. O armador pode inclusive fazer sua estreia na temporada 2012/2013, após ficar oito meses afastado das quadras, por conta de lesões no pé direito e no joelho esquerdo.

Diferentemente dos uberlandenses, o time da capital paulista irá atuar em seus domínios. Porém, a tarefa não será nada fácil. A equipe pinheirense enfrentará a Liga Sorocaba de Basquete, que venceu seus últimos três compromissos na competição, às 19h15 (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). Até o momento, o time comandado pelo técnico Cláudio Mortari disputou seis jogos como mandante e saiu vitorioso em cinco oportunidades.

“Jogando em casa temos apresentado um bom basquete. Temos de entrar concentrados, sem perder a cabeça e assim desenvolver nosso melhor jogo. Se conseguirmos manter a cabeça será sempre difícil ganhar da gente jogando em casa. Espero que diante da Liga Sorocabana, a gente consiga jogar bem e vencer novamente”, explicou o ala/pivô Rafael Mineiro, um dos destaques do Pinheiros na temporada, com médias de 15,9 pontos e 5,4 rebotes por jogo.

Também na cidade de São Paulo, os representantes de Bauru duelarão com o Paulistano/Unimed. O confronto, que será realizado no Ginásio Antonio Prado Junior, às 20 horas (de Brasília), colocará frente a frente sexto e nono colocados do campeonato, respectivamente. Se por um lado a fase do esquadrão do bauruense é boa, não se pode dizer o mesmo do clube da capital paulista, que foi derrotado em seus últimos quatro jogos e ainda não sabe o que é vencer em 2013.

“Nosso time tem um estilo de jogo que permite ganhar jogos fora de casa nesta temporada. Evoluímos desde o início da competição, principalmente no setor defensivo. O Paulistano evoluiu muito nas últimas duas temporadas, joga muito fisicamente e é uma equipe muito bem organizada. Este está sendo o NBB mais equilibrado e este jogo será desta forma”, comentou o técnico Guerrinha, que contará com o retorno do capitão Fernando Fischer, que estava se recuperou de contusão e volta após três semanas de tratamento.

Enquanto isso, o líder Flamengo, que venceu seus 11 primeiros jogos na competição, tentará ampliar sua sequência de vitórias, diante do Suzano/Cesumar/Campestre, no Ginásio Paulo Portella, em Suzano (SP).