#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pronta para o desafio

11-09-2025 | 10:56
Por Liga Nacional de Basquete

Em apresentação oficial no Fortaleza Basquete Cearense, Jelena Todorovic diz que gosta da pressão e quer provar que autoridade não vem do gênero

O Fortaleza Basquete Cearense apresentou oficialmente, na quarta-feira (10/09), em coletiva de imprensa realizada no Ginásio da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a técnica sérvia Jelena Todorovic, que assume o comando da equipe na temporada 2025/26 do NBB CAIXA. Primeira mulher a dirigir um time masculino profissional no basquete brasileiro, a treinadora de 32 anos destacou em sua chegada a importância de quebrar barreiras e reforçou que a liderança no esporte vai além de questões de gênero.

“A questão que as pessoas têm é que mulheres não podem liderar equipes profissionais masculinas. E que elas não podem alcançar o poder, que existe uma pressão no esporte masculino, o que não é verdade. A autoridade não vem do gênero, a autoridade vem de estar preparado, de ter boas habilidades de liderança, de ter conhecimento e realmente se importar com as pessoas com quem você trabalha”, afirmou.

Jelena Todorovic foi apresentada oficialmente pelo Fortaleza Basquete Cearense. Foto: Mateus Lotif

“As mulheres, em geral, têm mais emoções e se importam mais, é bom para nós. Quero provar que a autoridade não vem do gênero, vem de ter conhecimento e ser a pessoa certa para o trabalho. Estou muito honrada e quero enviar uma mensagem a todos os jovens treinadores em geral, mas também às mulheres: nunca deixem que ninguém diga que você não pode fazer algo, porque é possível”, acrescentou.

Nascida na Sérvia e com cidadania australiana, Jelena Todorovic falou sobre se há pressão ao assumir o Fortaleza Basquete Cearense e citou uma entrevista do tenista Novak Djokovic, um dos grandes nomes do esporte sérvio, como exemplo. “Vim da Sérvia. Nós realmente gostamos de pressão. Eu acredito que, se você está no esporte, é isso que você vai receber. Cada um desses homens aqui, todos têm que performar sob pressão. Ter pressão é um grande privilégio, somos muito sortudos de acordar todo dia e fazer o que amamos de verdade”, disse.

“Um famoso jogador da Sérvia falou numa entrevista que é um privilégio ter essa pressão porque conseguimos fazer do nosso hobby o nosso trabalho. E não há muitas pessoas que podem fazer isso no mundo. Eu estou realmente esperando essa pressão e eu quero muito jogar com todos esses outros grandes clubes também”, completou.

Jelena Todorovic está bastante satisfeita com os jogadores que pôde contratar para formar o elenco; entre eles estão o sérvio Aleksa Popovic, o australiano Alex Mudronja e os americanos Michael Dupree e Jack Gohlke, além dos brasileiros Rafael Rodrigues e Bernardo da Silva. A treinadora já comandou quatro dias de treinos com os jogadores. Antes do NBB CAIXA 2025/26, o Fortaleza Basquete Cearense participa do Torneio Abertura NBB.

“Algo que eu vi desde o primeiro dia é que eu escolhi cada pessoa da minha equipe especificamente porque eles são, antes de tudo, pessoas ótimas, grandes competidores, grandes atletas e eu não esperava nada menos deles do que o que tivemos. Eles vieram, competiram, estão famintos, todos aqui estão famintos. Eles estão dando o seu melhor. Até agora tem sido ótimo e vamos apenas esperar que esta temporada passe sem nenhuma lesão, antes de tudo, e depende de nós sermos o mais duros que pudermos e nós seremos”, afirmou.

Fora de quadra, a treinadora promete muito empenho para aprender a falar português. “Espero que no ano que vem, quando tivermos novamente esse encontro (coletiva), eu possa falar fluentemente o português. Já baixei o Duolingo e estou praticando com o meu assistente técnico, o Vladimir”, disse Jelena Todorovic, que está em Fortaleza pela terceira vez. “Estive aqui nos últimos dois anos e fiz clínicas. O que eu gostei logo do início foram as pessoas. Elas são muito amigáveis. Isso é muito parecido com o que eu vejo no meu país. Somos chamados de brasileiros da Europa”, finalizou.