HOJE
Em busca da regularidade
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas próximas, Minas e Joinville se enfrentam, nesta terça-feira, em busca de regularidade no NBB

Betinho, do Minas, e Thyago Aleo, do Joinville, são os cestinhas de suas equipes no NBB (Montagem/LNB)
Um venceu nove dos 19 jogos que disputou e está na 11ª colocação. O outro saiu vencedor em oito das 18 vezes que entrou em quadra e ocupa o 13º lugar. É desta maneira que Icatu/Minas e Cia. do Terno/Romaço/Joinville se enfrentam nesta terça-feira, às 21 horas (de Brasília), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), em partida válida pela 21ª rodada do NBB. O confronto será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.
Na busca de uma maior regularidade no campeonato, mineiros e catarinenses entrarão para o confronto com praticamente as mesmas pretensões. As duas equipes vêm de derrota na última rodada – Minas perdeu para o Flamengo e Joinville foi derrotado pelo Paulistano – e um triunfo nesta terça-feira pode dar força para seguir na briga por uma vaga nos playoffs da competição.
“Acho que a atitude do nosso time dentro de quadra tem que ser diferente. É fundamental o time estar personalizado, já que se trata de um jogo que pode fazer com que a gente suba na tabela. Estamos brigando direto com Minas por uma vaga nos playoffs e tenho certeza de que será um jogo muito disputado. Espero que possamos conquistar esta importante vitória”, analisou o técnico catarinense, Ênio Vecchi.
“A gente sabe que este jogo, assim como o próximo contra Limeira, é de fundamental importância para nós. São equipes que estão praticamente empatadas conosco e estas partidas podem nos dar uma folga na tabela de classificação. Vamos jogar em casa e temos que tentar uma vitória a qualquer custo”, explicou o treinador mineiro, Raul Togni.
As oscilações das equipes durante a temporada podem ser explicadas por vários motivos. Os dois times foram completamente reformulados em relação ao último NBB e os jogadores ainda não adquiriram o entrosamento necessário. Com este discurso, os dois comandantes ainda esperam que suas equipe melhorem de produçãp
“Além da juventude da nossa equipe, nós ainda estamos em formação, assim como o Minas. Durante uma reformulação de elenco como a que foi feita aqui em Joinville, um dos principais trabalhos do técnico é tentar configurar a equipe a cada partida. Não tivemos um estadual forte para disputar, então ainda estamos experimentando muita coisa no NBB. A única forma do time adquirir uma maneira de jogar é entrando em quadra. Temos que ter determinação e foco para melhorar nosso desempenho, afirmou Ênio.
“Ainda não conseguimos encontrar o entrosamento necessário. Nossa equipe foi completamente reformulada para este ano. Algumas equipes, como é o caso do Flamengo, conseguem se encontrar em pouco tempo, mas nós estamos trabalhando forte no dia a dia para sanarmos essa falta de entrosamento. Estamos em busca de uma vaga nos playoffs e tenho certeza que chegaremos forte na reta final da competição”, disse Raul.
No duelo entre as equipes válido pelo primeiro turno, os representantes de Santa Catarina levaram a melhor sobre os mineiros, por 73 a 55, em partida disputada no Ginásio da Whirpool, em Joinville. Além disso, a vantagem no histórico do confronto pertence ao time do Sul do país, com dez vitórias, contra sete do clube de Belo Horizonte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca