HOJE
Em busca da sequência
Por Liga Nacional de Basquete
Após tropeços nas últimas partidas, Brasília e São José se enfrentam nesta quarta-feira, no Lineu de Moura, em mais uma reedição da Final do NBB 11/12
Após alguns resultados positivos, duas equipes tentam se reabilitar no NBB 2015/2016. Nesta quarta-feira (17/02), a equipe do São José Basketball receberá o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que tenta voltar ao G-4 da competição. No Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 20 horas (horário de Brasília), os joseenses buscarão se manter na zona de classificação para os playoffs.
A equipe da capital federal alcançou sua melhor fase no mês de janeiro, quando emplacou oito vitórias seguidas na competição nacional. Porém, nos últimos três jogos, após esta maravilhosa sequência, o time candango sofreu duas derrotas cruciais para Paschoalotto/Bauru e Solar Cearense e foi retirado da última colocação do G-4 do maior campeonato de basquete do país.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB
Com a triunfo na última partida diante do Universo/Vitória, a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani está empatada com o Carcará na quarta colocação: 13 triunfos em 20 jogos para ambos (65% de aproveitamento). Na última partida, novamente a figura de Deryk Ramos apareceu para garantir a vitória e, em 29 minutos, anotou 19 pontos. O ala/pivô Cipolini voltou a anotar três ou mais bolas de 3 pontos numa partida, foram quatro em quatro tentadas.
“É natural, a partir do momento em que você começa a ter certo protagonismo, os outros times começam a visar mais o seu jogo. Imagino que contra o São José não será diferente. Mas o importante é fazer meu papel dentro da equipe e ajudar o grupo a garantir outra vitória”, comentou Deryk Ramos.

Deryk Ramos, do Brasília, está a 12 jogos anotando 10 ou mais pontos (João Neto/LNB)
Como visitante, a equipe do Brasília tem uma campanha de seis vitórias em nove jogos disputados. Tem um bom desempenho tal como o São José, que apesar de estar na 11ª colocação, faz do “caldeirão” Lineu de Moura seu maior trunfo. Diante de sua torcida, a Águia do Vale venceu seis dos dez jogos que fez nesta temporada do NBB.
“Uma vitória sobre o time de São José é fundamental para nos mantermos próximos dos primeiros colocados e firmes na briga pelo G-4 do NBB. Sabemos que não será nada fácil enfrentá-los na casa deles, com o apoio da torcida. Mas estamos preparados e focados para fazermos um grande jogo e conseguirmos esse importante resultado”, comentou o armador Jefferson Campos.
“Eles são os atuais campeões paulistas e isso já diz tudo. Contam com grandes jogadores, que pontuam bastante. A nossa defesa terá que funcionar muito bem para que tenhamos mais chances de sair com o resultado que queremos, para nos mantermos firmes na busca por nosso objetivo”, acrescentou o atleta.
O vencedor do primeiro duelo entre as equipes na atual temporada foi o Brasília. No Ginásio da ASCEB, na capital federal, a equipe candanga triunfou diante do São José, por 83 a 73. Nesta partida o ala/pivô Guilherme Giovannoni anotou um expressivo duplo-duplo de 28 pontos e 13 rebotes e, com isso, totalizou 37 de eficiência e estabeleceu o recorde do fundamento da edição 2015/2016 do NBB.

No primeiro confronto entre as equipes nesta edição, Giovannoni anotou o maior número de eficiências numa partida desta temporada (Brito Júnior/Divulgação)
A situação do São José é mais complicada, pois a equipe não consegue uma sequência positiva desde a 12ª temporada, quando venceu o então invicto Paulistano/Corpore e a Liga Sorocabana. Isto fez com que o time joseense caísse de produção e, com a ascensão do Rio Claro Basquete, despencou até a penúltima colocação na zona de classificação para os playoffs (11º) da temporada 2015/2016, com sete vitórias em 19 partidas (36,8% de aproveitamento).
A equipe comandada pelo técnico Cristiano Ahmed pode contar com a presença do armador Jamaal, que após uma lesão no joelho direito, pode voltar a atuar pela sua equipe. Na atual temporada o norte-americano está com médias de 13,3 pontos e 3,7 assistências por partida.
+Confira a tabela de jogos completa da temporada 2015/2016 do NBB
“A volta do Jamaal vai dar mais poder de rotação para eles. E o São José é um time brigador, temos que respeitar, foram campeões paulistas. Jogar na casa deles é sempre complicado, difícil. E agora não vai ser diferente”, declarou o técnico Bruno Savignani, do Brasília.
O confronto entre Brasília e São José é marcado pela história campanha da temporada 2011/2012 do NBB, quando o líder da fase de classificação, São José, chegou à final junto com o Brasília, terceiro colocado naquele ano. Os candangos já haviam sido bicampeões do NBB e confirmaram o tricampeonato após a vitória, fora de casa, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), por 78 a 62.

Brasília e São José fizeram a Final do NBB 2011/2012 e Guilherme Giovannoni foi eleito MVP da partida (João Pires/LNB)
Confira a programação de jogos desta semana do NBB 2015/2016:
– 17/02 (Quarta-feira)
19h30 – Flamengo x Solar Cearense
19h30 – Macaé Basquete x Universo/Vitória
20h – São José Basketball x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
– 18/02 (Quinta-feira)
18h – EC Pinheiros x Paulistano/Corpore
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Banrisul/Caxias do Sul Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb
– 19/02 (Sexta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Solar Cearense
20h – São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas
– 20/02 (Sábado)
17h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo na RedeTV!
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca