#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em busca da sequência

16-02-2016 | 09:02
Por Liga Nacional de Basquete

Após tropeços nas últimas partidas, Brasília e São José se enfrentam nesta quarta-feira, no Lineu de Moura, em mais uma reedição da Final do NBB 11/12

Após alguns resultados positivos, duas equipes tentam se reabilitar no NBB 2015/2016. Nesta quarta-feira (17/02), a equipe do São José Basketball receberá o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, que tenta voltar ao G-4 da competição. No Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 20 horas (horário de Brasília), os joseenses buscarão se manter na zona de classificação para os playoffs.

A equipe da capital federal alcançou sua melhor fase no mês de janeiro, quando emplacou oito vitórias seguidas na competição nacional. Porém, nos últimos três jogos, após esta maravilhosa sequência, o time candango sofreu duas derrotas cruciais para Paschoalotto/Bauru e Solar Cearense e foi retirado da última colocação do G-4 do maior campeonato de basquete do país.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

Com a triunfo na última partida diante do Universo/Vitória, a equipe comandada pelo técnico Bruno Savignani está empatada com o Carcará na quarta colocação: 13 triunfos em 20 jogos para ambos (65% de aproveitamento). Na última partida, novamente a figura de Deryk Ramos apareceu para garantir a vitória e, em 29 minutos, anotou 19 pontos. O ala/pivô Cipolini voltou a anotar três ou mais bolas de 3 pontos numa partida, foram quatro em quatro tentadas.

“É natural, a partir do momento em que você começa a ter certo protagonismo, os outros times começam a visar mais o seu jogo. Imagino que contra o São José não será diferente. Mas o importante é fazer meu papel dentro da equipe e ajudar o grupo a garantir outra vitória”, comentou Deryk Ramos.

Deryk Ramos, do Brasília

Deryk Ramos, do Brasília, está a 12 jogos anotando 10 ou mais pontos  (João Neto/LNB)

Como visitante, a equipe do Brasília tem uma campanha de seis vitórias em nove jogos disputados. Tem um bom desempenho tal como o São José, que apesar de estar na 11ª colocação, faz do “caldeirão” Lineu de Moura seu maior trunfo. Diante de sua torcida, a Águia do Vale venceu seis dos dez jogos que fez nesta temporada do NBB.

“Uma vitória sobre o time de São José é fundamental para nos mantermos próximos dos primeiros colocados e firmes na briga pelo G-4 do NBB. Sabemos que não será nada fácil enfrentá-los na casa deles, com o apoio da torcida. Mas estamos preparados e focados para fazermos um grande jogo e conseguirmos esse importante resultado”, comentou o armador Jefferson Campos.

“Eles são os atuais campeões paulistas e isso já diz tudo. Contam com grandes jogadores, que pontuam bastante. A nossa defesa terá que funcionar muito bem para que tenhamos mais chances de sair com o resultado que queremos, para nos mantermos firmes na busca por nosso objetivo”, acrescentou o atleta.

O vencedor do primeiro duelo entre as equipes na atual temporada foi o Brasília. No Ginásio da ASCEB, na capital federal, a equipe candanga triunfou diante do São José, por 83 a 73. Nesta partida o ala/pivô Guilherme Giovannoni anotou um expressivo duplo-duplo de 28 pontos e 13 rebotes e, com isso, totalizou 37 de eficiência e estabeleceu o recorde do fundamento da edição 2015/2016 do NBB.

Giovannoni, do Brasília, e César, do São José

No primeiro confronto entre as equipes nesta edição, Giovannoni anotou o maior número de eficiências numa partida desta temporada (Brito Júnior/Divulgação)

A situação do São José é mais complicada, pois a equipe não consegue uma sequência positiva desde a 12ª temporada, quando venceu o então invicto Paulistano/Corpore e a Liga Sorocabana. Isto fez com que o time joseense caísse de produção e, com a ascensão do Rio Claro Basquete, despencou até a penúltima colocação na zona de classificação para os playoffs (11º) da temporada 2015/2016, com sete vitórias em 19 partidas (36,8% de aproveitamento).

A equipe comandada pelo técnico Cristiano Ahmed pode contar com a presença do armador Jamaal, que após uma lesão no joelho direito, pode voltar a atuar pela sua equipe. Na atual temporada o norte-americano está com médias de 13,3 pontos e 3,7 assistências por partida.

+Confira a tabela de jogos completa da temporada 2015/2016 do NBB

“A volta do Jamaal vai dar mais poder de rotação para eles. E o São José é um time brigador, temos que respeitar, foram campeões paulistas. Jogar na casa deles é sempre complicado, difícil. E agora não vai ser diferente”, declarou o técnico Bruno Savignani, do Brasília.

O confronto entre Brasília e São José é marcado pela história campanha da temporada 2011/2012 do NBB, quando o líder da fase de classificação, São José, chegou à final junto com o Brasília, terceiro colocado naquele ano. Os candangos já haviam sido bicampeões do NBB e confirmaram o tricampeonato após a vitória, fora de casa, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), por 78 a 62.

Giovannoni, do Brasília e Jéfferson, do São José

Brasília e São José fizeram a Final do NBB 2011/2012 e Guilherme Giovannoni foi eleito MVP da partida (João Pires/LNB)

Confira a programação de jogos desta semana do NBB 2015/2016:

– 17/02 (Quarta-feira)
19h30 – Flamengo x Solar Cearense
19h30 – Macaé Basquete x Universo/Vitória
20h – São José Basketball x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília

– 18/02 (Quinta-feira)
18h – EC Pinheiros x Paulistano/Corpore
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Banrisul/Caxias do Sul Basquete – ao vivo no #NBBnaWeb

– 19/02 (Sexta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Solar Cearense
20h – São José Basketball x Decisão Engenharia/Minas

– 20/02 (Sábado)
17h30 – Flamengo x Universo/Vitória – ao vivo na RedeTV!