#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em busca da sexta

21-01-2013 | 01:07
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco triunfos consecutivos, Liga Sorocabana busca sexta vitória seguida no NBB, diante dos atuais tricampeões da competição

Cestinhas de suas equipes no NBB, Giovannoni e Holloway estarão em quadra nesta segunda-feira (Montagem/LNB)

A fase espetacular da Liga Sorocabana no NBB será colocada em prova nesta segunda-feira. Em partida atrasada da sexta rodada da competição, o time paulista terá a difícil missão de encarar o Uniceub/BRB/Brasília, fora de casa. O confronto será realizado no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), às 19h30 (de Brasília).

Por conta da participação da equipe candanga na Liga Sul-Americana 2012, o duelo, que seria disputado inicialmente no dia 08/12, teve que ter sua data alterada. Sendo assim, os dois esquadrões terão desfalques para o jogo desta segunda-feira. Por não estarem inscritos no campeonato no dia original da partida, Paulão Prestes e Eric Tatu, pela agremiação da capital federal, e Daniel Conti, Everson Lacerda, Everson Rodrigues e Soró, pelos sorocabanos, ficarão de fora.

“Vamos tentar fazer o que estamos executando até aqui, ou seja, buscar surpreender o atual tricampeão do NBB, que vai jogar em casa e conta com elenco recheado de craques. Nosso time atuará desfalcado de jogadores importantes e terá que superar também o desgaste, já que estamos numa sequencia grande de jogos e viagens”, comentou o técnico paulista Rinaldo Rodrigues.

Do lado de Brasília, além das ausências de Paulão e Tatu, o armador Nezinho também não poderá atuar. Suspenso pelo STJD por três jogos, o camisa 23 candango cumprirá a última partida de sua pena diante da equipe de Sorocaba. Com isso, Ismar deve ganhar uma chance entre os titulares.

“Vou colocar o Ismar junto com o Alex na armação. Vai ser um jogo complicado, as equipes têm evoluído e o campeonato ficou mais equilibrado. Nós temos que tomar cuidado com os estrangeiros, que não conhecemos direito e podem nos trazer problemas, como aconteceu em Vila Velha. Mas como estamos em casa, vamos imprimir nosso ritmo de jogo, explicou o técnico José Vidal, que retornará ao banco de reservas após cumprir dois jogos de suspensão.

Além dos desfalques, o time brasiliense tentará usar a partida para superar a derrota na última rodada, para o Vila Velha/Garoto/UVV, por 94 a 85. O revés foi o primeiro na história do NBB do time do Distrito Federal para os capixabas. Na classificação, Brasília aparece na terceira colocação, com nove vitórias em 13 partidas (69,2% de aproveitamento), enquanto que os sorocabanos se encontram no décimo posto, com sete triunfos em 13 jogos realizados (50% de aproveitamento).

Na história do NBB, Brasília e Liga Sorocabana se enfrentaram duas vezes e os atuais tricampeões do NBB levaram a melhor nas duas oportunidades. Os dois confrontos foram disputados na última temporada, e os comandados do técnico José Vidal venceram tanto no Ginásio da Asceb, quanto no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).

Curiosidades da partida:

Os primeiros 15.000
Na rodada passada, o Brasília alcançou os 15.000 pontos no NBB. A equipe candanga é a primeira chegar a essa marca, sendo o maior pontuador da competição.

Não no garrafão brasiliense
Os tricampeões são os líderes em tocos da temporada, com média de 3,54 rejeições por partida.

Ladrão NBB
O armador da Liga Sorocabana, Neto, é o líder no ranking de roubos de bola na temporada, com média de 2,36 desarmes por jogo.

Último confronto
Na temporada passada, o Brasília bateu a Liga Sorocabana, fora de casa, pelo segundo turno, por 91 a 89.