#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em busca da taça

04-06-2013 | 02:34
Por Liga Nacional de Basquete

Com “fome” de títulos e empolgado com novo desafio em sua carreira, técnico argentino Sergio Hernandez é apresentado oficialmente por Brasília

Hernandez dirigirá um time brasileiro pela primeira vez em sua carreira (Sergio Alberto/Divulgação)

Ele chegou e já deixou claro qual será o alvo do Uniceub/BRB/Brasília para a sexta edição do NBB. Apresentado oficialmente como novo treinador do time candango nesta terça-feira, o argentino Sergio Hernandez disse que seu maior objetivo será recolocar a equipe no lugar mais alto do pódio da maior competição de basquete do país.

Tricampeão do campeonato nacional em 2010, 2011 e 2012, o esquadrão do Centro-Oeste acabou eliminado nas quartas de final do último NBB pelo São José/Unimed. Enquanto isso, Hernandez viveu situação semelhante em seu último clube, o Peñarol de Mar Del Plata. Vencedor da Liga Argentina nos mesmos anos em que Brasília levantou a taça no Brasil, o treinador deixou o time após ser eliminado pelo Lanús nas semifinais da última temporada da competição do país vizinho.

“Posso garantir que sempre vamos jogar pelo título. Se estou aqui é porque quero colocar mais títulos no meu currículo. Se não fosse por isso, eu teria ficado na minha casa. É um orgulho muito grande aceitar este desafio de treinar a equipe que colocou a cidade de Brasília no cenário esportivo nacional”, disse Hernandez, conhecida na Argentina como “Oveja” (Ovelha, em português).

Além do ótimo desempenho à frente do Peñarol, o comandante argentino possui um currículo recheado de conquistas. A principal delas é a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 no comando da seleção argentina. Além disso, Hernandez possui mais três títulos da Liga Argentina (duas vezes com o Estudiantes de Olavarría e uma com o Boca Juniors), dois da Liga das Américas (ambos com o Peñarol) e um da Liga Sul-Americana (com o Estudiantes de Olavarría).

Porém, mesmo com diversos troféus em sua carreira, o novo comandante do Brasília queria algo mais. Por isso, o convite do esquadrão da capital brasileira foi visto com bons olhos por Hernandez, que por ter criado um vínculo muito grande com a equipe de Mar Del Plata preferiu sair de seu país natal para não ter que atuar diante do time em que trabalhou por seis anos.

“Fiquei durante seis anos no Peñarol e qualquer coisa que eu fazia lá estava bom, mas isso não é o suficiente. Eu precisava de um novo desafio e o não gostaria de ficar na Argentina e ter que comandar uma equipe que jogaria contra o Peñarol. Quando recebi o convite do Brasília vi que seria um ótimo desafio para a minha carreira”, disse o técnico.

Inicialmente, o contrato de Hernandez com o time de Brasília será válido por um ano. Mas, o treinador já deixou claro que pretende permanecer por mais tempo na capital brasileira. “Sempre assino primeiramente por um ano, mas sempre penso em trabalhos a longo prazo, por, pelo menos, duas temporadas. Acredito que, pelo menos, dois anos são necessários para desenvolver um bom trabalho”, disse.

A apresentação de Hernandez contou com as presenças dos atletas Alex, Arthur, Guilherme Giovannoni e Nezinho Ronald, todos garantidos no elenco candango para a temporada 2013/2014, além do ex-técnico José Vidal, agora diretor-técnico da equipe do Centro-Oeste do país. E todos tiveram a mesma opinião sobre a escolha do argentino para ocupar o cargo de treinador do time.

“Depois da minha saída, demos sorte do Sergio Hernandez estar livre. Fizemos os contatos e sentimos da parte dele uma vontade muito grande de fazer parte do nosso projeto”, afirmou Vidal

“Em nome de todo o time, posso dizer que ficamos muito felizes com a vinda do Sergio Hernandez. Esperamos aprender bastante com ele e aproveitar ao máximo o que ele tiver para nos passar e, claro, tentar voltar a ser campeões”, contou Alex, capitão da equipe.

Hernandez posa para foto ao lado de seus novos comandados (Sergio Alberto/Divulgação)