HOJE
Em busca do título inédito
Por Liga Nacional de Basquete
Universo pretende manter o mesmo estilo de jogo para vencer o Peñarol na final da primeira edição do Torneio Interligas.
O Universo/BRB/Financeira Brasília está muito confiante para a disputa da final do Torneio Interligas Brasil/Argentina, nesta quinta-feira, diante do Peñarol. Mesmo jogando na casa do adversário, o time da capital federal acredita que o ritmo imposto pela equipe nos últimos jogos está sendo decisivo para as vitórias. O Torneio Interligas é organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina.
No primeiro quadrangular do torneio, realizado em Brasília, o Universo superou o Flamengo e os argentinos Juventud Sionista e Libertad Sunchales. Além disso, os brasilienses são líderes da segunda edição do NBB, perdendo apenas cinco dos 26 jogos disputados. “Nós vamos tentar impor o nosso ritmo de jogo, entrar em quadra como fazemos habitualmente. Precisamos fazer uma defesa forte para que tenhamos condições de atuar nos contra-ataques, evitando jogar no cinco contra cinco”, afirmou o ala/pivô do Universo, Guilherme Giovanonni.
O Universo já enfrentou o Peñarol nesta temporada 2009/2010, mas não teve sucesso. Os argentinos foram campeões da Liga das Américas, vencendo os brasileiros, por 73 a 70, no quadrangular de classificação. “Trata-se de um adversário muito difícil, que conta com jogadores de qualidade, além de um conjunto entrosado, já que vem mantendo a base há alguns anos. Mas, o nosso time vem em um ritmo bom e vai jogar para conquistar este título inédito”, analisou o técnico Lula Ferreira.
Os jogadores da equipe de Brasília sabem que o jogo não será fácil e que terão que ficar atentos aos principais nomes do time adversário, como o ala Léo Gutierrez, campeão olímpico com a seleção argentina em Atenas 2004. “O Peñarol é um time com jogadores técnicos, experientes, como o Gutierrez, e é comandado pelo Sérgio Hernandez, que é um treinador também com muita experiência e vencedor. Além disso, eles vão jogar em casa, por isso, precisaremos entrar bastante concentrados”, disse Giovannoni.
No Torneio Interligas, os grandes destaques do Universo são o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o ala Alex, cestinhas da equipe com médias de 26,5 e 25 pontos por jogo, respectivamente. Além deles, o pivô Estevam lidera o time em rebotes (8,5) e o armador Valtinho, em assistências (7,0).
Confira os resultados do Torneio Interligas:
Grupo A (Brasília)
07/04 (quarta-feira)
Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista
Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales
08/04 (quinta-feira)
Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista
Grupo B (Mar del Plata)
09/04 (sexta-feira)
Atenas 76 x 94 Vivo/Franca
Peñarol 87 x 75 Pitágoras/Minas (SPORTV)
10/04 (sábado)
Vivo/Franca 87 x 92 Pitágoras/Minas
Peñarol 74 x 64 Atenas
11/04 (domingo)
Atenas 96 x 89 Pitágoras/Minas
Vivo/Franca 73 x 88 Peñarol
Final (Mar Del Plata)
15/04 (quinta-feira)
21h – Peñarol x Universo/BRB/Financeira Brasília (SPORTV)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca