#JOGAJUNTO

Em busca do título inédito

14-04-2010 | 06:51
Por Liga Nacional de Basquete

Universo pretende manter o mesmo estilo de jogo para vencer o Peñarol na final da primeira edição do Torneio Interligas.

O Universo/BRB/Financeira Brasília está muito confiante para a disputa da final do Torneio Interligas Brasil/Argentina, nesta quinta-feira, diante do Peñarol. Mesmo jogando na casa do adversário, o time da capital federal acredita que o ritmo imposto pela equipe nos últimos jogos está sendo decisivo para as vitórias. O Torneio Interligas é organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina.

No primeiro quadrangular do torneio, realizado em Brasília, o Universo superou o Flamengo e os argentinos Juventud Sionista e Libertad Sunchales. Além disso, os brasilienses são líderes da segunda edição do NBB, perdendo apenas cinco dos 26 jogos disputados. “Nós vamos tentar impor o nosso ritmo de jogo, entrar em quadra como fazemos habitualmente. Precisamos fazer uma defesa forte para que tenhamos condições de atuar nos contra-ataques, evitando jogar no cinco contra cinco”, afirmou o ala/pivô do Universo, Guilherme Giovanonni.

O Universo já enfrentou o Peñarol nesta temporada 2009/2010, mas não teve sucesso. Os argentinos foram campeões da Liga das Américas, vencendo os brasileiros, por 73 a 70, no quadrangular de classificação. “Trata-se de um adversário muito difícil, que conta com jogadores de qualidade, além de um conjunto entrosado, já que vem mantendo a base há alguns anos. Mas, o nosso time vem em um ritmo bom e vai jogar para conquistar este título inédito”, analisou o técnico Lula Ferreira.

Os jogadores da equipe de Brasília sabem que o jogo não será fácil e que terão que ficar atentos aos principais nomes do time adversário, como o ala Léo Gutierrez, campeão olímpico com a seleção argentina em Atenas 2004. “O Peñarol é um time com jogadores técnicos, experientes, como o Gutierrez, e é comandado pelo Sérgio Hernandez, que é um treinador também com muita experiência e vencedor. Além disso, eles vão jogar em casa, por isso, precisaremos entrar bastante concentrados”, disse Giovannoni.

No Torneio Interligas, os grandes destaques do Universo são o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o ala Alex, cestinhas da equipe com médias de 26,5 e 25 pontos por jogo, respectivamente. Além deles, o pivô Estevam lidera o time em rebotes (8,5) e o armador Valtinho, em assistências (7,0).

Confira os resultados do Torneio Interligas:

Grupo A (Brasília)
07/04 (quarta-feira)

Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista
Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales

08/04 (quinta-feira)
Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista

Grupo B (Mar del Plata)
09/04 (sexta-feira)

Atenas 76 x 94 Vivo/Franca
Peñarol 87 x 75 Pitágoras/Minas (SPORTV)

10/04 (sábado)
Vivo/Franca 87 x 92 Pitágoras/Minas
Peñarol 74 x 64 Atenas

11/04 (domingo)
Atenas 96 x 89 Pitágoras/Minas
Vivo/Franca 73 x 88 Peñarol

Final (Mar Del Plata)
15/04 (quinta-feira)
21h – Peñarol x Universo/BRB/Financeira Brasília (SPORTV)