HOJE
Em casa,mas é rival
Por Marcel Pedroza
Importante na conquista do Quimsa na LDB argentina, pivô brasileiro Gabriel atuará “em casa” no Desafio Interligas de Desenvolvimento contra o Paulistano

Com quase duplo-duplo de média, pivô brasileiro Gabriel foi fundamental na conquista do Quimsa na “LDB argentina” (Divulgação)
Já imaginou jogar um “Brasil x Argentina” do lado “hermano”? Pois é. O pivô brasileiro Gabriel Mendes viverá essa situação nesta sexta-feira, na primeira edição da Taça Interligas de Desenvolvimento, entre Paulistano/Corpore e Quimsa (ARG). A partida acontece no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, às 19 horas, e terá transmissão ao vivo do Facebook do @NBB.
Nascido na capital paulista, Gabriel deu seus primeiros passos no basquete nas categorias de base de Barueri. Depois, disputou duas edições da LDB por Palmeiras (2015) e Ginástico (2016) e ainda teve uma rápida passagem pela Liga Sorocabana na temporada 2015/2016 do NBB CAIXA. Agora, no Quimsa, jogará “em casa”, mas numa condição diferente.
“Nunca imaginei jogar um Brasil x Argentina do lado de lá. O desejo era estar do lado brasileiro, mas sou muito grato pela oportunidade que tive na Argentina e vou defender as cores da minha equipe como sempre faço”, disse Gabriel, de 21 anos e 2,07m de altura.
Após uma nova passagem pela LSB, para a disputa do Campeonato Paulista 2017, Gabriel viu no basquete argentino uma oportunidade de seguir se desenvolvendo. Como lá o limite de idade da Liga de Desarrollo (LDB Argentina) é de 23 anos, o garoto pôde seguir atuando em uma competição de base, e o desfecho foi melhor do que o esperado.
“Minha ida para a Argentina foi algo bem rápido. Recebi a notícia do meu agente Daniel Nóbrega, que tinha um time argentino interessado no meu basquete. Eu estava no meio do Paulista em Sorocaba, mas conversando com minha mãe e meu agente decidimos que era melhor para o meu futuro e desenvolvimento ir para a Argentina”, explicou Gabriel.

Gabriel teve atuações destacadas pelo Palmeiras na LDB 2015; agora, brilha na Argentina (Fotojump/LNB)
Titular durante praticamente toda a campanha do campeão Quimsa na LDD, Gabriel fechou a competição como um dos destaques de sua equipe, com médias de 9,8 pontos e 8,1 rebotes por jogo. No Final Four, o brasileiro teve grandes atuações e somou 14 pontos e seis rebotes na semifinal, contra o Bahia Basket, e 13 pontos e nove rebotes na decisão, diante do Comunicaciones.
“Jogar na Argentina vem sendo muito bom para o meu desenvolvimento no basquete. Estou ganhando muita experiência e aprendendo um novo estilo de jogo diferente do Brasil”, disse Gabriel.
“Começamos o campeonato sabendo que tínhamos uma boa equipe, mas sabíamos que não ia ser fácil chegar ao título. Foi uma competição muito equilibrada e nossa equipe foi muito competente para chegar ao título”, exaltou o camisa 30 do Quimsa.

Gabriel com a taça de campeão da LDD, que credenciou o Quimsa para duelo contra o Paulistano (Reprodução)
Além de jogar contra garotos de sua faixa etária, Gabriel teve a oportunidade de treinar praticamente toda a temporada com o elenco profissional do Quimsa, eliminado nas quartas de final da Liga Argentina. Além disso, como as partidas da LDD acontecem sempre antes dos jogos da liga principal, o brasileiro esteve em contato frequente com os atletas mais velhos nas viagens da equipe.
“Hoje eu penso em seguir na Argentina trabalhando e evoluindo para poder ter melhores oportunidades não só no Brasil, mas em outros países também”, disse Gabriel.
Com o pivô brasileiro como um de seus destaques, o Quimsa duelará contra o atual campeão da LDB Paulistano na primeira edição do Desafio Interligas de Desenvolvimento. O duelo seguirá no próximo ano, desta vez em solo argentino.
“A equipe está muito bem e os garotos estão muito motivados em jogar essa partida, contra a melhor equipe da Liga de Desenvolvimento do Brasil. Temos muitas expectativas e será um grande desafio para nós. Nos preparamos muito e estamos prontos”, disse o técnico argentino Jorge Caballero.

Quimsa conquistou o título com um total de 18 vitórias nos 21 jogos disputados (Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca