HOJE
Em casa,mas é rival
Por Marcel Pedroza
Importante na conquista do Quimsa na LDB argentina, pivô brasileiro Gabriel atuará “em casa” no Desafio Interligas de Desenvolvimento contra o Paulistano
Já imaginou jogar um “Brasil x Argentina” do lado “hermano”? Pois é. O pivô brasileiro Gabriel Mendes viverá essa situação nesta sexta-feira, na primeira edição da Taça Interligas de Desenvolvimento, entre Paulistano/Corpore e Quimsa (ARG). A partida acontece no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, às 19 horas, e terá transmissão ao vivo do Facebook do @NBB.
Nascido na capital paulista, Gabriel deu seus primeiros passos no basquete nas categorias de base de Barueri. Depois, disputou duas edições da LDB por Palmeiras (2015) e Ginástico (2016) e ainda teve uma rápida passagem pela Liga Sorocabana na temporada 2015/2016 do NBB CAIXA. Agora, no Quimsa, jogará “em casa”, mas numa condição diferente.
“Nunca imaginei jogar um Brasil x Argentina do lado de lá. O desejo era estar do lado brasileiro, mas sou muito grato pela oportunidade que tive na Argentina e vou defender as cores da minha equipe como sempre faço”, disse Gabriel, de 21 anos e 2,07m de altura.
Após uma nova passagem pela LSB, para a disputa do Campeonato Paulista 2017, Gabriel viu no basquete argentino uma oportunidade de seguir se desenvolvendo. Como lá o limite de idade da Liga de Desarrollo (LDB Argentina) é de 23 anos, o garoto pôde seguir atuando em uma competição de base, e o desfecho foi melhor do que o esperado.
“Minha ida para a Argentina foi algo bem rápido. Recebi a notícia do meu agente Daniel Nóbrega, que tinha um time argentino interessado no meu basquete. Eu estava no meio do Paulista em Sorocaba, mas conversando com minha mãe e meu agente decidimos que era melhor para o meu futuro e desenvolvimento ir para a Argentina”, explicou Gabriel.
Titular durante praticamente toda a campanha do campeão Quimsa na LDD, Gabriel fechou a competição como um dos destaques de sua equipe, com médias de 9,8 pontos e 8,1 rebotes por jogo. No Final Four, o brasileiro teve grandes atuações e somou 14 pontos e seis rebotes na semifinal, contra o Bahia Basket, e 13 pontos e nove rebotes na decisão, diante do Comunicaciones.
“Jogar na Argentina vem sendo muito bom para o meu desenvolvimento no basquete. Estou ganhando muita experiência e aprendendo um novo estilo de jogo diferente do Brasil”, disse Gabriel.
“Começamos o campeonato sabendo que tínhamos uma boa equipe, mas sabíamos que não ia ser fácil chegar ao título. Foi uma competição muito equilibrada e nossa equipe foi muito competente para chegar ao título”, exaltou o camisa 30 do Quimsa.
Além de jogar contra garotos de sua faixa etária, Gabriel teve a oportunidade de treinar praticamente toda a temporada com o elenco profissional do Quimsa, eliminado nas quartas de final da Liga Argentina. Além disso, como as partidas da LDD acontecem sempre antes dos jogos da liga principal, o brasileiro esteve em contato frequente com os atletas mais velhos nas viagens da equipe.
“Hoje eu penso em seguir na Argentina trabalhando e evoluindo para poder ter melhores oportunidades não só no Brasil, mas em outros países também”, disse Gabriel.
Com o pivô brasileiro como um de seus destaques, o Quimsa duelará contra o atual campeão da LDB Paulistano na primeira edição do Desafio Interligas de Desenvolvimento. O duelo seguirá no próximo ano, desta vez em solo argentino.
“A equipe está muito bem e os garotos estão muito motivados em jogar essa partida, contra a melhor equipe da Liga de Desenvolvimento do Brasil. Temos muitas expectativas e será um grande desafio para nós. Nos preparamos muito e estamos prontos”, disse o técnico argentino Jorge Caballero.