HOJE
Desafio Continental
Por Liga Nacional de Basquete
Em excelente fase após quatro vitórias seguidas no NBB CAIXA 2025/26, Corinthians busca vaga no Final Four da Liga Sul-Americana de Basquete em Assunção, no Paraguai
O Corinthians está pronto para mais um capítulo importante de sua trajetória internacional. Único representante brasileiro ainda vivo na Liga Sul-Americana de Basquete, o Alvinegro entra em quadra determinado a conquistar uma vaga no Final Four e seguir levando o nome do basquete nacional ao topo do continente. A equipe paulista disputa o quadrangular do Grupo F de quartas de final no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, onde enfrentará três adversários em três dias consecutivos, uma verdadeira prova de resistência física, técnica e mental.
O primeiro compromisso será contra o Regatas Corrientes, da Argentina, nesta sexta-feira (14/11), às 17h10. Na sequência, o Corinthians encara o San José, do Paraguai, sábado (15/11), às 19h40. O último jogo acontece no domingo (16/11), às 16h40, diante do Defensor Sporting, do Uruguai. Apenas os dois primeiros colocados garantem vaga no Final Four, que será disputado em formato de semifinal e final em jogo único, e já conta com Ferro Carril, da Argentina, e Olimpia Kings, do Paraguai, que se classificaram no Grupo E.

Lucas Cauê quer voltar do Paraguai com o Corinthians garantido no Final Four da Liga Sul-Americana de Basquete. Foto: FIBA Américas
O time alvinegro chega em excelente fase, embalado por quatro vitórias consecutivas no NBB CAIXA, resultado de uma sequência de atuações consistentes e de um elenco que encontrou seu melhor ritmo. Sob o comando do técnico Jece Leite, o Corinthians vem demonstrando evolução tática, solidez defensiva e um jogo coletivo cada vez mais afinado, características que fortalecem a confiança para encarar o desafio continental.
“Estamos conseguindo colocar uma consistência em todos os jogos. Às vezes, passamos por momentos não tão bons, mas, no total, não é apenas sobre vitórias, e sim sobre como elas foram construídas com consistência, além de qualidade na defesa e no ataque. Estamos sabendo explorar nossas melhores armas tanto na defesa quanto no ataque, estamos trabalhando os rebotes. E o mais importante é que estamos vivendo cada dia de uma vez, porque são muitos jogos e temos pouco tempo para trabalhar”, afirmou o técnico Jece Leite.
O pivô Lucas Cauê reforça o discurso do treinador. “O que resume o nosso time é uma palavra que o Jece usa muito no vestiário, que é consistência. Estamos tentando manter isso. Não vamos conseguir sempre, mas estamos prontos, empolgados, vamos jogar uma quartas de final da Sul-Americana e queremos voltar com essa vaga no Final Four.”
Ver essa foto no Instagram
A trajetória até aqui já foi marcada por um momento inesquecível. A classificação na fase anterior foi heroica, quando o Alvinegro superou o Quimsa, da Argentina, em um confronto eletrizante no Wlamir Marques. A vitória simbolizou a resiliência do elenco, que mostrou capacidade de reação e sangue frio nos momentos decisivos para forçar propositadamente uma prorrogação porque necessitava vencer por quatro pontos de diferença. A vaga foi alcançada com um grande desempenho de Elyjah Clark.
Agora, o objetivo é repetir essa postura para garantir um lugar no Final Four e seguir em frente rumo ao título. Com um elenco experiente e acostumado a grandes desafios, o Corinthians se lança em mais uma jornada de superação. A defesa intensa, o jogo coletivo e o poder de decisão têm sido marcas registradas da equipe, que carrega também o orgulho de representar o basquete brasileiro na competição. Em Assunção, o Alvinegro quer provar mais uma vez sua força e seguir fazendo história na Liga Sul-Americana.
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS:
Sexta-feira (14/11)
17h10 – Corinthians x Regatas Corrientes (Argentina)
Sábado (15/11)
19h40 – San José (Paraguai) x Corinthians
Domingo (16/11)
16h40 – Defensor Sporting (Uruguai) x Corinthians
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca